Concurso CAU Bahia: Conselho de Arquitetura e Urbanismo oferece vagas para dois cargos

O novo Concurso CAU Bahia já está com edital aberto e a jornada dos cargos é de 40 horas semanais, então veja todos os detalhes sobre o certame agora neste artigo.

Publicado por Lygia Medeiros
21/01/2023 - 17:00 PM
22/01/2023 - 17:48 PM
Concurso CAU Bahia

Saiba todos os detalhes sobre o edital do novo Concurso CAU Bahia e veja quais são as vagas disponíveis para quem deseja ingressar no conselho.

Além disso, saiba quando e onde se inscrever no processo seletivo e quais são as etapas do mesmo e a remuneração.

Concurso Conselho de Arquitetura e Urbanismo – BA

O CAU – Bahia lançou edital para novo processo seletivo que ocorrerá ainda neste ano de 2023. Assim, a data do lançamento deste foi 18 de janeiro deste ano, embora o contrato com a Banca já estivesse definido desde o mês de Setembro de 2022.

Ainda sobre a banca, a organização responsável pelo certame é a Concepção Consultoria Técnica Especializada Ltda. Desse modo, você pode conferir todos os detalhes no edital do Concurso Público, que já está disponível online no site oficial do Conselho, neste link.

Vale destacar que o certame oferece vagas para candidatos do nível médio, muito bom para quem busca concursos deste modo no Brasil. Porém, também tem vagas para nível superior, com remuneração bem mais alta.

As inscrições estão abertas?

Os interessados ao Concurso CAU Bahia devem fazer a sua inscrição por meio do endereço www.avalia.org.br e as vagas já foram abertas desde 18 de janeiro. Contudo, você poderá se inscrever até o dia 16 de fevereiro deste ano.

A previsão é que as provas sejam realizadas ainda no mês de março deste ano, conforme o edital. Mas, fique atento às possíveis atualizações no documento que regulamentam todos os processos do certame para não perder nenhum detalhe.

Qual a taxa de inscrição?

O candidato que se inscrever no certame deve pagar uma taxa mínima de R $44,00 para os cargos de nível médio. No entanto, o valor é de R $45,00 para quem tem curso superior e deseja concorrer no certame.

Período para solicitar isenção

Para os candidatos que desejam solicitar a isenção da taxa de pagamento, podem fazê-lo até às 23:59h do dia 24/01/2023, terça-feira, com base no horário oficial de Brasília. Contudo, é preciso realizar algumas tarefas, como:

  • preencher o Formulário de Solicitação de Inscrição;
  • auto declarar-se ciente das exigências.

O candidato deve ainda ler o edital para ver quais são as exigências, caso seja aprovado. Da mesma forma, ele encontra todos os dados que precisa para pedir a isenção no site oficial para inscrições, em endereço citado mais acima nesta matéria.

É preciso também, segundo o edital, preencher a parte do formulário que pede o número do seu NIS. Mas, para quem tiver dificuldades nisso, pode consultar o seu CadÚnico e encontrá-lo.

Concurso CAU Bahia: A imagem mostra um arquiteto mostrando seu projeto para os clientes.

O Concurso CAU Bahia oferece vagas para cargos de nível médio ou técnico e superior. Imagem de Drazen Zigic em Freepik

Cargos e vagas no Concurso CAU Bahia

O novo certame, para compor o efetivo do órgão da Bahia, oferece vagas para duas funções diferentes. Por sua vez, veja a seguir quais são as funções que devem receber novos profissionais:

  • Assistente Operacional;
  • Cargo de Analista de Gestão.

Cada um deles tem um requisito diferente e um total distinto de vagas. Portanto, você pode analisar com mais detalhes esses pontos a seguir.

Assistente Operacional

O certame abriu um total de 05 vagas para o cargo de Assistente Operacional no novo Concurso CAU Bahia. Contudo, o candidato deve estar ciente de todas as atribuições da função antes de se inscrever.

Jornada de trabalho

Como citado, a jornada de trabalho para os cargos deste edital são de 40 horas semanais, a consultar com organização a distribuição das horas. Assim, os aprovados devem aguardar a convocação ao fim de todas as etapas do processo seletivo.

Requisitos e atribuições

Para concorrer ao cargo de Assistente Operacional no certame, o candidato deve ter escolaridade mínima de nível médio completo ou nível técnico também concluído. Contudo, a prova será objetiva na 1ª etapa, como verá adiante.

Entre as atribuições do aprovado, estão a execução de diversas tarefas da administração do órgão de acordo com a sua área de especialização. Da mesma forma, deve assegurar que todos os processos sejam efetivados, de acordo com sua atuação.

Segundo o edital, deve realizar as atividades em todos os processos e tarefas que os superiores designem, com as ferramentas corretas para produzir todos os relatórios. Mas, desenvolver habilidade para criar contatos internos e externos para tornar tudo viável.

Analista de Gestão

Para o cargo de analista de Gestão, o número de vagas é de apenas 02 cadeiras disponíveis. Assim, as atribuições serão diferentes para a função, já que os requisitos são diferentes também.

A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, como o anterior, mas as atribuições mudam também para essa função.

Requisitos do cargo

O cargo é de nível superior para a função e você deve selecionar a vaga ao fazer a inscrição. Contudo, a formação do candidato deve ser nas áreas de:

  • Administração;
  • Ciências Contábeis;
  • Economia;
  • Direito;
  • Matemática;
  • Análise de Sistemas.

As atribuições terão a ver com as formações, por isso não abriu para outros cursos diferentes. Contudo, você pode ver as atribuições a seguir, para os candidatos aprovados no certame.

