Administrador Escolar

Publicado por Nataly Melo
14/02/2020 - 15:52 PM
21/04/2020 - 10:42 AM
ADM ESCOLAR
ADM ESCOLAR

Simulado com questões de Administrador Escolar para concursos.

1. 

(UNISOCIESC) - A crítica aos modelos de gestão tradicionais compõe as novas teorias sobre gestão democrática e gestão participativa.

Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma característica da gestão escolar tradicional no Brasil:

2. 

(UNISOCIESC) - Piaget denominou as fases do desenvolvimento cognitivo para explicar as mudanças intelectuais de modo progressivo no desenvolvimento da criança. Os estágios anteriores são base para os posteriores, onde as estruturas antigas são modificadas e dão origem a novas e mais complexas estruturas.

Sobre estas importantes fases do desenvolvimento cognitivo, NÃO é correto afirmar:

3. 

(UNISOCIESC) - No Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História
e Cultura Afrobrasileira e Africana estão inclusas as principais ações para o ensino fundamental.

Assinale a alternativa que NÃO se enquadra entre essas ações:

4. 

(FEPESE) - A gestão democrática implica primeiramente o repensar da estrutura de poder da escola, tendo em vista sua socialização. A socialização do poder propicia
a prática da participação coletiva (VEIGA, 2001, p. 18).

Os mecanismos de participação democrática na escola, referendados pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996, são:

5. 

(FEPESE) - Analise as afirmativas abaixo:

1. As palavras sublinhadas nos dois últimos períodos do texto denotam a ideia implícita no texto sobre a diferença entre “apenas ser um elemento da espécie humana” e “a situação de vida própria desse ser em termos de situação econômica e social”.

2. Embora o texto apresente paralelos em contraposição, autor e escola comungam da mesma ideia sobre o homem.

3. Segundo o autor, a escola tem capacidade de planejamento e inserção social ao afirmar, implicitamente, que ela tem “programa” a seguir.

4. Na frase: “Mas não me disseram que existem homens…”, se trocarmos o verbo sublinhado por “haver” no pretérito imperfeito, ele deverá ser usado no singular.

5. O homem, na sua condição de ser social e sua realidade nutricional, não fazia parte do programa da escola.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas:

6. 

(FEPESE) - O conjunto da Educação Básica deve assegurar à criança, ao adolescente, ao jovem e ao adulto de qualquer condição e região do País a formação comum para o pleno exercício da cidadania, oferecendo as condições necessárias para o seu desenvolvimento integral. Estas são finalidades de todas as etapas constitutivas da Educação Básica.

Assinale a alternativa que corresponde às etapas da Educação Básica.

7. 

(FEPESE) - No âmbito da educação nacional, foram as  Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira que instituíram a categoria “Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER)”.

Em relação à ERER, é correto afirmar:

1. A ERER tem se formatado como expressão para qualificar aquilo que trata de questões de etnia de base africana na educação.

2. Expressa em sua diversidade a intencionalidade de suas ações pelo econhecimento e valorização dos conteúdos de matriz africana nas diversas dinâmicas pedagógicas da Educação Básica.

3. Identifica e compreende estudos e/ou políticas públicas institucionais que objetivam a promoção da igualdade étnico-racial por intermédio do processo educativo em todas as etapas e modalidades da educação brasileira.

4. A ERER objetiva reeducar os modos de convivência dos sujeitos sociais, para a compreensão e a valorização dos conteúdos étnicos de base indígena que se inserem na constituição da identidade brasileira.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas:

8. 

(FEPESE) - Com a implementação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/1996), a expressão “matriz curricular” foi adotada formalmente pelos diferentes sistemas educativos.

Nessa concepção, é correto afirmar:

1. A matriz curricular é entendida como algo que funciona assegurando que os diferentes campos do conhecimento possam se coadunar com o conjunto de atividades educativas.

2. Matriz curricular ou grade curricular são constructos que representam os arranjos curriculares representativos da distribuição da carga horária dos professores, número de horas destinado a cada disciplina e organização do espaço-tempo escolares.

3. Segundo a prescrição da LDB 9394/1996, a matriz curricular deve se organizar por “eixos temáticos”, definidos pela unidade escolar ou pelo sistema educativo.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

9. 

(FEPESE) - Analise as afirmativas abaixo:

1. Ao longo do texto, vão sendo tecidos paralelos cujas estruturas sintáticas são sempre idênticas: uma afirmação em um parágrafo e uma negação em outro parágrafo.

2. A escola ensinou ao autor as propriedades da alimentação dos homens.

3. O autor revela que a escola lhe omitiu a informação que muitos homens estão privados dos elementos essenciais à vida.

4. O texto deixa clara a distância entre os conhecimentos científicos sobre nutrição e as reais condições de nutrição no mundo.

5. O texto nos leva a inferir que a escola apresentou uma visão parcial da realidade humana.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

10. 

(UNISOCIESC) - Acrescente C ou E, caso sejam corretas ou erradas as proposições que seguem, sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96):

( ) Reafirma o direito à educação, garantido pela Constituição Federal.

() Estabelece os princípios do Estado e os deveres educacionais em relação à educação escolar pública.

() Define as responsabilidades, em regime de colaboração, entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.

() A educação brasileira é dividida em dois níveis: a educação básica e o ensino superior.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os espaços, considerando o preenchimento de cima para baixo:

11. 

(FEPESE) - A Educação Básica, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96), passou a ser estruturada por etapas e modalidades de ensino.

São modalidades da Educação Básica, respectivamente:

12. 

(FEPESE) - Estudos e pesquisas apontam a gestão democrática como um dos elementos recorrentes entre as redes que apresentam bons resultados nas avaliações finais.

Em relação à gestão democrática da escola, é correto afirmar:

1. A gestão democrática da Educação está amparada na legislação educacional.

2. A LDB prevê a autonomia da escola para promover uma gestão participativa: “os sistemas de ensino assegurarão às unidades escolares públicas de Educação Básica que os integram progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira, observadas as normas gerais de direito financeiro público”.

3. Os princípios da gestão democrática, reiterados pela LDB, são: I – participação dos profissionais da Educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; II – participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

4. A eleição direta de diretores é a premissa básica para a gestão democrática da unidade escolar.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas: