Concurso em Caruaru – PE: Saiba detalhes sobre os cargos e as vagas disponíveis

Concurso em Caruaru – PE tem dois editais abertos que somam 25 vagas em cargos de níveis técnico e superior e os candidatos já podem fazer a inscrição na internet.

Publicado por Diego Dias
23/01/2023 - 17:00 PM
23/01/2023 - 15:26 PM
Concurso em Caruaru - PE: Saiba detalhes sobre os cargos e as vagas disponíveis 1

O Concurso em Caruaru – PE tem dois editais, com vagas para o CaruaruPrev e URB Caruaru. Assim, veja quais são os requisitos de cada um dos cargos e saiba a remuneração dos mesmos, que podem chegar a R $4,5 mil para este Processo Seletivo no ano de 2023.

Concurso em Caruaru – PE, dois editais com 25 oportunidades

A cidade de Caruaru em Pernambuco divulgou dois editais diferentes para processos seletivos em órgãos do município. Por isso, a região está na expectativa para a realização do certame, com vários cargos diferentes para:

  • URB Caruaru (Autarquia de Urbanização e Meio Ambiente);
  • CaruaruPrev (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Caruaru).

Os editais têm algumas semelhanças, porém cada um tem as suas nuances. Portanto, veja detalhes sobre cada um deles mais adiante nesta matéria.

A banca para este processo seletivo é o IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal) em ambos editais. Então, os interessados já podem buscar modelos de provas aplicadas pelo órgão, para saber o que o espera para o grande dia.

Certame CaruaruPrev

O Concurso em Caruaru-PE para o Instituto de Previdência está com inscrições abertas até o dia 27 de fevereiro. Por sua vez, estas serão no endereço https://www.ibam-concursos.org.br/cargo.asp?cod=150 e taxa para o mesmo custa R $97.

O pagamento da taxa deverá ser feito até o dia 28 de fevereiro. Da mesma forma, caso este não seja feito, a inscrição do candidato em questão será anulada.

Para quem deseja solicitar isenção do pagamento da taxa, pode fazê-lo no mesmo período das inscrições, entre 23 e 27/01/2023. Assim, os resultados serão divulgados apenas em 13/02 e os candidatos poderão entrar com recurso, conforme o documento do estipula.

O edital do Concurso em Caruaru – PE prevê quatro vagas para dois cargos diferentes, ambos de nível superior. Em suma, são eles:

  • Analista de Previdência (área Administrativa);
  • Analista de Previdência (área Contábil).

Ambas funções terão carga horária mínima de 40 horas semanais e o salário é o mesmo, R $4,5 mil. Portanto, veja detalhes sobre cada um dos cargos a seguir.

Analista de Previdência (Setor Administrativo)

O edital abriu duas vagas para o cargo e uma delas é de Ampla Concorrência, com a outra destinada para Pessoas com Deficiência. Em suma, existem alguns requisitos que o candidato deve cumprir.

A formação mínima para esta função é a Graduação Superior em Administração, Administração Pública ou até Direito. No entanto, o grau deve ser de Bacharelado ou Licenciatura Plena.

Os cursos devem ser oferecidos por instituições superiores, oficiais ou reconhecidas pelo MEC e CNE. Por isso, veja os detalhes no edital, para seguir as normas previstas em lei Federal.

Entre as atribuições do cargo, estão a realização de atividades de apoio e suporte especializado às competências do órgão. Do mesmo modo, também deve gerir contratos administrativos, além de outros detalhes inerentes ao cargo.

Analista de Previdência – Área Contábil

O cargo também oferece duas vagas no mesmo molde da função anterior, com uma delas destinada a pessoas com deficiência. Portanto, o salário e a carga horária semanal será a mesma, como o edital prevê.

Para concorrer à função, é preciso ter formação em nível superior. Mas, as áreas de graduação são específicas, como você pode ver a seguir, de maneira bem mais detalhada:

  • Ciências Econômicas;
  • Ciências Contábeis;
  • Ciência Atuarial.

