Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Concurso Docas CE: inscrições abertas para o cargo de Guarda Portuário

O concurso Docas CE está com inscrições abertas para preencher 85 vagas de início imediato, bem como, para cadastro reserva. A banca organizadora do certame é a IDIB.

Nesta última sexta – feira, dia 27 de janeiro de 2023, abriram as inscrições para o concurso Docas CE. Sendo que foram disponibilizadas 85 vagas para início imediato e formação de cadastro reserva.

Concurso Docas CE em 2023

A Companhia das Docas do estado do Ceará abre inscrições para o concurso 001/2023. Sendo que são oferecidas 85 vagas, que serão dividas em contratos imediatos e formação de cadastro reserva.

As contratações do concurso Docas CE serão para o quadro de pessoal da Guarda Portuária da instituição. A forma de avaliação será feita em várias etapas e a banca organizadora é o Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB).

Quais os cargos oferecidos no concurso Docas CE?

Neste concurso todas as 85 vagas são oferecidas apenas para o cargo de Guarda Portuário. Sendo que desse total de vagas 37 serão para contratos imediatos. Já as outras 37 oportunidades serão para formar o cadastro reserva.

Das vagas que tem início imediato, 28 serão para ampla concorrência. Portanto, serão 7 sendo ofertadas para pessoas pardas e pretas e as 2 restantes para pessoas com deficiência.

Qual a escolaridade necessária?

Para participar do concurso Docas CE, os candidatos precisam ter o ensino fundamental completo. Ou seja, desde que tenha acima desse nível de escolaridade já poderá participar deste certame.

Como será a jornada de trabalho e a remuneração para Guarda Portuário?

A jornada de trabalho do Guarda Portuário no Docas é de 180 horas mensais. Ou seja, 45 horas semanais. Já a remuneração será de R$1.677,55 por mês. Contudo, terá 40% a mais de adicional de risco, mas os benefícios que não foram descritos no edital.

O que faz um Guarda Portuário?

O Guarda Portuário tem como função fazer a vigilância ostensiva dentro do Porto de Fortaleza. Portanto, fazendo parte da Segurança Armada da instituição Docas – Ceará.

Como fazer a inscrição para o concurso Docas CE?

As inscrições deste certame começaram no dia 27 de janeiro de 2023 e vão até o dia 6 de março do mesmo ano. Para se inscrever o candidato terá que acessar ao site do IDIB pelo seguinte endereço eletrônico:

Para concluir a inscrição no concurso Docas CE, os candidatos deverão pagar R$47,00 referente a taxa de inscrição. Contudo, é possível solicitar a isenção desse valor, desde que o candidato possa comprovar qualquer uma das situações abaixo:

  • inscrito no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal, o chamado Cad Único;
  • ser membro de família que tenha baixa renda;
  • que seja doador de medula óssea em qualquer uma das entidades com reconhecimento do Ministério da Saúde.

Para maiores informações sobre a isenção de taxa, o candidato deverá consultar o edital. Já para os candidatos que forem pagar o boleto para inscrição, deverão estar atentos ao vencimento do mesmo, que será no dia 7 de março de 2023.

Concurso Docas CE: a imagem mostra um guarda noturno
O concurso Docas CE visa contratar Guarda Portuários para a instituição. Imagem do Pexels.

Quais serão as etapas de avaliação?

O concurso Docas CE terá duas etapas de avaliação. A primeira delas será de caráter eliminatório e classificatório. Além disso, contará com quatro fases, que serão:

  • Provas objetiva e também discursiva;
  • TAF – Teste de Aptidão Física, por ser um cargo de Segurança Armada é preciso realizar essa etapa;
  • Avaliação com um psicólogo;
  • Apresentação de exames médicos recentes e também toxicológicos.

Já a segunda etapa deste certame, será o curso de formação do profissional. Portanto, também sendo de caráter eliminatório. Onde os candidatos passarão por esse curso e após serão aprovados ou não para o cargo.

Como serão as provas objetiva e discursiva do concurso Docas CE?

As duas provas, objetiva e discursiva, serão feitas na cidade de Fortaleza, no Ceará. Já a data possível para a aplicação será no dia 9 de abril de 2023, tendo duração de quatro horas no máximo.

A prova objetiva terá 60 questões para múltipla escolha, tendo como pontuação máxima de 60 pontos. Desse modo, cada resposta correta valerá um ponto. A divisão das perguntas será da seguinte maneira:

  • Língua Portuguesa: 15 questões;
  • Raciocínio Lógico: 10;
  • Legislação Específica do cargo: 20 questões;
  • bem como, Conhecimentos Laborais: com 15 perguntas.

Nessa primeira etapa, serão eliminados os candidatos que tiverem um total de acertos abaixo de 30 pontos. Bem como, os que não obtiverem nenhum acerto dentro da prova do concurso Docas CE.

A pontuação da prova discursiva será de 100 pontos. Onde cada candidato terá que elaborar uma redação dissertativa com os temas solicitados, que poderão ser:

  • economia;
  • polícia;
  • educação;
  • sociedade;
  • bem como, tecnologia;
  • relações nacionais e internacionais;
  • desenvolvimento de forma sustentável;
  • segurança;
  • e por fim, ecologia.

Essa redação terá que ter no mínimo 20 e no máximo 30 linhas. Sendo que o candidato terá que obter pelo menos 50 pontos para ser aprovado na prova discursiva.

Teste de Aptidão Física para o cargo de Guarda Portuário

Após serem aprovados nas provas objetiva e discursiva, os candidatos serão convocados para o TAF. Dessa maneira, o Teste de Aptidão Física do concurso Docas CE contará com os seguintes exercícios:

  • flexão abdominal ou supra;
  • corrida durante 12 minutos;
  • natação no estilo livre.

Sendo aprovado nessa etapa, o candidato terá que passar pela avaliação com o psicólogo. Além disso, terá que apresentar os exames médicos solicitados.

Concurso Docas CE

Para maiores informações, os interessados pelo Concurso Docas CE poderão acessar o edital completo que está no Diário Oficial da União. Sendo localizado na página 100, na seção 3.

Em caso de problemas com a inscrição, pagamento de taxa ou dúvidas, é necessário entrar em contato com a IDIB. Por meio dos seguintes meios de contato:

Para inscrições, leitura do edital e solicitar a isenção da taxa, basta acessar a Página do Candidato.

Resumo Concurso Companhia das Docas do Ceará
Órgão Companhia das Docas do Ceará
Organizadora IDIB
Localidade , Ceará
Vagas Disponíveis 908
Início Inscrições 27/01/2023
Fim Inscrições 06/03/2023
Salário De até 1.677,55
Você também pode Gostar
Órgão Vaga(s)
0
0
1
6
3
Veja todos Concursos Abertos
Concursos na sua Cidade