Atribuições

Entre as tarefas dos Analistas de Gestão, está a de supervisionar atividades do setor contábil do órgão, bem como da administração e as finanças. Por isso, é um cargo de muita confiança.

Bem como, deve zelar para manter a presidência, a gerência geral e Administrativa e Financeira por dentro de todos os assuntos técnicos que dizem respeito à companhia. Assim, terá contato direto com a chefia dos departamentos.

É função do aprovado também estabelecer as prioridades e os processos internos. Portanto, deve-se viabilizar que todas as diretrizes que o órgão estabeleça estejam aplicados da forma correta, entre outras atividades, conforme o edital regulamenta.

Etapas do Concurso CAU Bahia

O concurso terá algumas etapas na sua execução. Por isso, você pode ver um resumo de cada uma delas para decidir se é a melhor opção para sua carreira e para ter um futuro mais confortável.

Prova objetiva

A primeira etapa, como grande parte dos certames, será de uma prova objetiva, e o edital prevê a aplicação em 12 de março de 2023. Então, os dados de local e data serão divulgados depois no site www.avalia.org.br.

O que se sabe é que as provas serão aplicadas na cidade de Salvador, capital do estado baiano. Contudo, se o número de candidatos for maior que o esperado, podem recorrer à cidades vizinhas.

Prova para o cargo de Assistente Operacional

Para a primeira prova, o número de questões será de 50 no tipo objetivo de prova. Então, será composta pelas disciplinas:

  • Língua Portuguesa (10 questões);
  • Raciocínio Lógico e Matemático (05);
  • Informática e Tecnologia (05);
  • Atualidades (05);
  • Conhecimentos específicos (25).

Vale destacar que estes dados são para a prova de nível médio, portanto deve ter uma dificuldade menor que o do outro cargo.

Prova para o cargo de Analista de Gestão

Para a prova do Analista de Gestão, as disciplinas serão as mesmas e o número de questões também. Contudo, as exigências serão bem maiores, ainda mais se levar em conta o total de vagas, apenas duas para a função.

Estrutura das provas

As 50 questões da prova terão áreas de conhecimento específicas e todas elas terão 5 alternativas, e só uma opção certa entre todas. Mas, haverão outras etapas serão aplicadas no mesmo dia.

Prova de redação

A prova de redação no Concurso CAU Bahia será apenas para o cargo de Assistente Operacional, no mesmo dia da prova Objetiva. Nesse sentido, terá caráter de eliminação, bem como classificação para as demais etapas.

Por sua vez, a pontuação máxima é 40, mas o candidato deve obter no mínimo 20 pontos. Desse modo, um número menor pode implicar a eliminação do mesmo das próximas etapas do certame.

Prova discursiva

Essa etapa será feita apenas para o cargo de Analista de Gestão, no mesmo dia da prova objetiva. Dessa forma, terá duas questões específicas, de acordo com o que prevê o edital oficial do certame.

Como será a avaliação de títulos no Concurso CAU Bahia?

A etapa de avaliação de títulos terá caráter classificatório, mas apenas no cargo de Analista de Gestão. Por sua vez, deve funcionar em uma escala de 0 a 20 pontos, e a banca irá avaliar:

  • Diploma de doutorado (8 pontos por título);
  • Pós-graduação com nível de mestrado (4 pontos por título);

Para comprovar os títulos, o diploma deve ser certificado de acordo com as diretrizes do CNE e MEC. Então, deve seguir todas as normas da Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996.

Avaliação psicológica

A última etapa do certame será uma avaliação psicológica dos candidatos aprovados e em todas as anteriores. Por sua vez, será aplicada a todos os cargos e será apenas eliminatório, com resultados entre apto ou inapto à executar a função.

Concurso CAU Bahia: A imagem mostra projetos sobre a mesa de um arquiteto.

O Concurso CAU Bahia é uma ótima oportunidade para quem seja atua na área de arquitetura pública.

Como foi a última prova?

O último certame para o órgão ocorreu ainda em 2014 e ofereceu vagas imediatas, além de vagas para o cadastro de reservas. Assim, os salários chegaram a mais de de R $6.100,00 iniciais, com carga horária parecida.

Uma fica para garantir a aprovação no Concurso CAU Bahia é aproveitar as provas dos editais antigos e usar como base de estudos. Além disso, procurar por materiais na internet sobre o conteúdo programático.

O site Projeta Concursos é uma ótima opção para quem deseja ficar a par de mais conteúdos sobre concursos. Além disso, confere as aberturas dos principais concursos em 2023.

Veja também: Concurso da Prefeitura de Brumadinho MG foi retificado

 

Resumo Concurso Conselho ...

Resumo Concurso Conselho de Arquitetura e Urbanismo

Órgão Conselho de Arquitetura e Urbanismo
Organizadora Concepção Concursos
Localidade Salvador - BA, Bahia
Quantidade de vagas
Início das inscrições
Término das inscrições
Salário de até
Foto do autor(a) Lygia Medeiros
Lygia Medeiros
author

Lygia Medeiros é uma profissional de Fortaleza, com especialização em criação digital. Ela possui uma vasta experiência na área, Lygia é uma entusiasta das profissões, do desenvolvimento pessoal e dos concursos.

Concursos Relacionado(s) Vaga(s)
BAHIAGÁS Concurso BAHIAGÁS 2024: lança 20 vagas imediatas
20
CREMEB Concurso CREMEB 2024: edital, inscrições e apostilas
580
CAIXA previsto Concurso CAIXA 2022: será que o concurso do banco sairá ainda esse ano?
Varias
ANTAQ previsto Concurso ANTAQ: edital com 102 vagas e salários de até R$15 mil
102