Todas elas devem ser de grau mínimo Bacharelado ou até mesmo Licenciatura Plena nas áreas de conhecimento. Do mesmo modo, os diplomas devem ter reconhecimento oficial para que o aprovado tome posse.

Entre as atribuições do cargo, pode-se destacar a coordenação e execução de tarefas voltadas à orçamentos e finanças anuais e plurianuais do órgão. Da mesma forma, deve realizar auditoria contábil e financeira com emissão de relatórios e pareceres sobre tal.

Também é função do Analista emitir pareceres técnicos para expedientes e processos que digam respeito à instituição. Do mesmo modo, deve ter responsabilidade sobre emissão de empenhos e etc.

Concurso em Caruaru - PE: A imagem mostra uma mulher tomando uma xícara de café enquanto estuda.

O Concurso em Caruaru – PE tem dois editais com 25 vagas para vários cargos. Imagem de azerbaijan_stockers em Freepik

Etapas do Concurso CaruaruPrev

A prova para o Concurso em Caruaru – PE de nível superior no órgão CaruaruPrev trepa divisão em três etapas. Portanto, a primeira delas é a prova objetiva, que terá caráter classificatório, mas também pode eliminar os candidatos.

Na prova Objetiva, serão 40 questões para ambos cargos. No entanto, a divisão será feita por disciplinas, como você pode ver abaixo:

  • Conhecimentos Específicos (20 questões);
  • Português (10 questões);
  • Raciocínio Lógico (5 questões);
  • Informática (5 questões).

Vale destacar que o peso das questões muda de acordo com a disciplina e a pontuação máxima para a prova é de 44 pontos. Em suma, conhecimentos específicos terá peso 3 por questão, Português terá peso 2 e as outras matérias terão peso 1 cada.

A prova está marcada para o dia 02 de Abril, conforme apresenta o edital oficial do certame. Portanto, o candidato tem um bom tempo para se preparar para as provas, o que é muito bom para este processo seletivo.

O segundo passo será a realização de uma prova dissertativa, que também terá as mesmas funções da anterior, classificar e eliminar os desaprovados. Em geral, será apenas uma questão com peso 40 e pontuação mínima de 20 pontos.

A prova será com tema técnico e o candidato deve responder em um espaço de 25 a 30 linhas. Mas, a prova será feita no mesmo dia da Objetiva, nos moldes do edital anunciado para o certame.

Por fim, será feita uma avaliação de títulos, onde cada um terá um peso diferente, desse modo:

  • Especialização ou Pós (01 ponto, no máximo 2 cursos);
  • Mestrado (03 pontos para 1 curso);
  • Doutorado (04 pontos para 1 curso).

Existem alguns requisitos para que os cursos lato sensu sejam aceitos pela administração do concurso. Portanto, leia o edital completo com muita atenção para não passar nenhum ponto despercebido e fique também de olho em possíveis retificações no documento.

Concurso em Caruaru – PE (URB Caruaru)

A organização deste Concurso em Caruaru – PE será pelo IBAM, como o outro edital. Por sua vez, as datas para inscrição serão as mesmas, além do período de pagamento e solicitação de isenção, bem como a data da prova.

Neste edital em específico, serão selecionados 21 novos colaboradores para a Autarquia de Urbanização e Meio Ambiente de Caruaru. Contudo, veja a seguir quais são os cargos de nível médio que devem receber novas pessoas para compor o efetivo:

  • Fiscal Ambiental;
  • Fiscal Urbano;
  • Topógrafo.

Existem também cargos de nível superior no edital do URB Caruaru. Por isso, veja a seguir as funções:

  • Analista Contábil;
  • Analista de Controle e Planejamento Urbano;
  • Analista de Gestão e Licenciamento Ambiental;
  • Analista de Infraestrutura;
  • Assessor Jurídico.

O salário inicial muda para cada um dos cargos, como você pode ver mais adiante. Além disso, as provas também serão diferentes para os cargos e a taxa de inscrição será de R $72 para nível médio e R $97 para cargos de nível superior.

Como serão as provas do Concurso em Caruaru – PE ?

