Administração Publicado por Nataly Melo 02/03/2020 - 13:15 PM 21/04/2020 - 10:42 AM Simulado com questões de Administração para concursos. Prepape-se para as provas com Apostila de Administração. 1. (ESFCEX) - Em relação às subdivisões da Ética, quando ela é abstrata e epistemológica, com objetivo de investigar a natureza dos valores, dos juízos morais e os significados das estruturas do discurso, ela é chamada de: A) Ética Descritiva. B) Metaética. C) Ética Normativa. D) Ética Deontológica. E) Ética Teleológica. 2. (DPE/RO) - A Administração por Objetivos (APO) constitui o modelo administrativo identificado com o espírito pragmático e democrático da Teoria Neoclássica.Sobre esta corrente NÃO é possível afirmar: a) Estabelece objetivos para cada departamento ou posição. b) Enfatiza a mensuração e o controle de resultados. c) Estimula a contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos. d) Limita a participação das gerências e dos subordinados. 3. (DPE/RO) - As organizações estão migrando velozmente para o trabalho em equipe, sendo o objetivo obter a participação das pessoas e buscar respostas rápidas às mudanças no ambiente. Mas não basta desenvolver equipes. É necessário levá-las a um desempenho excelente. Os principais atributos de equipes de alto desempenho são: a) Participação, responsabilidade, centralização, criatividade. b) Participação, responsabilidade, interação, intolerância. c) Participação, leviandade, flexibilidade, criatividade. d) Participação, responsabilidade, interação, criatividade. 4. (ESFCEX) - A Avaliação Participativa por Objetivos (APPO) é democrática, participativa e motivadora.A esse respeito, assinale a alternativa em que NÃO se tenha descrito corretamente uma de suas etapas. A) Formulação de objetivos consensuais: os objetivos são formulados entre o colaborador e seu gerente por meio de negociação entre ambos, com vistas ao consenso, sem imposição. B) Comprometimento pessoal para o alcance dos objetivos formulados: é indispensável que o avaliado esteja comprometido a fim de alcançar os objetivos definidos; tal contrato pode ser formal ou psicológico. C) Desempenho: comportamento e estratégia pessoal escolhida pelo avaliador para alcançar os objetivos com que o avaliado se comprometeu. Cabe ao gerente aconselhamento e orientação. D) Constante monitoração dos resultados e comparação com os objetivos formulados: verificação da relação custo/benefício envolvida no alcance dos objetivos. E) Retroação intensiva e contínua conjunta: o avaliado precisa ter clara percepção e feedback de como vem se dando seu desenvolvimento; o gerente deve ajudá-lo nesse aspecto. 5. (ESFCEX) - Além dos princípios constitucionais da Administração Pública, consolidados no artigo 37 da Constituição, há princípios igualmente a serem observados pelo administrador público, que estão diluídos pelo ordenamento jurídico pátrio.Nesse cenário, assinale a alternativa que NÃO descreva corretamente o princípio listado. A) Princípio da Autotutela: a Administração Pública tem o poderdever de controle sobre seus próprios atos, observando a legalidade e o interesse público. B) Princípio da Indisponibilidade do Interesse Público: a Administração Pública somente pode agir até o limite do que a lei permite. C) Princípio do Controle Jurisdicional: equivale ao princípio da autotutela, garantindo à Administração Pública a autonomia para reagir negativamente quando o princípio da motivação não for observado. D) Princípio da Segurança Jurídica: a fundamentação em leis, e não em probabilidades, de modo a não haver surpresas na Administração Pública é o que rege tal princípio. E) Princípio da Finalidade: a Administração Pública deve buscar meios para o alcance de seus fins, em busca do fim maior, que é o interesse público. 6. (DPE/RO) - A comunicação constitui um dos processos fundamentais da experiência humana e da organização social. Perturbações indesejáveis que tendem a deturpar e alterar, de maneira imprevisível, as mensagens transmitidas durante um processo de comunicação é chamada: a) Ruído. b) Emissão. c) Recepção. d) Feedback. 