Analista de Suporte

Publicado por Nataly Melo
03/08/2020 - 18:00 PM
05/11/2022 - 16:55 PM
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(UFF/COSEAC) - Numa entrevista com professores de 4º ano, a maioria dos docentes declarou que a expectativa que têm do ‘bom aluno’ é aquele aluno que é responsável, esforçado, que tem consciência e dá valor ao estudo, que respeita o professor e os colegas, em todos os sentidos. A partir da resposta, pode-se afirmar que:

(UFF/COSEAC) - O processo no qual nos inserimos como eternos aprendizes, num contexto dialógico, associado à certeza que temos de que não sabemos tudo, nem ignoramos tudo, mas que podemos saber mais em comunhão, é a base do conceito da:

(UFF/COSEAC) - É importante ressaltar que, embora a escola possa refletir desigualdades estruturais, ela não se resume a um mero instrumento de reprodução. Afirmar que ela seja apenas um produto da sociedade é negar a riqueza e a possibilidade produtiva da escola, porque, afinal, ela também possui:

(UFF/COSEAC) - O potencial de mudança da escola em um tipo de educação que favoreça a inter-relação dos diferentes grupos sociais e culturais, na perspectiva da construção da igualdade, pode ser promovido através de:

(UFF/COSEAC) - O papel do professor sempre foi o de aproximar o aprendiz das novidades e descobertas, das informações e notícias. Ensinar, tornando conhecido o desconhecido. No atual estágio da nossa sociedade, as informações e inovações encontram-se disponíveis nos múltiplos ambientes virtuais acessíveis via Rede. Para Pierre Lévy, o professor, então, torna-se o ponto de referência para orientar seus alunos no processo individualizado de aquisição e produção de conhecimentos e, ao mesmo tempo, oferece oportunidades para o desenvolvimento de processos de construção coletiva do saber, através da Educação:

(UFF/COSEAC) - As práticas avaliativas classificatórias fundam-se na competição e no individualismo, no poder, na arbitrariedade presente nas relações entre professores e alunos. À medida que novos estudos apontam para o caráter interativo e intersubjetivo da avaliação, alertam também para a necessidade de práticas dialógicas entre todos os envolvidos no processo. Nesse sentido, é essencial dar importância:

(UFF/COSEAC) - A busca de significado para as diferentes dimensões da relação entre educandos e educadores, através da investigação acerca dos aprendizes e das aprendizagens, e a visão de quem tem compromisso com a aprendizagem e quer conhecer para promover, e não para classificar ou julgar, são princípios da avaliação:

(UFF/COSEAC) - Foi a partir da segunda metade do século XX que as contribuições de pesquisadores como Piaget, Bruner e Vygotsky vieram redimensionar as práticas pedagógicas. Das contribuições desses autores e de seus seguidores, as teorias construtivistas destacam, particularmente:

(UFF/COSEAC) - No que diz respeito às incumbências dos docentes nas escolas, o artigo 13º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelecem que os professores devem:

(UFF/COSEAC) - A discriminação pode ser percebida nas rotinas, nos costumes, nas relações sociais, nas atitudes e na linguagem. Atualmente, os processos de discriminação assumem na nossa sociedade, de maneira geral, um caráter sutil, fluido e difuso. É correto afirmar que eles estão:

(CONPASS) - O Orientador Educacional – OE Márcio desenvolve como uma de suas atribuições coordenar as discussões e encaminhamentos coletivos, relacionados à Avaliação Institucional - AI da escola. Com base nos documentos expedidos pelo Ministério de Educação – MEC, a AI escolar deve contribuir para:

(CONPASS) - A AI é um processo global, contínuo e sistemático, competente e legítimo, participativo, que pode envolver agentes internos e externos. Com base nesse conceito é necessário que a escola crie:

(CONPASS) - O OE Marcelo participou da formação continuada para acompanhar, na escola, o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, o qual defende a escola pública como um espaço que, para além das salas de aula e da transmissão/apropriação de conhecimentos científicos, torna-se um lugar sintonizado com os direitos sociais de todos. Esta concepção de escola busca superar:

(CONPASS) - De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental – DCNEF, as crianças, quase sempre, percebem o sentido das transformações corporais e culturais, afetivo-emocionais, sociais pelas quais passam. Tais transformações requerem-lhes:

(CONPASS) - Na educação escolar é preciso ter claro que são utilizados dois tipos de brinquedos: educativos e pedagógicos. Entretanto, vale a pena lembrar que eles possuem funções diferentes, apesar de serem confundidos com frequência. Os brinquedos pedagógicos pedem:

(CONPASS) - De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica- - DCNGEB, no Ensino Fundamental, acolher significa também:

(CONPASS) - A gestão democrática constitui-se em instrumento de horizontalização das relações e convivência colegiada, o que requer:

(CONPASS) - De acordo com a legislação vigente a reorganização do Ensino Fundamental de nove anos, abrange a população na faixa etária:

(CONPASS) - Voltados à divulgação de valores fundamentais ao interesse social e à preservação da ordem democrática, as concepções/orientações contidos na Base Nacional Comum Curricular -BNCC devem assegurar:

(CONPASS) - Os conteúdos sistematizados que fazem parte do currículo são denominados: