Como agilizar a sua aprovação estudando por questões

Pare de bater na trave da aprovação no concurso e aprenda o método queridinho dos concurseiros de resolução de questões.

Publicado por Nataly Melo
09/03/2020 - 11:06 AM
22/04/2020 - 10:02 AM
agilizar a aprovação

Muitos concurseiros se deparam com a dúvida de qual é o melhor método para estudar e agilizar a aprovação. A resposta para essa questão é a resolução de exercícios de acordo com a banca que organiza o concurso pretendido.

Por meio da resolução de questões é possível tanto revisar quanto colocar em prática o que foi estudado. Além do mais, ajuda a treinar o candidato para o dia da prova “adestrando-o” as condições do processo seletivo.

Determine seus objetivos

É fato que antes de tudo o concurseiro deve determinar qual o seu objeto de desejo. Então, estabelecer qual concurso quer prestar, pois cada processo seletivo tem uma especificidade, uma banca organizadora um tipo de questão.

Por isso, é importante para o estudante selecionar um foco e as metas para alcançar esse objetivo sem desanimar. Dessa maneira, é necessário checar o edital e saber o jeito mais eficiente de estudo que garantirá o sucesso certeiro.

Desse modo, profissionais da área da psicologia e neurologia, indicam que o melhor jeito de absorver é praticando. Além disso, uma conversa rápida com um aprovado em concurso mostrará que fazer questões é o melhor método.

Com objetivos determinados e organização o estudante poderá agilizar a aprovação de maneira assertiva. Pois, quando se tem metas estabelecidas, se estimula o corpo a correr atrás desse objetivo todos os dias.

Qual motivo de estudar por questões?

É fácil notar nas salas de cursinhos preparatórios para concursos muitos estudantes que são feras no estudo da teoria. Sendo assim, eles sabem de tudo, mas muitas vezes não estão habituados à praticar com questões.

Nesse sentido, existem muitos candidatos que sabem bastante porém não estão realmente preparados. Nessa perspectiva, a resolução de questões não só prepara o estudante como habitua ele a realizar a prova com excelência.

Nesse cenário, por meio da prática o candidato retém as informações estudadas e adestra o cérebro a marcar as questões. Com isso, gravam no subconsciente que aquilo é algo importante e dificilmente será esquecido.

Como estudar por questões

Antes de mais nada, é importante separar um tempo na preparação para resolver questões mantendo o foco e sem interrupções. Com isso, é possível saber como está o nível de preparação e se está por dentro dos assuntos.

Por isso, separado o tempo para resolução de questões é só começar a colocá-lo em prática de acordo com planejamento. Desse modo, quando o estudante se deparar com uma questão ele deve ver o que ela está cobrando.

Caso o estudante acerte o que se pede é só colocar numa lista de revisão para um tempo posterior. Através da organização do candidato é necessário separar um tempo de revisão das informações vistas anteriormente.

Se, por acaso, o estudante errar o que a questão pede, ele deve voltar a teoria para melhor entender. Uma vez que esse erro mostra onde está a deficiência na compreensão do assunto.

Assim, é possível sanar as dúvidas e entender de maneira eficiente os assuntos abordados por cada estilo de questão. E através disso, como passar do tempo o estudante já saberá o modo de cobrança para a banca específica.

Como se organizar

A base sólida para qualquer método de estudo eficiente é organização da rotina e planejamento de horários. Sendo assim, para agilizar a aprovação estudando por questões não seria diferente.

Para melhor se organizar, primeiramente, se deve separar o tempo de estudo de teoria, de resolução de questões e revisão. Com isso, sem deixar nenhum de lado estabelecer o dia da semana para cada um.

Dessa maneira, é importante tentar ao máximo seguir o cronograma de estudos para ter um bom resultado. Nesse sentido, é importante ter um foco maior na pratica de questões a depender do nível de estudo.

Portanto, é necessário deixar o estudo de teoria para os assuntos os quais não houve uma boa quantidade de acertos de questão. Também, a revisão deve ser para as informações abordadas em questões com uma melhor habilidade.

Vantagens de estudar por questões

O principal fato é que estudar resolvendo questões é a melhor maneira de apreender o assunto.  Nesse sentido, é um ótimo modo de agilizar a aprovação. Abaixo estão citados os benefícios de resolução de questões.

  • Auxiliam a perceber se todo o estudo da teoria foi compreendido;
  • É uma maneira menos exaustiva;
  • Treina o candidato para ser uma máquina de fazer prova;
  • Ajuda a saber como a banca funciona;
  • É uma maneira de revisar o assunto;
  • Torna o candidato mais que bem preparado, habituado.

Saiba sua fase no estudo

Existem três perfis de estudante no momento de resolver questões de acordo com o nível de apreensão do conteúdo. Entenda abaixo os níveis de aprendizado.

  • Principiante

Esse tipo de candidato se caracteriza por não possuir uma boa base de teoria, por isso ele deve trabalhar isso. Sendo assim, não tem como não sabendo os assuntos partir logo para a pratica pois não terá respaldo.

  • Médio

Já esse tipo de estudante possui uma bagagem maior de tempo de estudo então já está habituado com o ritmo de estudo. Desse modo, ele poderá dedicar a maior parte do tempo para resolução de questões.

  • Avançado

Com um maior tempo de estudo, esse candidato já terá um boa experiência e familiaridade com os assuntos abordados. Por isso, ele apenas precisa dar força ao que já sabe através da pratica com simulados e pequenas revisões.

Passo a passo na resolução de questões

Para ter uma boa compreensão da questão existem algumas maneiras de resolver questões bastante eficazes para os estudantes. Em primeiro plano, é necessário começar a leitura pelo enunciado.

Começando pelo que a questão pede o estudante já irá para o texto sabendo que conhecimento se pede. Por meio dessa técnica, será possível descobrir o tema que a questão está abordando e poderá responder de mais rapidamente.

Além disso, é necessário analisar todas as alternativas para saber a que mais se encaixa no que é pedido no enunciado. Por exemplo, se na resolução de questões a resposta que você encontra é a letra “a” as outras devem ser lidas.

Sendo assim, mesmo que a primeira alternativa seja a resposta o candidato pôde se certificar que era mesmo a correta. Até porque as bancas possuem o costume de cobrar questões parecidas.

Também, é importante após um erro ou dúvida anotar ou marcar na questão o que é o correto e por que. Assim fica mais fácil analisar onde está a deficiência no assunto cobrado para na próxima questão poder acertar.