7. (ESFCEX) - A respeito dos tipos de planejamento, analise as afirmativas a seguir:I. Faz um bom diagnóstico, observando pontos fracos e fortes, de modo a facilitar alcance de metas de longo prazo que envolvam o ambiente interno e externo: planejamento estratégico.II. Busca especificar os recursos que devem ser disponibilizados para cada produto e cria cronogramas: planejamento tático.III. O objetivo é o desdobramento da estratégia, com criação de metas e busca de condições adequadas para a sua realização: planejamento operacional. Assinale A) se apenas a afirmativa I estiver correta. B) se apenas a afirmativa II estiver correta. C) se apenas a afirmativa III estiver correta. D) se nenhuma afirmativa estiver correta. E) se todas as afirmativas estiverem corretas. 8. (ESFCEX) - Segundo Chiavenato, existem técnicas de desenvolvimento de habilidades pessoais no cargo e fora dele. No contexto interno, os principais métodos de desenvolvimento de pessoas no cargo que ocupam são: A) rotação de cargos, posições de assessoria e atribuições de comissões. B) cursos, exercícios de simulação e treinamento. C) seminários, estímulos, atribuições de comissões. D) estudos de casos, jogos de empresas e coaching. E) tutoria, aconselhamento e treinamento. 9. (DPE/RO) - Trata-se de um padrão de assuntos básicos compartilhados em uma organização. É o conjunto de hábitos e crenças que foram estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas e que são compartilhados por todos os membros da organização.O trecho descreve o seguinte conceito: a) Clima Organizacional. b) Cultura Organizacional. c) Ambientação. d) Habilidades da equipe. 10. (DPE/RO) - O foco principal do Desenvolvimento Organizacional (DO) está em mudar as pessoas, a natureza e a qualidade de suas relações de trabalho. Sua ênfase está na mudança da cultura da organização. Dentre os pontos de concordância a seguir, aquele que NÃO caracteriza um pressuposto básico do Desenvolvimento Organizacional é: a) Necessidade de contínua adaptação. b) Lenta mutação do ambiente. c) Interação entre indivíduo e organização. d) Necessidade de participação e comprometimento. 11. (DPE/RO) - Responsabilidade social significa o grau de obrigações que uma organização assume por meio de ações que protejam e melhorem o bem-estar da sociedade à medida que procura atingir seus próprios interesses. Em geral, ela representa a obrigação da organização de adotar políticas e assumir decisões e ações que beneficiem a sociedade. Sobre uma organização socialmente responsável, NÃO é possível afirmar: a) Incorpora objetivos sociais no seu planejamento. b) É obrigada a renunciar quaisquer lucros sobre ações sociais. c) Apresenta relatórios aos membros e parceiros sobre os progressos na sua responsabilidade social. d) Experimenta diferentes abordagens sociais e o retomo dos investimentos em programas sociais. 12. (DPE/RO) - Sobre os conceitos de eficiência e eficácia, afirma-se: a) Eficácia significa fazer bem e corretamente. O trabalho eficiente é um trabalho bem executado. b) Eficiência significa fazer bem e corretamente. O trabalho eficiente é um trabalho bem executado. c) Eficiência significa atingir objetivos e resultados. Um trabalho eficiente é bem-sucedido. d) Eficácia é o resultado daquilo que é produtivo, ou seja, do que é rentável. 13. (ESFCEX) - No âmbito da logística, um dos fatores econômicos que geraram complexidade a esse cenário foi o fenômeno da globalização. Segundo teóricos da área, há cinco fatores que levam às operações globalizadas, conforme listado nas alternativas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a. A) abordagem da cadeia de suprimento (contratação de serviços externos) B) regionalização (necessidade de desenvolver novos mercados) C) tecnologia (aumento da capacidade para a troca de informação) D) desregulamentação (financeira e de transportes) E) customização (padronização de produtos segundo o mercado dominante) 14. (DPE/RO) - No exercício da função, um servidor público ou estagiário afronta princípios da ética profissional quando: a) Diante de duas opções, escolhe sempre a mais vantajosa para o bem comum. b) Zela pelo patrimônio público, evitando deteriorá-lo por descuido ou má vontade. c) Aceita presente ou item de valor de qualquer pessoa ou instituição em busca de benefícios. d) Cumpre as normas do órgão e as instruções superiores tanto quanto possível, com critério, segurança e rapidez. 