Processo seletivo UnB (DF): detalhes sobre os concursos da Universidade de Brasília

O Processo Seletivo UnB (DF) tem dois editais abertos para vagas de Professor Substituto com requisitos diferentes, então saiba todos os detalhes sobre o certame.

Publicado por Lygia Medeiros
02/02/2023 - 9:00 AM
02/02/2023 - 10:29 AM
Processo seletivo UnB (DF): detalhes sobre os concursos da Universidade de Brasília 1

Estão abertos dois editais para Processo Seletivo UnB (DF) com requisitos diferentes em cada um dos documentos. Portanto, leia com atenção a matéria e saiba como concorrer a cargos na Universidade de Brasília, que também deve formar um cadastro de reservas.

Editais do Processo Seletivo

A Universidade de Brasília está com dois editais abertos para compor o corpo docente da instituição. Desse modo, os interessados precisam conhecer os requisitos para as vagas, para saber como e onde se inscrever.

Edital de abertura Nº 32 de Janeiro de 2023

O documento em questão oferece uma vaga no processo de Seleção Simplificada para preencher a vaga de Professor Substituto. Contudo, o mesmo diverge na área de atuação do segundo edital, onde você pode ver mais detalhes a seguir.

A área de conhecimento do aprovado deve ser a Linguística Aplicada e a Língua Portuguesa como um todo. Contudo, o candidato do processo seletivo UnB (DF) deve:

  • ser portador do título de Mestre na área de Letras ou Linguística;
  • cumprir regime de 40 horas.

O aprovado terá lotação no Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas. No entanto, o edital também prevê a formação de um cadastro reserva para eventuais oportunidades na instituição.

Benefícios

A remuneração para a função de Professor Substituto da disciplina é de R $3.130,85, além de R $1.174,07 como retribuição por titulação. Portanto, os vencimentos podem chegar aos R $4.304,92 brutos.

Etapas do certame

O Processo Seletivo UnB (DF) terá divisão em etapas, de acordo com o edital oficial. Assim, o participante será submetido a:

  • prova de títulos (caráter eliminatório e classificatório);
  • prova didática (segue caráter acima).

A primeira etapa terá avaliação rigorosa, portanto consulte o edital e saiba o que é preciso apresentar no ato da inscrição.

Por sua vez, a prova didática será avaliada pela Comissão Examinadora com notas de 0,0 a 10,0 da seguinte forma:

  • plano de aula com planejamento adequado e pontuação máxima de 1,5;
  • coerência entre o plano de aula e a abordagem pedagógica com pontuação máxima de 1,5;
  • domínio do objetivo de avaliação sorteado, contextualização, atualização, análise crítica e etc. com pontuação máxima de 2,0;
  • capacidade de planejar e explorar todo o tempo da prova, além de outros detalhes, com pontuação máxima de 1,5;
  • capacidade de responder de forma adequada a todos os questionamentos da banca, com pontuação igual a 2,0.

De acordo com o documento que rege o certame, o processo terá validade de um ano a partir da divulgação do resultado final, e pode ser renovado por mais um ano, caso necessário, uma única vez.

A aplicação da prova ainda não teve data, hora e local confirmados. No entanto, a atualização deve ser feita em no máximo cinco dias do fim do prazo de inscrições e é dever dos participantes acompanhar os processos em http://concursos.unb.br/.

Inscrições

O candidato pode se inscrever apenas pela internet, por meio do endereço https://sig.unb.br/sigrh/public.com entre os dias 01 de fevereiro de 2023 a 15 de fevereiro e preencher.

Processo seletivo UnB - (DF): A imagem mostra uma folha de provas

O Processo Seletivo UnB (DF) oferece vagas em dois editais diferentes para o cargo de Professor Substituto. Imagem de katemangostar em Freepik

Edital de abertura Nº 31 de 26 de janeiro de 2023

No caso deste edital do processo seletivo UnB (DF), a convocação será para a mesma vaga que o certame anterior, mas no caso de um Professor Substituto com área de conhecimento em Construção Civil. Em suma, o certame irá passar pelas mesmas etapas que o edital citado mais acima.

A carga horária, neste caso, será de apenas 20 horas. Contudo, existem alguns requisitos para se inscrever, como:

  • ser portador do título de Doutorado na área de Engenharia ou Construção Civil;
  • submeter a documentação solicitada.

O candidato deve ler o edital por completo disponível online no endereço: http://concursos.unb.br/

Benefícios

Entre os benefícios, está a remuneração inicial de R $2.236,32 básicos, além de adicional de R $1.285,89 em retribuição por titulação.

Inscrições

As inscrições do processo seletivo UnB (DF) devem ser feitas também por meio do portal http://concursos.unb.br/. Em suma, é preciso preencher tudo com atenção e, caso precise de um documento adicional, consulte os anexos do edital principal.

Processo seletivo UnB (DF)

O Processo Seletivo UnB (DF) tem dois editais abertos para vagas de Professor Substituto com requisitos diferentes. Os interessados deverão acessar ao edital do cargo pretendido.

Resumo Concurso Universid...

Resumo Concurso Universidade de Brasília (UnB - DF)

Órgão Universidade de Brasília (UnB - DF)
Organizadora Própria Instituição
Localidade Brasília - DF, Distrito Federal
Quantidade de vagas 1
Início das inscrições 01/02/2023
Término das inscrições 17/02/2023
Salário de 3.130,85 até 3.522,21
Foto do autor(a) Lygia Medeiros
Lygia Medeiros
author

Lygia Medeiros é uma profissional de Fortaleza, com especialização em criação digital. Ela possui uma vasta experiência na área, Lygia é uma entusiasta das profissões, do desenvolvimento pessoal e dos concursos.

Concursos Relacionado(s) Vaga(s)
CAIXA previsto Concurso CAIXA 2022: será que o concurso do banco sairá ainda esse ano?
Varias
DPF Concurso Polícia Federal 2020: sairá edital para 3 mil vagas
3460