A divisão para as provas são parecidas com a do certame antes citado. Em suma, veja a seguir como será a prova para os cargos de nível superior na URB Caruaru, para decidir em qual concorrer:

  • Conhecimentos Específicos (20 questões com peso 3 cada);
  • Português (10 questões com peso 2 cada);
  • Raciocínio Lógico (05 questões com peso 1 cada);
  • Informática (05 questões com peso 1 cada).

Para estes cargos também será aplicada uma prova Dissertativa com questão técnica e peso 40. Além disso, deve ser feita também entre 25 e 30 linhas, com provas na mesma data do CaruaruPrev, previstas para as 9h da manhã.

Concurso em Caruaru - PE: A imagem mostra uma pessoa estudando pelo computador.

O Concurso em Caruaru – PE oferece várias oportunidades em dois editais. Foto do site Pixabay.

Provas para o nível médio do Concurso em Caruaru – PE

As provas objetivas para cargos de nível médio terão também moldes parecidos, com o mesmo número de questões, todas com o mesmo peso. No entanto, para estes cargos não haverá a prova dissertativa e você pode ver detalhes sobre cada um deles a seguir.

É preciso também consultar no edital a carga horária e as formações adicionais para cada um dos cargos.

Fiscal Ambiental

O cargo tem duas vagas disponíveis para convocação após o fim do certame. Desse modo, o salário é de R $2.000 iniciais.

Fiscal Urbano

Para o cargo de Fiscal Urbano, serão 10 novas vagas, com o salário também de R $2 mil mensais de início.

Topógrafo

O cargo de Topógrafo irá convocar 1 único candidato no certame, com o mesmo salário dos dois cargos anteriores.

Analista Contábil

Este cargo de curso superior oferece uma única vaga de ampla concorrência e exige formação em Ciências Contábeis no nível de Bacharel. Nesse sentido, o salário é de R $4,5 mil.

Analista de controle e planejamento urbano

Para o cargo, foram abertas 3 novas vagas, onde uma delas é para pessoas com deficiência. Assim, o salário é o mesmo do Analista Contábil e é preciso ter graduação de nível Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo.

Analista de Gestão e Licenciamento Ambiental

São duas novas vagas abertas para a função e uma delas é voltada para PcD. Do mesmo modo, o cargo exige formação nas áreas:

  • Engenharia Ambiental;
  • Engenharia Agronômica; ou
  • Engenharia Florestal.

O salário segue os moldes anteriores, com início em R $4,5 mil.

Analista de Infraestrutura

Para o cargo, o candidato deve ter formação em Engenharia Civil, apenas. No entanto, será apenas 01 vaga para ampla concorrência e o mesmo salário já citado.

Assessor Jurídico

O cargo vai receber 1 novo candidato que deve competir em Ampla Concorrência. Assim, segue a faixa de salário e o mesmo deve ter formação de Bacharel em Direito.

Para mais detalhes sobre o certame, consulte o edital. Vale destacar que o local de inscrição para o Concurso URB Caruaru é o mesmo endereço online do outro certame.

Resumo Concurso URB - Aut...

Resumo Concurso URB - Autarquia de Urbanização e Meio Ambiente

Órgão URB - Autarquia de Urbanização e Meio Ambiente
Organizadora IBAM Concursos
Localidade Caruaru - PE,
Quantidade de vagas
Início das inscrições
Término das inscrições
Salário de até
Foto do autor(a) Diego Dias
Diego Dias
editor

Diego Dias é um apaixonado por profissões, natural de Porto Alegre, RS. Atualmente com 35 anos, é estudante de administração de empresas. Conta com mais de 7 anos de experiência na área de criação de conteúdo.

Concursos Relacionado(s) Vaga(s)
CAIXA previsto Concurso CAIXA 2022: será que o concurso do banco sairá ainda esse ano?
Varias
ANTT previsto Concurso ANTT 2020: aguardando confirmação para 394 vagas
394
ANTAQ previsto Concurso ANTAQ: edital com 102 vagas e salários de até R$15 mil
102