O que cai na prova do concurso da ESA?

Tem dúvidas sobre o que cai na prova do concurso da ESA? Confira aqui todas as informações para garantir sua aprovação!

Publicado por Nataly Melo
09/03/2020 - 13:05 PM
22/04/2020 - 10:02 AM
concurso esa

O desejo de pertencer a uma das forças armadas é comum a diversas pessoas em nosso país. Entretanto nem todos conseguem entrar através do alistamento, já que este é realizado apenas por homens ao completar 18 anos.

Com isto aqueles concurseiros de ambos os sexos que desejam ingressar no Exército Brasileiro, podem entrar através de um certame. Isto é através do concurso ESA que neste ano ofertará mais de mil vagas.

Assim por meio desta seletiva os candidatos aprovados ingressam como 3º sargento e tem oportunidades de crescimento. Portanto se você é um desses interessando se atente as informações pois as inscrições fecham em breve.

O que cai no concurso ESA

Se preparar para um concurso não é algo tão simples assim, tendo em vista a imensa quantidade de conteúdo cobrado. Isto pode ser feito de diversas formas, a grande dúvida é o que cai na prova do concurso da ESA?

Provavelmente esta e muitos outros questionamentos semelhantes passaram na cabeça de quem está buscando se preparar. Afinal a primeira etapa uma das fases classificatória se trata da aplicação de provas objetivas e discursivas.

Assim todo este conteúdo está dividido em cinco áreas do conhecimento básico para o nível de ensino médio completo. Além disto para algumas áreas ofertadas também será cobrado questões de conhecimento especifico.

Iniciamos a disciplina de português dentre os assuntos abordados estão análise e interpretação de textos, fonética, morfologia, noções de versos. Além de ortografia, teoria da linguagem, pontuação, literatura brasileira entre outros.

Ademais a prova discursiva desta disciplina é uma redação que pode cobrar diferentes gêneros textuais. Assim dentre eles é possível destacar o narrativo, o argumentativo e o dissertativo-argumentativo que são usualmente cobrados.

Logo outra disciplina abordada é a de matemática, seu conteúdo é bastante extenso e muito temido por alguns concurseiros. Dentre eles estão teoria dos conjuntos, funções, trigonometria, análise combinatória, probabilidade.

Além disso também é possível encontrar matrizes, sequências, geometria espacial, geometria analítica, geometria plana e polinômios. Assim estes são alguns dos principais assuntos abordados nas questões destas matérias.

Mais detalhes sobre o conteúdo

O que cai na prova do concurso da ESA além das matérias citadas anteriormente são história, geografia e inglês. Sendo que estas duas primeiras são referentes ao Brasil e a terceira é cobrado apenas o conhecimento básico.

Evidentemente assim como as demais os assuntos cobrados estão presentes na estrutura curricular básica do nível do certame. Assim as questões referentes às temáticas aqui citadas são todas no estilo objetiva.

Logo para a disciplina de história esta tem suas questões divididas em alguns períodos desta área. Dessa forma encontramos desde história do Brasil até a independência deste. Veja abaixo os principais temas dessa matéria.

  • Expansão marinha Europeia;
  • Sistema colonial;
  • Período Joanino;
  • Brasil Imperial;
  • Brasil Republica.

Deste modo também encontramos a disciplina de geografia que tem suas questões divididas em seis assuntos principais. Dentre eles podemos destacar território nacional, características do espaço brasileiro tais como clima, solo.

Além destas as outras quatro áreas fazem referencia a políticas de meio ambiente, políticas regionais. Bem como conhecimentos referentes sobre o modelo de economia do país e da população que forma a sociedade deste.

Por fim, mas não menos importante a língua estrangeira que no caso é o inglês. Assim como nas demais os assuntos desta também se divide em dois grupos que visam avaliar as habilidades. Bem como conteúdo gramatical.

Dentre os assuntos avaliados em ambas as áreas podemos citar algumas que possuem grande destaque. De modo especial na parte gramatical. Confira abaixo:

  • Verbos;
  • Adjetivos;
  • Pronomes;
  • Sinônimos e antônimos;
  • Singular e plural.

Quem pode fazer o concurso da ESA?

O concurso ESA pode ser feito por todo e qualquer brasileiro desde que atenda as exigências da área escolhida. Devido as diversas áreas ofertadas os candidatos podem ser tanto do sexo masculino como do sexo feminino.

Assim para o edital de 2020 serão ofertadas mil e cem vagas distribuídas nas áreas de saúde, geral e música. Dentre estas apenas a geral que restringe o total de 100 das mil vagas para serem ocupadas por mulheres.

Contudo outro ponto importante é o nível de escolaridade cobrado para os concurseiros que desejam concorrer. Pois para atuar em parte das funções os candidatos por vezes necessitarão ter apenas o ensino médio completo.

Evidentemente que para os que irão se dirigir para as áreas mais especificas necessitarão comprovar esta habilitação. Isto é o caso dos técnicos de enfermagem que devem apresentar diploma e registro em sua convocação.

Além disso os músicos também deverão comprovar sua habilidade executando partituras com o devido instrumento escolhido por este. Desta forma como um meio de verificação será aplicado um exame avaliativo especifico.

Por fim alguns outros requisitos também são exigidos de quem decide participar deste certame, todos são detalhados no edital. Então esteja atento a lista que apresenta parte deles abaixo.

  • Estar em dia com a obrigação militar e a eleitoral;
  • Ter altura mínima de 1,60m para homens maiores que 17 anos, para menores ou igual é aceito 1,57m;
  • Ter altura mínima de 1,55m para mulheres;
  • Não estar sofrendo ação penal.

Como funciona o concurso da ESA?

O concurso ESA é realizado em duas fases principais onde ambas são subdivididas em algumas etapas avaliativas. Estas possuem características especificas sendo que algumas delas são pré requisito para a etapa seguinte.

Logo a primeira fase deste concurso irá contar com cinco etapas avaliativas. Desta forma a primeira delas se iniciará no dia 12 de julho de 2020. Por meio da aplicação das provas objetivas e discursivas para as três áreas ofertadas.

Posteriormente a este dia será realizada a avaliação de habilitação musical para os candidatos desta área aprovados nas provas. Deste modo ambos os testes possuem caráter classificatório e eliminatório para demais etapas.

Assim os aprovados na primeira etapa passarão pela avaliação de títulos, entretanto esta é apenas de caráter classificatória. Além deste também será realizada uma inspeção de saúde para os candidatos aprovados na 1º etapa.

Bem como os mesmos devem estar classificados nas vagas da área escolhida, esta é de caráter eliminatório. Logo o exame de aptidão física preliminar possui o mesmo caráter e destina apenas para os aprovados na etapa inspecionaria.

Já para a segunda fase desta seletiva é feita quatro etapas todas de caráter eliminatório. Assim duas delas se destinam a comprovação dos requisitos e da heteroidentificação para quem se autodeclarar preto ou pardo.

Por fim será realizada uma revisão médica de todos os candidatos aprovados na fase anterior. Bem como será aplicado o exame de aptidão física definitivo. Isto será de responsabilidade da Unidade Escolar Tecnológica do Exército.

O que é preciso para entrar no ESA?

Inicialmente para concorrer a oportunidade de ingressar na Escola de Sargento das Armas é necessário atender todos os requisitos. De acordo com o que foi estabelecido previamente no edital deste certame.

Posteriormente para ser aprovado na etapa de provas da primeira fase o candidato deverá obter 50% de acerto nas disciplinas. Isto é em cada uma delas. Entretanto para inglês o mínimo de acertos é de 25%.

Assim para garantir que será aprovado nos exames médicos tenha conhecimento do seu histórico de saúde. Pois os candidatos que tenham alguma doença que impeça o exercício do cargo pretendido será eliminado.

Logo ao ser aprovado em todas as demais etapas de exames os candidatos deverão ter aptidão física dentro do aceitável. Por isso este exame será feito em dois dias com atividades distintas entre si e no quantitativo também.

Desta forma no primeiro dia será realizada uma corrida de doze minutos e flexão. Então para a área da saúde e geral será de 2,1km com 1 flexão e 2,45km com 3 flexão. Para o sexo feminino e masculino respectivamente.

Já para a área de música no primeiro dia será 2km para o feminino e 2,35km para o masculino. Por fim no segundo dia será realizada flexão e abdominais também com um quantitativo distinto por área, veja abaixo.

Geral e saúde

  • Masculino 21 flexões e 30 abdominais;
  • Feminino 12 flexões e 27 abdominais.

Música

  • Masculino 19 flexões e 30 abdominais;
  • Feminino 10 flexões e 27 abdominais.

Qual a idade mínima para fazer a ESA?

Evidentemente que para participar de qualquer certame normalmente é exigido uma idade mínima para ocupação do cargo ofertado. Contudo o concurso ESA além desta também possui idade máxima para efetuar a convocação.

Bem esta definição de idade é estabelecida por uma legislação que ainda segue em vigor nos dias atuais. Esta peculiaridade que se destaca ao ser comparado com outros certames é o ingresso de jovens abaixo da maior idade.

Com isto para que os candidatos sejam considerados aptos a ocupar o cargo para o qual foram devidamente convocados. Será necessário apresentar as devidas idades estabelecidas referentes ao último dia útil do ano de matricula.

Desta forma os que desejarem ingressar para saúde ou música devem ter nascido entre os anos de 1995 e 2004. Isto é, os candidatos devem apresentar a idade mínima de 17 anos e de no máximo 26 anos.

Já para aqueles participantes que concorrem na área geral a idade máxima para ingresso é menor que a citada anteriormente. Assim a idade mínima continua sendo de 17 anos e a máxima passa a ser de 24 anos de idade.

Portanto esteja atento ao ano de matricula tendo em vista que a realização deste certame ocorrerá em julho de 2020. Desta forma você evitará eventuais transtornos que venham a acontecer relacionados a idade.