Search
Close this search box.

Concurso Banco do Brasil 2023: Vagas abertas e cargos com início imediato

O Concurso Banco do Brasil 2023 já está com vagas abertas e tem cargos para o nível médio, além de alguns com início imediato.

As vagas para o novo Concurso Banco do Brasil 2023 já estão abertas e o edital possui mais de 6 mil vagas e cargos de nível médio, com opção de início imediato.

O Concurso Banco do Brasil 2023 já está com vagas abertas e você deve correr para se inscrever e não deixar essa oportunidade passar. Por isso, saiba todos os detalhes sobre esse certame e veja como se inscrever, além do local onde as provas serão realizadas.

Concurso Banco do Brasil 2023

O Concurso BB 2023 é um certame que será realizado ainda neste ano e que possui vagas com início imediato. Por isso, será uma boa chance para quem deseja dar um passo grande em direção ao futuro.

Segundo o diretor de Gestão da Cultura e de Pessoas do Banco do Brasil, cerca de 2 mil pessoas se aposentam de suas atividades no Banco todos os anos. Então, isso pode explicar a realização desse concurso com tantas vagas.

No último certame, realizado em 2021, todos os candidatos aprovados no processo seletivos foram chamados ainda no primeiro ano. Portanto, vale destacar ainda que esse é o prazo máximo para quem passou na prova possa ser chamado.

Esse prazo, caso o Banco do Brasil entenda que é preciso, poderá ser estendido por mais um ano. Contudo, não há uma certeza de que isso pode acontecer, já que em 2021 havia essa opção, mas o prazo inicial de um ano foi respeitado.

Banco do Brasil: A imagem mostra uma pessoa escrevendo com uma caneta azul
O concurso do Banco do Brasil é uma oportunidade para quem deseja atuar no setor de escriturário. Imagem retirada do site Freepik.

O Concurso BB oferece quantas vagas?

Ao todo, o Concurso Banco do Brasil 2023 abriu o processo para seis mil vagas. Mas, desse montante, 2 mil serão destinados à reserva, conforme as vagas abram ao decorrer do ano.

Isso deve acontecer porque cerca de 4 mil convocados deverão iniciar as atividades imediatamente após o fim do processo de seleção. Assim, esse é um concurso ótimo para quem precisa mudar de vida o mais rápido possível.

Inscrições para o Concurso Banco do Brasil

As inscrições já estão abertas para esse concurso, que será organizado pela banca Cesgranrio. Por isso, vale a pena pesquisar por provas anteriores da banca e ler o edital para se preparar da melhor maneira possível.

Posso me inscrever até quando?

Os interessados terão até o dia 24 de fevereiro de 2023 para realizar a inscrição. Por sua vez, a taxa para esse processo é de R $50,00, que pode ser paga até o fim do período de inscrições.

Onde me inscrevo para o Concurso BB 2023?

A inscrição para esse certame é totalmente online, e o aluno deve acessar o site da Fundação Cesgranrio para fazê-lo. Portanto, salve o link https://www.cesgranrio.org.br/ para não se inscrever de última hora.

Para solicitar a isenção do pagamento da taxa, segundo o edital do certame, os candidatos precisaram:

  1. comprovar inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, de que trata o Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007, por meio de indicação do Número de Identificação Social – NIS, atribuído pelo Cadastro Único;
  2. ser considerados baixa renda, nos termos da Lei 13.656, de 30 de abril de 2018 e do Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007;
  3. ser doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, conforme Lei nº 13.656, de 30 de abril de 2018.

No entanto, o prazo final para essa solicitação já foi encerrado em 3 de janeiro do presente ano.

Quais são os cargos oferecidos no concurso?

O Concurso Banco do Brasil 2023 deve oferecer vaga para dois cargos, ambos com a opção de início imediato para os primeiros colocados. Assim, veja a seguir os cargos e o nível de escolaridade exigido para cada um deles:

  • Agente Comercial (2000 vagas imediatas e 1000 para reserva);
  • Cargo de Agente de Tecnologia (2000 vagas imediatas e 1000 CR).

Todas as vagas exigem o nível médio, então é uma boa oportunidade para quem busca concursos com esse requisito. Além disso, o salário é muito bom, como você pode ver abaixo.

Salário para as vagas

Ambas vagas terão o salário inicial de R $3.622,23, muito bom para esse nível de escolaridade. Do mesmo modo, terão direito aos benefícios que os demais colaboradores da instituição recebem, que são:

  • auxílio alimentação/refeição;
  • cesta alimentação;
  • auxílio transporte;
  • participação nos lucros (em geral ocorre duas vezes ao ano);
  • bem como, planos de saúde e odontológico;
  • previdência complementar;
  • auxílio creche;
  • benefícios para pais com filhos com deficiência;
  • acesso a programas de educação e capacitação e possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional.

Por fim, o salário deve passar dos R $5.400 com todos os auxílios que o profissional irá receber.

Banco do Brasil: A imagem mostra pessoas durante a realização de uma prova.
Durante o concurso do Banco do Brasil toda a concentração é válida. Foto retirada do site Freepik.

Etapas do Concurso Banco do Brasil 2023

O certame foi dividido em três etapas, onde a primeira delas é a prova objetiva. Por sua vez, a data para a realização da mesma foi marcada para 23 de abril de 2023 e deve contar com 70 questões, divididas em Conhecimentos básicos e específicos.

As disciplinas devem variar de acordo com o cargo que o candidato pretende ocupar, e você deve analisar no edital, que está disponível no site da banca organizadora. Em seguida, serão feitas as provas de redação.

Vale destacar que todas essas etapas são eliminatórias, então você deve se preparar ao máximo em todos os níveis.

Depois desse processo, a terceira etapa deve aferir se as declarações do candidato são verdadeiras, no caso de candidatos autodeclarados negros. Por fim, a quarta e última etapa é composta pela perícia médica e outros procedimentos que compõem o certame.

Carga horária e atribuições

Os candidatos aprovados irão trabalhar em regime de 30 horas semanais, como os demais escriturários do Banco do Brasil. Assim, a média é de seis horas diárias, como regulamenta a CLT.

As atribuições dos novos colaboradores passam pela preparação de correspondências à atualização de registros. Da mesma forma, o cargo voltado à tecnologia terá algumas tarefas diferentes do Agente Comercial.

Qual a duração da prova?

O período para realizar a prova é de 5 horas na data prevista. Por sua vez, todos os estados da federação terão cidades designadas para que os candidatos possam se deslocar até elas, se for o caso, mas alguns deles só terão a capital como local de oferta.

Aqui no Projeta Concursos você fica informado com as principais concursos em andamento. Além disso, confere dicas especiais que te ajudarão na aprovação da tão sonhada vaga.

Leia também: Concurso SPPREV – SP 2023

Resumo Concurso Banco do Brasil
ÓrgãoBanco do Brasil
OrganizadoraCesgranrio
Localidade, Brasil
Vagas Disponíveis6000
Início Inscrições23/12/2022
Fim Inscrições24/02/2023
SalárioDe 3.622,23 até 5.400,00
Concursos na sua Cidade