Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Concurso PC – AL Reaberto: novo período de inscrições para convocação imediata e cadastros reservas

Concurso PC – AL Reaberto e os candidatos podem concorrer a vagas de convocação imediata, mas o certame também irá formar cadastro de reserva para a corporação.

O Concurso PC – AL reaberto foi divulgado neste mês de janeiro de 2023 e terá vagas para convocação imediata, além de cadastro reserva. Por isso, saiba todos os detalhes sobre o novo prazo de inscrição e veja como se inscrever para este processo seletivo.

Concurso Polícia Civil – Alagoas

A Polícia Civil de Alagoas anunciou retificação do edital lançado em 2022 com reabertura do processo seletivo. Em suma, a banca organizadora será a Cebraspe, então os candidatos devem buscar provas anteriores para saber o que os aguarda na primeira etapa.

Entre as etapas, por sua vez, a primeira delas é a Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Além disso, veja a seguir as demais fases do processo seletivo para a Polícia:

  • Prova discursiva (de caráter eliminatório e classificatório, feito pela Cebraspe);
  • Teste de aptidão física (de caráter eliminatório, de responsabilidade do Cebraspe);
  • Exames laboratoriais e médicos (de caráter eliminatório, de responsabilidade do Cebraspe);
  • Avaliação psicológica (de caráter eliminatório, de responsabilidade do Cebraspe);
  • Investigação social (de caráter eliminatório, de responsabilidade da Polícia Civil-AL);
  • Avaliação de títulos (de caráter classificatório, de responsabilidade da PC/AL).

Após a conclusão de todas as etapas do processo seletivo, os aprovados em todas elas devem participar do curso de formação profissional. Por sua vez, também irá classificar e pode eliminar os que não forem aprovados, como mostra o edital.

O prazo de validade do certame será de dois anos, mas deve contar a partir da homologação e divulgação do resultado final de todas as etapas. Em suma, ainda pode ser prorrogado pelo mesmo período apenas uma vez, caso o órgão entenda como necessário.

Quem tiver interesse em participar do Concurso PC – AL Reaberto, deve acessar o endereço eletrônico https://www.cebraspe.org.br/concursos/pc_al_22_delegado. Em seguida, é preciso preencher os dados conforme o formulário de inscrição.

Atenção aos detalhes do novo edital retificado e aos anexos do documento, que preveem diversas situações para os candidatos. Enfim, é obrigação de todos os participantes ler o documento por inteiro, para se resguardar de possíveis problemas.

O novo período de inscrições será das 10 horas do dia 8 de fevereiro às 18 horas do dia 10 de março de 2023, horário oficial de Brasília. Contudo, consulte mais prazos no documento oficial que rege o certame.

Na reabertura do certame, o número de vagas foi aumentado, tanto para convocação imediata, como para o cadastro reserva. Por isso, veja mais detalhes no decorrer desta matéria.

Divisão da prova

A prova será dividida em etapas e o total de questões é de 120. Em suma, a divisão será bem simples, com 30 questões de conhecimentos gerais, das seguintes disciplinas:

  • Língua portuguesa;
  • Informática.

Entre as demais questões, serão 90 de conhecimentos específicos, mas já voltados às atribuições do cargo de Delegado, como você pode ver abaixo:

  • Direito Penal;
  • Direito Processual Penal;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Civil;
  • Legislação complementar;
  • Medicina legal.

Após a prova objetiva, os candidatos ainda terão de fazer a prova discursiva, com três questões de conhecimentos específicos, também.

O teste de aptidão física deve convocar 114 candidatos, que ocupem as primeiras posições nas etapas anteriores. Do mesmo modo, para os candidatos autodeclarados pessoas com deficiência, serão convocados os 6 melhores convocados.

A prova terá a seguinte divisão:

  • Barra fixa (3 repetições para homens);
  • Suspensão isométrica (mínimo de 10 segundos);
  • Flexão abdominal (36 repetições em 60s para homens e 27 repetições em até 60s para mulheres, total mínimo);
  • Flexão de braços (20 para homens, 10 repetições para mulheres);
  • Teste de corrida em 12 minutos (2.000 metros para homens e 1.800 metros para mulheres, no mínimo).

O candidato deve ficar atento aos dados regidos pelo edital, que determinam a preparação e a execução de cada um dos movimentos. Dessa forma, você não corre riscos de ser desclassificado com alguma execução errada.

Concurso PC - AL Reaberto: a imagem mostra uma pessoa estudando pelo computador
Concurso PC – AL Reaberto com vagas para Delegado, com convocação imediata e formação de CR. Imagem de Dragana_Gordic em Freepik

Vagas do Concurso PC – AL Reaberto

Este processo seletivo oferece 100 novas vagas para o cargo de Delegado de Polícia Civil, lotado no Estado de Alagoas. No entanto, serão 50 para o cadastro de reservas e 50 para convocação imediata, nos moldes a seguir:

  • 47 vagas para Ampla Concorrência;
  • 3 novas vagas para pessoas com deficiência.

Para o concurso, a taxa será de R $400,00, mas o candidato pode solicitar a isenção do pagamento da mesma. Então, o prazo para tal é de 8 a 17 de fevereiro deste ano de 2023 e o resultado das solicitações será divulgado em 8 de março do mesmo ano.

O último dia para o pagamento da taxa de inscrição é 14 de março e o resultado com o deferimento das inscrições será em 22 do mesmo mês. Além disso, este deve ser feito via boleto bancário, ao fim do processo de matrícula no Concurso PC – AL Reaberto.

Concurso PC - AL Reaberto: a imagem mostra um delegado analisando um processo
Concurso PC – AL Reaberto e os candidatos podem concorrer a vagas de convocação imediata, mas o certame também irá formar cadastro de reserva para a corporação.

Requisitos do Concurso PC – AL Reaberto

Entre os requisitos básicos para concorrer à função de Delegado de Polícia Civil, está a necessidade de ter diploma de curso superior. Contudo, este deve estar registrado da forma correta e regido pelos órgãos MEC e CNE, mas apenas na área de Direito.

O candidato também deve ser aprovado em todas as etapas do certame de forma legal, como rege o edital. Nesse sentido, o interessado também precisa:

  • ter nacionalidade brasileira ou portuguesa*;
  • gozar de direitos políticos;
  • estar quite com todas as obrigações militares**;
  • estar quite com obrigações eleitorais;
  • ter idade mínima de 18 anos completos no dia da posse;
  • provar aptidão física e psiquiatra em etapa de inspeção médica;

Vale destacar que os candidatos devem declarar no ato da inscrição que tem ciência dos documentos comprobatórios que precisa enviar, caso seja aprovado.

No caso de candidatos com nacionalidade portuguesa, é preciso estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, além de restrições específicas. O requisito é para candidatos do sexo masculino, como rege a legislação nacional.

Mais informações do cargo

A remuneração inicial para os aprovados será de R $20.665,50, de acordo com lei Estadual vigente. Por sua vez, a jornada de trabalho do mesmo será de 40 horas semanais, como rege o edital do Concurso PC – AL Reaberto.

Resumo Concurso Polícia Civil de Alagoas
Órgão Polícia Civil de Alagoas
Organizadora Cebraspe
Localidade , Alagoas
Vagas Disponíveis 100
Início Inscrições 08/01/2023
Fim Inscrições 10/03/2023
Salário De até 20.665,50
Você também pode Gostar
Órgão Vaga(s)
0
0
1
6
3
Veja todos Concursos Abertos
Concursos na sua Cidade