Concurso TJ (SP): 400 vagas com reservas para cotistas e salários de mais de R $5 mil

Edital aberto para o Concurso TJ (SP) com vagas para nível médio, então veja detalhes sobre o processo seletivo e saiba como e onde se inscrever no certame.

Publicado por Diego Dias
07/02/2023 - 9:00 AM
11/02/2023 - 13:42 PM
Concurso TJ (SP)

O edital de abertura para o Concurso TJ (SP) foi lançado em 3 de fevereiro e os candidatos já podem saber todos os detalhes sobre o certame no documento. Contudo, não deixe de ler essa matéria, que irá te mostrar um resumo com informações relevantes.

Concurso para o Tribunal de Justiça de SP

Foi publicado o edital com abertura para o concurso e no documento prevê abertura de vagas para trabalhar no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Em suma, a banca que ficará responsável pelo certame é a da Fundação Vunesp (Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista).

O Concurso TJ (SP) terá reserva de 5% das vagas para pessoas com deficiência. Dessa forma, 20% do total será reservado para candidatos autodeclarados negros, conforme documento divulgado.

Mais detalhes sobre as nomeações

Segundo o edital, serão convocados todos os candidatos de acordo com o limite de vagas. Contudo, caso surja a necessidade, as próximas posições de candidatos aprovados podem ser chamados, dentro do prazo de validade do certame.

Requisitos para a inscrição

Como requisitos para se inscrever no certame, o candidato precisa:

  • ser brasileiro(a) nato(a), naturalizado(a) ou gozar das prerrogativas previstas no artigo 12, § 1º da Constituição Federal de 1988;
  • ter 18 anos de idade completos até a data da posse;
  • estar em dia com as obrigações eleitorais;
  • estar em dia com as obrigações do Serviço Militar, mas no caso dos homens;
  • não ter sido condenado(a) por crime contra o patrimônio, a Administração, a fé pública, os costumes e os previstos na Lei nº. 11.343 de 23.08.2006;
  • não ter sido condenado(a) por ato de improbidade previsto na Lei nº 8.429/92;
  • ter concluído, até a data da posse, o Ensino Médio;
  • gozar de boa saúde física e mental para o exercício das atribuições do cargo;
  • possuir na data da posse os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para o cargo e preencher as exigências para a posse previstas na Lei Estadual nº 10.261/1968 com suas atualizações.

Vale destacar que, mesmo com as informações presentes nesta matéria, é obrigação dos candidatos ler o edital por completo e com atenção antes de fazer a inscrição. Assim, é preciso também cumprir todos os prazos, para se resguardar de possíveis problemas.

Taxa de inscrição

A taxa de inscrição prevista para concorrer às vagas é de R $81,00, que deve ser pago até 29 de março de 2023. No entanto, os candidatos podem solicitar a isenção do pagamento desta taxa, entre os dias 17 a 24 de fevereiro, mas o mesmo precisa:

  • ser estudante regularmente matriculado em uma das séries do ensino médio, curso pré-vestibular ou curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação; e
  • provar remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou esteja desempregado no momento da inscrição.

De acordo com o edital, não serão aceitos mais justificativas para a pedir a isenção deste pagamento.

Concurso TJ (SP)

O Concurso TJ (SP) oferece 400 vagas para trabalhar no Tribunal de Justiça estadual. Imagem de jannoon028 em Freepik

Vagas e cargos oferecidos no Concurso TJ (SP)

O concurso oferece 400 vagas com escolaridade mínima de nível médio. Em suma, serão todas para o cargo de Escrevente técnico judiciário, para trabalhar na Comarca da Capital do estado de São Paulo e terá a seguinte divisão:

  • 300 vagas para candidatos de ampla concorrência;
  • 20 vagas para pessoas com deficiência;
  • 80 oportunidades para candidatos negros.

Quem tiver interesse, pode buscar outras provas aplicadas pela Fundação Vunesp, para saber como se preparar da forma certa para as etapas do concurso. Portanto, a divisão do concurso será:

  1. prova objetiva;
  2. prova prática.

Ainda de acordo com o edital, as pessoas que pretenderem concorrer na lista de candidatos negros, terão suas inscrições definitivas no momento das entrevistas com a comissão de heteroidentificação.

Prova objetiva

De acordo com o documento, a previsão de aplicação das provas é no dia 28 de maio deste ano de 2023. Em suma, a duração prevista da prova é de cinco horas.

Ainda segundo o documento que rege o certame, a prova objetiva será composta de 100 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas cada uma, de acordo com o conteúdo programático constante do Anexo III do edital.

No mesmo sentido, a confirmação da data e as informações sobre horários e locais serão divulgadas por edital de convocação. Além disso, a VUNESP encaminhará SMS e também comunicação pelo endereço eletrônico indicado na ficha de inscrição do(a) candidato(a).

Divisão da prova

O edital prevê divisão da prova objetiva em blocos, como você pode ver a seguir:

  1. BLOCO I: Língua Portuguesa;
  2. BLOCO II: Conhecimentos em Direito; BLOCO III;
  3. Conhecimentos Gerais (atualidades, matemática, informática e raciocínio lógico).

Conforme o edital, a prova objetiva será avaliada na escala de 0 a 10 pontos, sendo os blocos I e II de caráter eliminatório, onde o candidato deverá acertar, no mínimo, 50% das questões de cada bloco, além do caráter classificatório para a próxima ou próximas etapas.

O terceiro bloco da prova objetiva será de caráter apenas classificatório. Dessa forma, será considerado(a) habilitado(a) na prova objetiva o(a) candidato(a) que obtiver nota final igual ou superior a cinco pontos no conjunto dos 3 blocos.

Serão convocados para a prova prática somente os candidatos habilitados e com melhor classificação, de acordo com as quantidades a seguir:

  • Lista geral, em suma com 1500 convocados;
  • Lista especial, de pessoas com deficiência, com 100 candidatos;
  • Lista com os candidatos autodeclarados negros, que deve convocar 400 pessoas.

Os candidatos que não passarem nas etapas, nesse sentido, estarão automaticamente excluídos do certame.

Concurso TJ (SP)

O Concurso TJ (SP) terá vagas reservadas para candidatos cotistas que deverão atuar na capital de São Paulo. Imagem de jannoon028 em Freepik

Dicas de estudo para o Concurso TJ (SP)

Para a prova objetiva do Concurso TJ (SP), os candidatos devem ater-se ao primeiro bloco, com questões de língua portuguesa. Isso porque esta disciplina será um dos critérios de desempate, como mostra o edital, que terá os seguintes tópicos analisados:

  • análise, compreensão e interpretação de diversos tipos de textos verbais, não verbais, literários e não literários;
  • informações literais e inferências possíveis;
  • ponto de vista do autor.
  • estruturação do texto: relações entre ideias; recursos de coesão;
  • significação contextual de palavras e expressões;
  • sinônimos e antônimos;
  • sentido próprio e figurado das palavras;
  • classes de palavras: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem: substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção;
  • concordância verbal e nominal;
  • regência verbal e nominal;
  • colocação pronominal;
  • uso de crase;
  • pontuação.

Em geral, são 24 questões no Bloco I. Ainda assim, no segundo bloco, serão quarenta questões, com a seguinte divisão:

  • Direito penal: Código Penal – artigos 293 a 305; 307; 308; 311-A; 312 a 317; 319 a 333; 336 e 337; 339 a 347; 357 e 359;
  • Direito processual penal: Código de Processo Penal – artigos 251 a 258; 261 a 267; 274; 351 a 372; 394 a 497; 531 a 538; 541 a 548; 574 a 667 e Lei nº 9.099 de 26.09.1995 (artigos 60 a 83; 88 e 89);
  • Direito processual civil: Código de Processo Civil – artigos 144 a 155; 188 a 275; 294 a 311 e do 318 a 538; 994 a 1026; Lei nº 9.099 de 26.09.1995 (artigos 3º ao 19) e Lei nº 12.153 de 22.12.2009;
  • Direito constitucional: Constituição Federal – Título II – Capítulos I, II e III; e Título III – Capítulo VII com Seções I e II; e também o artigo 92;
  • Direito administrativo: Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo (Lei n.º 10.261/68) – artigos 239 a 323; e Lei Federal nº 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa);
  • Normas da corregedoria geral da justiça.

Para o terceiro bloco, serão 36 questões, com a seguinte divisão:

  • atualidades (06 questões);
  • matemática (06 questões);
  • informática (14 questões);
  • raciocínio lógico (10 questões).

O candidato já deve se preparar desde então para as etapas do certame, que terá validade de um ano, a partir da divulgação do resultado final do concurso.

Concurso TJ (SP)

Concurso TJ (SP) terá 400 vagas, com reserva para pessoas com deficiência e para candidatos autodeclarados negros. As inscrições irão abrir no dia 17 de fevereiro. Dessa maneira, é essencial que os interessados esteja de olho no prazo para não ficarem de fora. 

Resumo Concurso Tribunal ...

Resumo Concurso Tribunal de Justiça de São Paulo

Órgão Tribunal de Justiça de São Paulo
Organizadora Vunesp
Localidade São Paulo – SP, São Paulo
Quantidade de vagas
Início das inscrições
Término das inscrições
Salário de até
Foto do autor(a) Diego Dias
Diego Dias
editor

Diego Dias é um apaixonado por profissões, natural de Porto Alegre, RS. Atualmente com 35 anos, é estudante de administração de empresas. Conta com mais de 7 anos de experiência na área de criação de conteúdo.

Concursos Relacionado(s) Vaga(s)
SEMAE Concurso SEMAE Mogi das Cruzes – SP 2024: 15 vagas – Inscrições Abertas!
15
Desenvolve - SP Concurso Desenvolve SP 2024: edital aberto para Analista e Economista
13
FIEB Barueri Apostilas Concurso FIEB Barueri – SP: edital disponível;
41
CIS ITU Concurso CIS ITU – SP tem remunerações de até R$ 5,4 mil
31
CVM Concurso CVM: inscrições já estão abertas; edital com 60 vagas
60
USP Concurso Procurador na USP, oportunidade de ganhos altos e estabilidade profissional
Varias
CAIXA previsto Concurso CAIXA 2022: será que o concurso do banco sairá ainda esse ano?
Varias
ANTT previsto Concurso ANTT 2020: aguardando confirmação para 394 vagas
394
DPF Concurso Polícia Federal 2020: sairá edital para 3 mil vagas
3460
ANTAQ previsto Concurso ANTAQ: edital com 102 vagas e salários de até R$15 mil
102