Analista de Suporte Publicado por Nataly Melo 03/08/2020 - 18:00 PM 05/11/2022 - 16:55 PM Welcome to your Orientador Pedagógico (UFF/COSEAC) - Numa entrevista com professores de 4º ano, a maioria dos docentes declarou que a expectativa que têm do ‘bom aluno’ é aquele aluno que é responsável, esforçado, que tem consciência e dá valor ao estudo, que respeita o professor e os colegas, em todos os sentidos. A partir da resposta, pode-se afirmar que: há uma valorização das atitudes em detrimento dos conhecimentos. existe mais boa vontade com os alunos que não dão trabalho. são poucos os alunos que compreendem o valor real dos estudos. os alunos inteligentes, mas que não querem nada, não são bem-vistos. é mais fácil lidar com crianças do que com adolescentes. (UFF/COSEAC) - O processo no qual nos inserimos como eternos aprendizes, num contexto dialógico, associado à certeza que temos de que não sabemos tudo, nem ignoramos tudo, mas que podemos saber mais em comunhão, é a base do conceito da: Educação Liberal. Educação Religiosa. Pedagogia Crítica. Pedagogia do Amor. Educação em Rede. (UFF/COSEAC) - É importante ressaltar que, embora a escola possa refletir desigualdades estruturais, ela não se resume a um mero instrumento de reprodução. Afirmar que ela seja apenas um produto da sociedade é negar a riqueza e a possibilidade produtiva da escola, porque, afinal, ela também possui: reconhecimento de pais e alunos para a realização das suas ações. autonomia em relação à sociedade na qual está inserida. recursos administrativos que viabilizam a autogovernabilidade. participação ativa na avaliação e discussão dos problemas atuais. apoio irrestrito por parte da comunidade a que serve. (UFF/COSEAC) - O potencial de mudança da escola em um tipo de educação que favoreça a inter-relação dos diferentes grupos sociais e culturais, na perspectiva da construção da igualdade, pode ser promovido através de: práticas pedagógico-democráticas. experiências artístico-culturais. visita ao Movimento dos Sem Terra. profissionais constantemente atualizados. encontros, seminários e grupos de discussão. (UFF/COSEAC) - O papel do professor sempre foi o de aproximar o aprendiz das novidades e descobertas, das informações e notícias. Ensinar, tornando conhecido o desconhecido. No atual estágio da nossa sociedade, as informações e inovações encontram-se disponíveis nos múltiplos ambientes virtuais acessíveis via Rede. Para Pierre Lévy, o professor, então, torna-se o ponto de referência para orientar seus alunos no processo individualizado de aquisição e produção de conhecimentos e, ao mesmo tempo, oferece oportunidades para o desenvolvimento de processos de construção coletiva do saber, através da Educação: individualizada. construtivista. moderna. cooperativa. virtual. (UFF/COSEAC) - As práticas avaliativas classificatórias fundam-se na competição e no individualismo, no poder, na arbitrariedade presente nas relações entre professores e alunos. À medida que novos estudos apontam para o caráter interativo e intersubjetivo da avaliação, alertam também para a necessidade de práticas dialógicas entre todos os envolvidos no processo. Nesse sentido, é essencial dar importância: às relações interpessoais e aos projetos coletivos. aos suportes culturais e à inserção da Arte. ao mundo do trabalho e à capacitação individual. ao contexto escolar e ao ranking educacional. às interações sociais e às atividades esportivas. (UFF/COSEAC) - A busca de significado para as diferentes dimensões da relação entre educandos e educadores, através da investigação acerca dos aprendizes e das aprendizagens, e a visão de quem tem compromisso com a aprendizagem e quer conhecer para promover, e não para classificar ou julgar, são princípios da avaliação: classificatória. mediadora. diagnóstica. formativa. somativa. (UFF/COSEAC) - Foi a partir da segunda metade do século XX que as contribuições de pesquisadores como Piaget, Bruner e Vygotsky vieram redimensionar as práticas pedagógicas. Das contribuições desses autores e de seus seguidores, as teorias construtivistas destacam, particularmente: o fato de cada aluno fazer o que quiser. a maneira diferente de dar aulas. o modo como os sujeitos aprendem. a forma de lidar com a comunidade. a avaliação escolar produtiva. (UFF/COSEAC) - No que diz respeito às incumbências dos docentes nas escolas, o artigo 13º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelecem que os professores devem: colaborar com as atividades pedagógicas da escola e manter contato rotineiro com a coordenadoria regional de ensino. cuidar da manutenção do patrimônio público e realizar reuniões regulares com as famílias dos alunos. realizar cursos para a comunidade e organizar feiras e festas para arrecadar fundos para a escola. participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino e zelar pela aprendizagem dos alunos. executar as políticas e planos educacionais nacionais e participar de cursos de atualização pedagógica. (UFF/COSEAC) - A discriminação pode ser percebida nas rotinas, nos costumes, nas relações sociais, nas atitudes e na linguagem. Atualmente, os processos de discriminação assumem na nossa sociedade, de maneira geral, um caráter sutil, fluido e difuso. É correto afirmar que eles estão: sendo combatidos, embora ainda haja muita resistência, principalmente por influência da mídia. presentes em apenas alguns lugares onde há maior diversidade humana, em que é difícil suprimi-los. naturalizados e constituem uma prática social arraigada no nosso imaginário coletivo e em nossas mentalidades. concentrados nas gerações mais velhas, como consequência da educação que tiveram. perdendo a força dentro da sociedade, como resultado de muito tempo de luta pelos direitos humanos. (CONPASS) - O Orientador Educacional – OE Márcio desenvolve como uma de suas atribuições coordenar as discussões e encaminhamentos coletivos, relacionados à Avaliação Institucional - AI da escola. Com base nos documentos expedidos pelo Ministério de Educação – MEC, a AI escolar deve contribuir para: o aperfeiçoamento do ensino, da aprendizagem, recuperar a dignidade do educador, a autonomia da escola e impulsionar um processo novo de autocrítica. a identificação de mérito, ou seja, priorizar a escolha do dirigente escolar que apresenta o melhor desempenho em sala de aula. estabelecer hierarquias, classificações e rankings entre os diversos turnos da escola. credenciar a escola para receber um prêmio nacional e definir quem será o/a próximo/a candidato/a a eleição direta para diretor/a. assegurar a avaliação classificatória aplicada, a fim de formar as turmas de acordo com o rendimento escolar. (CONPASS) - A AI é um processo global, contínuo e sistemático, competente e legítimo, participativo, que pode envolver agentes internos e externos. Com base nesse conceito é necessário que a escola crie: formas de personalizar a avaliação, identificando as pessoas não competentes e criando estratégias coletivas de transferi-las para outras instituições de ensino. estratégias para fotografar a realidade, em um dado momento, identificando os culpados pelo baixo índice de aprendizagem escolar. os procedimentos que possam identificar os culpados pelo fracasso escolar, assim como propostas de seleção docente para viabilizar o PPP escolar. uma cultura institucional, alcançando uma compreensão descontextualizada, porém fundamentada naquilo que está acontecendo em determinado momento. uma cultura institucional , indo às raízes dos fenômenos e das situações, alcançando uma compreensão contextualizada e fundamentada naquilo que ocorre no cotidiano escolar. (CONPASS) - O OE Marcelo participou da formação continuada para acompanhar, na escola, o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, o qual defende a escola pública como um espaço que, para além das salas de aula e da transmissão/apropriação de conhecimentos científicos, torna-se um lugar sintonizado com os direitos sociais de todos. Esta concepção de escola busca superar: a cultura imperativa e tradicionalista, avançando para uma prática de trabalho coletivo. a profissionalização dos servidores públicos para a construção de uma escola democrática. a prática coletiva que favorece a agilidade dos procedimentos escolares pertinentes. o profissionalismo que avança para uma prática de trabalho coletivo. o compromisso com a democracia participativa e com um projeto emancipador de sociedade. (CONPASS) - De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental – DCNEF, as crianças, quase sempre, percebem o sentido das transformações corporais e culturais, afetivo-emocionais, sociais pelas quais passam. Tais transformações requerem-lhes: reformulação da autoimagem, a que se associa o desenvolvimento cognitivo. referências da classe privilegiada para a manutenção da sociedade brasileira. o gosto pelo consumismo para manter o município funcionando. valorização das colegas que possuem um alto poder aquisitivo. a prontidão para acompanhar a alfabetização das colegas que já sabem ler. (CONPASS) - Na educação escolar é preciso ter claro que são utilizados dois tipos de brinquedos: educativos e pedagógicos. Entretanto, vale a pena lembrar que eles possuem funções diferentes, apesar de serem confundidos com frequência. Os brinquedos pedagógicos pedem: regras complexas, mas as crianças devem conduzilas, de forma espontaneísta, como no faz de conta. a presença e o direcionamento de um adulto e demandam explicações, orientações de como brincar e interagir. uma rotina dos pequenos, mas sem a exigência de roteiros predeterminados. que a criança explore as suas possibilidades, sem interferências externas. uma forma livre e com poucas regras, o que não exige a presença de um adulto. (CONPASS) - De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica- - DCNGEB, no Ensino Fundamental, acolher significa também: cuidar e educar, como forma de garantir a aprendizagem dos conteúdos curriculares e possibilitar que os alunos sintam-se produtores dos bens culturais disponíveis na sociedade. manter uma atenção especial e individual, de carinho e estimulação permanente que cada uma criança deveria receber. manter higienizado o campo das brincadeiras, por meio da seleção de objetos, fantasias, brinquedos, dos arranjos dos espaços e do tempo para a criança brincar, dormir e alimentar-se. organizar cada espaço e a rotina diária em função de ideias de assistência, de custódia e de higiene da criança. garantir o desenvolvimento integral da criança, envolvendo aspectos afetivos, relacionais, biológicos, alimentares e o acompanhamento à saúde (CONPASS) - A gestão democrática constitui-se em instrumento de horizontalização das relações e convivência colegiada, o que requer: uma convivência social libertária, fundamental para o exercício do protagonismo juvenil na sociedade. espaços de convivência restrita aos estudantes e organizadas com o material que trazem de casa ou do meio em que vivem. a busca da qualidade total da educação que vai ao encontro das necessidades do mercado de trabalho. a superação do autoritarismo no planejamento e organização curricular, educando para a conquista da cidadania plena. o absenteísmo do orientador e supervisor escolar, nos assuntos de interesse dos estudantes. (CONPASS) - De acordo com a legislação vigente a reorganização do Ensino Fundamental de nove anos, abrange a população na faixa etária: de seis anos de idade, desde que tenha frequentado a instituição de Educação Infantil, obrigatória em todo o território nacional. de seis aos quinze anos de idade, unificando o antigo curso primário e o ginasial em uma única modalidade de ensino. de seis anos a quinze anos de idade, mediante a seleção das crianças que não tiveram acesso à Educação Infantil. dos seis aos quatorze anos de idade e se estende, também, a todos os que na idade própria, não tiveram condições de frequentá-lo. de seis anos a quatorze anos de idade, apenas na medida em que for sendo universalizada e garantida a Educação Infantil dos quatro aos cinco anos de idade. (CONPASS) - Voltados à divulgação de valores fundamentais ao interesse social e à preservação da ordem democrática, as concepções/orientações contidos na Base Nacional Comum Curricular -BNCC devem assegurar: a característica unitária das orientações curriculares nacionais, a fim de manter o aluno em sua região. a contextualização dos conhecimentos escolares, a fim de conservar a cultura e valores da região e do lugar em que vivem os estudantes da escola. o ensino de pelo menos uma LÍNGUA Estrangeira moderna , a partir do sexto ano do Ensino Fundamental. a característica unitária das orientações curriculares nacionais e do PPP escolar à luz das propostas curriculares dos Estados e municípios. o respeito à diversidade religiosa do Brasil, oferecendo esse componente curricular em horários diferentes do ensino regular, obrigatoriamente. (CONPASS) - Os conteúdos sistematizados que fazem parte do currículo são denominados: saberes prévios, os quais substituem a formação de conceitos científicos. componentes curriculares, os quais se articulam às diversas áreas do conhecimento. saberes do senso comum que serão objeto da avaliação classificatória. conhecimentos propedêuticos, próprios da educação escolar. conhecimentos instrucionais, próprios da escola formal. Time's up