Search
Close this search box.

Concurso ALESC 2023: Certame para nível superior com salários de mais de R $11 mil!

O Concurso ALESC 2023 já está com edital aberto e os candidatos têm um longo período de inscrições para as vagas de nível superior da Assembleia Legislativa.

A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina abriu novo certame que deve acontecer neste ano de 2023.

Por isso, saiba tudo sobre o edital e veja o que você precisa para concorrer no Concurso ALESC 2023 com salários que passam de R $11 mil mensais.

Concurso em Santa Catarina

O edital número 01/2023 da Assembleia de Santa Catarina foi aberto e prevê vagas para dois cargos diferentes para compor o efetivo do órgão. Assim, é uma boa oportunidade para pessoas que buscam um concurso com bom salário no Sul do Brasil.

Banca organizadora

A organização do certame fica por parte da Fundação Getúlio Vargas ou FGV e o edital está disponível no mesmo. Contudo, as inscrições para o certame estarão disponíveis apenas via internet.

É preciso acessar o endereço https://conhecimento.fgv.br/concursos/alesc23, entre as 16 horas do dia 23 de janeiro de 2023 até o mesmo horário no dia 16 de março do mesmo ano para realizar a sua inscrição para o Concurso ALESC 2023.

Taxa de inscrição

O valor da taxa de inscrição para o certame é de R $180,00, que deve ser pago até a data prevista no edital. Por sua vez, é preciso gerar a guia de pagamento ao concluir a inscrição no endereço acima.

Como solicitar isenção?

Há opção de pedir isenção do pagamento da taxa de inscrição, mas o candidato deve cumprir alguns requisitos previstos no documento prévio do certame. Assim, é preciso que o candidato:

  • seja doador de sangue, medula ou leite materno;
  • tenha renda menor que dois salários-mínimos.

Vale destacar que os requisitos também devem contar para pessoas com deficiência. Afinal, o concurso reserva um percentual de vagas para candidatos que necessitam de acessibilidade, como forma de promover a inclusão e diversidade entre os colaboradores.

O período para pedir isenção da taxa fica entre as 16 horas do dia 23 às 16h do dia 30 de janeiro de 2023. Assim, vá no anexo III do edital e preencha o requerimento de solicitação de isenção de taxa de inscrição, além de demais requisitos para tal pedido no certame.

Existem três modelos diferentes de anexo para as situações que são previstas no edital para pedir isenção. Portanto, faça a solicitação e anexe o documento de acordo com a sua finalidade.

Concurso ALESC 2023: A imagem mostra um homem jovem estudando, próximo a ele estão alguns livros
O Concurso ALESC 2023 oferece 29 vagas no edital 001/2023 com 5% das vagas destinadas a Pessoas com Deficiência. Imagem de wayhomestudio em Freepik

Vagas no Concurso ALESC 2023

A Assembleia divulgou um total de 29 novas vagas no edital em dois cargos diferentes. Contudo, estas são destinadas apenas para candidatos com curso superior nas seguintes funções para Analista Legislativa III:

  • Engenheiro Civil;
  • Analista de Sistema;
  • Médico do Trabalho;
  • Analista Legislativo.

Existem também outras opções de vagas para cursos específicos. No entanto, veja a seguir mais detalhes sobre cada uma das ofertas de vaga.

Analista Legislativa III

Para este cargo, o edital prevê 15 novas vagas de curso superior para funções diferentes no órgão. Assim, serão cinco delas designadas para a função em si e o candidato deve ter graduação em qualquer uma das áreas.

Existem outras funções que se enquadram nesse total de 15 vagas. Desse modo, veja mais adiante detalhes sobre todas as funções do novo certame 2023 da ALESC.

O colaborador será responsável por executar tarefas que a chefia designe, bem como as coordenadorias e outros setores da administração. Da mesma forma, as atribuições passam pelo controle de provisão de estoque de materiais até codificar dados e documentos.

Analista de Sistema

O cargo terá 8 novos colaboradores selecionados a partir deste processo seletivo. Mas, o interessado deve ter graduação na área de informática para fazer inscrição nessa função em si, e este deve ficar responsável pela fluidez do sistema interno usado no órgão.

Engenheiro civil

A função exige graduação em engenharia civil, além da comprovação de registro no órgão que fiscaliza o exercício profissional no estado do candidato. Contudo, o edital abriu apenas uma vaga para este cargo.

Médico do Trabalho

O cargo exige formação em medicina, mas também residência médica voltada à medicina do trabalho. Do mesmo modo, o concurso exige que o candidato tenha credenciais na comissão nacional de residência médica.

É preciso também ter registro no órgão que regulamenta a profissão no estado em que o candidato atua. Logo, isso tudo deve ser apresentado mediante normas previstas no documento e será apenas uma vaga para a função.

O profissional irá realizar exames e diagnósticos nos colaboradores, além de outras atribuições, como instruir laudos periciais na sua área. Assim, é uma boa oportunidade para médicos de todo o país que querem um novo desafio.

Consultor Legislativo

Para a função, serão 14 vagas distribuídas em algumas especialidades diferentes. Assim, veja a seguir o número designado para cada cargo.

Entre as atribuições de todos os cargos, desta função em específico, está a instrução de processos e auxílio na elaboração de anteprojetos. Do mesmo modo, passar pela elaboração de estudos técnico científicos e promover a revisão e adequação dos mesmos.

Administração

A função exige graduação superior em administração e são quatro vagas. Por isso, é uma boa opção para quem concluiu o curso, já que o cargo tem alguns benefícios como os demais.

Direito

Este cargo exige graduação na área e o edital oferece 5 vagas diferentes para os candidatos. Portanto, é uma boa oportunidade.

Contabilidade

O cargo também exige formação na área e são três vagas diferentes para a função. Portanto, veja mais detalhes sobre as recomendações no edital.

Economia

É preciso ter graduação em economia para concorrer ao cargo também, e são duas vagas diferentes. Além disso, também terá direito aos benefícios.

Vagas para cotistas

O Concurso ALESC 2023 destina 5% das vagas para candidatos que sejam pessoas com deficiência. Desse modo, se abrirem mais vagas até o fim do certame, também terá a mesma porcentagem para candidatos PcD.

Benefícios do concurso

Entre os benefícios para os aprovados no certame, está o salário inicial de R $11.660,45. Da mesma forma, o candidato também terá direito ao auxílio alimentação de mais R $2.014,86 por mês em todos os cargos, além dos auxílios para:

  • saúde;
  • alimentação;
  • por tempo de serviço;
  • adicional de graduação, bem como pós-graduações.

O concurso terá etapas diferentes, como de costume, mas existem alguns requisitos que devem ser cumpridos pelo candidato para se inscrever.

Requisitos para investidura no cargo

É preciso, para tomar posse, ter sido aprovado com base em todos os protocolos do edital. Além disso, é preciso ter nacionalidade brasileira ou portuguesa, mas no caso dessa segunda opção há alguns requisitos no edital.

A idade mínima exigida é de dezoito anos de idade completos na data da posse. Em suma, também é preciso estar em gozo dos direitos políticos e quites com todas as obrigações militares, no caso dos homens, e eleitorais, para todos os sexos.

O candidato deve apresentar também declaração de exercício de outras funções ou de bens e valores, caso possua. Além disso, deve ter aptidão física e mental e não ter antecedentes, com requisitos previstos em edital.

Existem outras considerações que o candidato deve levar em conta ao tomar posse. Por isso, acesse o documento e tire todas as suas dúvidas.

Etapas do Concurso ALESC 2023

O certame terá divisão em duas etapas diferentes de avaliação. Em suma, o candidato será submetido a:

  • prova objetiva (caráter eliminatório e classificatório);
  • avaliação de títulos (classificatório).

Por sua vez, a avaliação terá vários candidatos convocados, de ampla concorrência e Pessoas com Deficiência, em quantidades diferentes, conforme o número de vagas. Então, esses devem ser os primeiros colocados na primeira etapa do certame.

Concurso ALESC 2023: A imagem mostra uma pessoa anotando algo em uma avaliação
O Concurso ALESC 2023 oferece 29 vagas no edital 001/2023 com 5% das vagas destinadas a Pessoas com Deficiência. Imagem de wayhomestudio em Freepik

Prova objetiva

Essa será a primeira etapa e está prevista para o dia 21 de maio, das 13 horas às 18:30h, na cidade de Florianópolis. Mas, os locais serão divulgados apenas em https://conhecimento.fgv.br/concursos/alesc23.

A mesma terá um total de 100 questões de múltipla escolha e cada uma vale 1 ponto. Em suma, todas terão cinco alternativas e apenas uma resposta certa, com divisão nas disciplinas abaixo:

  • Língua Portuguesa (20 questões);
  • Raciocínio Lógico Matemático (10 questões);
  • Noções de Informática (5 questões);
  • Conhecimentos gerais sobre o estado de SC (10 questões);
  • Regimento Interno da ALESC (5 questões);
  • Conhecimentos específicos.

Vale destacar que essa estrutura terá exceção do cargo de Analista de Sistema. Isso porque a estrutura para a mesma é diferente, com a seguinte divisão:

  • Língua Portuguesa (20 questões);
  • Raciocínio Lógico Matemático (15 questões);
  • Conhecimentos gerais sobre SC (10 questões);
  • Regimento Interno da ALESC (05 questões);
  • Conhecimentos Específicos (50 questões).

O resultado e o gabarito serão divulgados no endereço que está no começo desta matéria. Por isso, atenção aos prazos que constam no edital para não perder nenhuma das etapas do certame.

Prazo de validade do Concurso ALESC 2023

A validade do concurso é de dois anos, que serão contados a partir da data da publicação e homologação do resultado final do certame. Contudo, poderá ser prorrogado apenas uma vez, caso se faça necessário, pelo mesmo período de tempo.

Concurso ALESC 2023

O Concurso ALESC 2023 já está com edital aberto. Desse modo, os candidatos têm um longo período de inscrições para as vagas de nível superior da Assembleia Legislativa. Vale lembrar de aproveitar todas as informações do edital e estudar o conteúdo programático.

Aqui no Projeta Concursos você encontra a lista dos principais concursos para 2023. Além disso, confere dicas inéditas para garantir a aprovação no concurso ideal.

Resumo Concurso Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
ÓrgãoAssembleia Legislativa do Estado de São Paulo
OrganizadoraFGV
LocalidadeFlorianópolis - SC, Santa Catarina
Vagas Disponíveis29
Início Inscrições23/01/2023
Fim Inscrições16/03/2023
SalárioDe até 11.660,45
Concursos na sua Cidade