Analista Judiciário – Biblioteconomia Publicado por Projeta Concursos 30/03/2020 - 19:17 PM 03/08/2020 - 15:12 PM Simulado com questões de Analista Judiciário - Biblioteconomia para concursos. 1. (FCC) - A departamentalização por funções: (A) assegura o sucesso da organização pelo ajustamento às condições locais. (B) é indicada para circunstâncias externas mutáveis. (C) garante plena utilização das habilidades técnicas das pessoas. (D) permite concentrar competências sobre distintas atividades dos clientes. 2. ( FGV) - A informação jurídica pode ser gerada, registrada e recuperada em três formas distintas. Aquela que se caracteriza por ser pública, pela sua repetição longa, diuturna, uniforme e constante é a informação jurídica do tipo: (A) normativa; (B) legislativa; (C) interpretativa; (D) opinativa; (E) analítica. 3. ( FGV) - A análise do ambiente externo de unidades de informação, a partir dos sete passos propostos por Bryson (1989) para o planejamento estratégico de organizações públicas e sem fins lucrativos, possibilita: (A) a adequação dos comprometimentos da unidade de informação com suas obrigações institucionais, previstas em estatuto ou outro documento formal; (B) a harmonização da missão com o mandato, justificando a unidade de informação, delimitando ações e explicitando os produtos, os serviços e o perfil da clientela; (C) a avaliação criteriosa do desempenho da unidade de informação, promovendo o reconhecimento da qualidade e a redução de conflitos organizacionais; (D) o conhecimento dos obstáculos que poderão se contrapor às questões estratégicas formuladas, viabilizando soluções criativas e inovadoras; (E) o monitoramento de potencialidades e tendências e a identificação de oportunidades e ameaças do mercado no qual se insere a unidade de informação. 4. (FCC) - Em relação aos projetos em bibliotecas, é correto afirmarque: (A) seus objetivos devem propor aspectos de valores que contribuam para exaltar a presença e a função da biblioteca dentro da sociedade à qual oferece seus serviços. (B) conseguir os recursos para financiamento é tarefa da administração superior e os bibliotecários só devem envolver-se nela quando isto lhes for expressamente solicitado. (C) quanto mais pessoas estiverem engajadas na equipe de um projeto, maior é a probabilidade dela ser coesa e do projeto ser bem sucedido. (D) mais que processos de aprendizagem e formação, a introdução da gestão por projetos em bibliotecas pressupõe a presença de processos de trabalho bem definidos e controlados. (E) existe nas bibliotecas, a nível institucional em um primeiro momento e a nível organizacional depois, uma clara opção a favor de metodologias e de instrumentos de gestão que possam assegurar aos projetos validez e eficácia estratégica e de resultado. 5. (FCC) - Analise as definições abaixo.I. Folha ou caderno, em geral de papel ou formato diferente, contendo ou não ilustrações, intercalado no miolo, sem ser incluído na numeração.II. Texto em que o autor apresenta uma citação, seguida de indicação de autoria, relacionada com a matéria tratada no corpo do trabalho.III. Lista que indica as páginas e linhas em que ocorrem erros, seguidas das devidas correções.Apresenta-se, quase sempre, em papel avulso ou encartado, acrescido ao trabalho depois de impresso.Segundo a NBR 6029, que estabelece os princípios gerais para apresentação dos elementos que constituem o livro ou folheto, elas se referem, respectivamente, a: (A) dedicatória, epígrafe e goteira. (B) encarte, errata e dedicatória. (C) errata, epígrafe e goteira. (D) goteira, encarte e dedicatória. (E) encarte, epígrafe e errata. 6. (FCC) - Em relação ao planejamento, é correto afirmar que: (A) o planejamento operacional decide "o que fazer" e "como fazer". (B) o planejamento estratégico é o desdobramento do planejamento tático. (C) as grandes estratégias de uma organização são definidas a partir da soma de seus planos táticos. (D) o planejamento em bibliotecas e unidades de informação localiza-se, frequentemente, nos níveis da alta administração e estratégico. (E) o planejamento da unidade de informação ocorre de forma independente, sem vinculação direta com o da direção da organização. 7. (FCC) - Quanto à avaliação, é correto afirmar que: (A) a comparação é um elemento marginal ao processo. (B) o grau de detalhamento pretendido é irrelevante na determinação do nível de avaliação. (C) ela deve fazer parte integrante do processo de gestão. (D) a eficácia de uma biblioteca deve ser medida em função de seus usuários. (E) os limites impostos pelos recursos disponíveis não a afetam. 8. ( FGV) - A explosão bibliográfica – fenômeno que Ortega foi o primeiro a analisar, de um ângulo ao mesmo tempo histórico e prospectivo – é comparada à entropia, cujo conceito passou da termodinâmica para a teoria da informação. Em termodinâmica a entropia é, como se sabe, a degradação progressiva da energia (FONSECA, 1973, p. 54).Na Teoria da Informação, considerando a perspectiva de Edson Nery da onseca, transcrita de seu “Problemas de comunicação e informação”, a entropia corresponde à degradação progressiva da comunicação, em que: (A) o máximo de comunicação corresponde ao mínimo de informação; (B) a dispersão de artigos especializados se verifica em revistas de outras especializações; (C) as vulnerabilidades técnicas do ambiente digital obliteram a recuperação da informação; (D) as estratégias de busca não contemplam o impacto potencial da informação não relevante; (E) o reduzido tempo dispensado à busca ocasiona a perda de registros de interesse. 9. (FCC) - Em relação ao marketing da informação na internet, a informação eletrônica: (A) é intrinsecamente pouco diferente da não-eletrônica, devendo ser analisada de forma similar pelo profissional de marketing. (B) dificulta agrupar consumidores por dados de similaridade que possibilitam planejar as mais diferentes operações e atividades de marketing. (C) tem como característica a distribuição unidirecional de conteúdo. (D) é menos complexa, estando restrita apenas por aspectos administrativos. (E) possui uma dualidade que amplia o processo mercadológico, pois se comporta tanto como produto como serviço, simultaneamente. 10. ( FGV) - Na biblioteca, o usuário tem expectativa de ser atendido com atenção e acolhimento. Nesse contexto, a entrevista de referência dependerá: (A) da disposição do usuário para atender às normas da biblioteca e do modo como estabelecerá o diálogo com o bibliotecário; (B) da localização estratégica do serviço de referência, atribuindo-lhe identidade própria, e caracterizando-o como o primeiro passo no processo de pesquisa; (C) do domínio de um conjunto de técnicas e habilidades, pelo profissional de referência, como mediador entre a informação e o usuário; (D) do estágio de tratamento do acervo da unidade, favorecendo a pesquisa e a disseminação da informação com rapidez, adaptabilidade e flexibilidade; (E) da vontade do bibliotecário de compreender e de apreender a questão apresentada pelo usuário, interagindo com ele de modo favorável ao sucesso da entrevista. 11. ( FGV) - Na implantação de um serviço de referência virtual, o bibliotecário deve considerar aspectos normativos, legais, técnicos e organizacionais. No que tange ao caráter normativo, o Guidelines for implementing and maintaining virtual reference services, é oferecido pela: (A) NISO; (B) RUSA; (C) IFLA; (D) OCLC; (E) W3C. 12. (FCC) - Segundo a NBR 10520, (A) citação indireta refere-se a um texto em que não se teve acesso ao original. (B) as citações indiretas de diversos documentos da mesma autoria, publicados em anos diferentes e mencionados simultaneamente, têm as suas datas separadas por ponto-e-vírgula. (C) as citações indiretas de diversos documentos de vários autores, mencionados simultaneamente, devem ser separadas por vírgula, em ordem cronológica. (D) quando a citação incluir texto traduzido pelo autor, deve-se indicar esse fato em nota de rodapé. (E) quando se tratar de dados obtidos por informação verbal, indicar, entre parênteses, a expressão informação verbal, mencionando-se os dados disponíveis, em nota de rodapé. Time's up