15. (ESFCEX) - Alienação, permuta, extravio, comodato, destruição são modalidades de: A) depreciação de bens patrimoniais públicos. B) reavaliação de classificação de bens patrimoniais públicos. C) classificação inventarial de bens patrimoniais públicos. D) classificação da área de controle patrimonial. E) baixa de bens patrimoniais públicos. 16. (ESFCEX) - A respeito do ERP (Enterprise Resource Planning), analise as afirmativas a seguir:I. Entre os ganhos de aplicar um sistema de gestão integrado está a agilidade em implantar mudanças, tanto nos processos quanto em situações emergenciais, de crise.II. Na gestão pública, o sistema de gestão integrado agiliza o controle de materiais e suprimentos, uma vez que compras, estoque, fornecedores e qualidade são facilmente observados em conjunto.III. A inteligência de dados gerada nos diversos setores do órgão público pode gerar mudanças com foco em melhores resultados.Assinale A) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. B) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. C) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. D) se todas as afirmativas estiverem corretas. E) se nenhuma afirmativa estiver correta. 17. (DPE/RO) - O brainstorming, ou chuva de ideias, é uma técnica utilizada para gerar soluções e ideias criativas que possam resolver problemas da organização, sendo também um excelente exercício de debate criativo e inovador. Sobre a técnica é possível afirmar: a) Quanto menor o número de ideias, maior a probabilidade de boas ideias. b) Quanto menor a participação das pessoas, maiores as possibilidades de contribuição, qualidade, acerto e implementação. c) Quanto menor o senso crítico e a censura íntima, mais criativas e inovadoras serão as ideias. d) Ideias aparentemente sem fundamento ou lógica devem ser imediatamente criticadas. 18. (ESFCEX) - Em relação às ferramentas para a boa gestão da qualidade total, analise as afirmativas a seguir:I. O Diagrama de Pareto consiste num conjunto de pontos ordenados, no tempo, que são interpretados em função de linhas horizontais.II. O Diagrama de Ishikawa possibilita estruturar hierarquicamente as causas de um problema ou oportunidades de melhora.III. O Diagrama de Dispersão consiste numa ferramenta estatística para auxiliar na tomada de decisão, com a classificação dos problemas em poucos vitais e muito triviais.Assinale: A) se apenas a afirmativa I estiver correta. B) se apenas a afirmativa II estiver correta. C) se apenas a afirmativa III estiver correta. D) se nenhuma afirmativa estiver correta. E) se todas as afirmativas estiverem corretas. 19. (ESFCEX) - Em relação às abordagens da Administração, assinale a afirmativa correta: A) A abordagem clássica privilegiava as tarefas, conforme teoria difundida por Taylor. B) A abordagem científica buscou analisar a estrutura, sendo seu maior propagador Fayol. C) Na visão comportamental ou humanística, o foco eram as pessoas e sua capacidade produtiva, de cujo desenvolvimento nasceu o fordismo. Está aqui a Teoria da Hierarquia das Necessidades, de Maslow. D) Na abordagem neoclássica, o foco está nos resultados, constituindo um redimensionamento da teoria clássica às organizações contemporâneas. Peter Drucker é referência nessa abordagem. E) A abordagem contingencial foca sua atenção no ambiente e na tecnologia. Caracteriza-se pela administração de conflitos internos e descentralização de decisões. Nesse cenário, uma das grandes preocupações é com a sustentabilidade social. 20. (DPE/RO) - Departamentalização trata do agrupamento de atividades em unidades organizacionais e a organização dessas unidades no contexto geral, a qual pode ter diversas variações. Dentre os tipos de departamentalização, aquele que envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com o tipo de clientela para a qual o trabalho é executado é chamada de: a) Departamentalização por funções. b) Departamentalização por produtos ou serviços. c) Departamentalização por localização geográfica. d) Departamentalização por clientes. Time's up