Filosofia

Publicado por Nataly Melo
20/02/2020 - 14:17 PM
21/04/2020 - 10:42 AM
FILOSOFIA
FILOSOFIA

Simulado com questões de Filosofia para concursos.

1. 

(CCV/CE) - Segundo o Tractatus Logico-Philosóficus de Ludwig Wittgenstein (1889-1951), o mundo é uma totalidade de fatos, não de objetos. A forma de um objeto simples reside nas combinações possíveis deste com outros objetos. Uma ligação possível dos objetos entre eles constitui um estado de coisas. A ocorrência de um estado de coisas é um fato. A representação de um estado de coisas é um modelo ou uma imagem que deve conter a mesma multiplicidade lógica daquilo que representa. As proposições são imagens lógicas que representam estados de coisas. São características das proposições elementares:

2. 

(FUNRIO) - Leia os enunciados abaixo relativos ao pensamento de Locke.

I. O pensamento político de John Locke presente, sobretudo, em seus dois Tratados sobre o Governo civil, constitui o fundamento do período de transição entre a monarquia absoluta e a monarquia constitucional. A liberdade é entendida como obediência à lei natural, que possui dois princípios básicos: ao homem não são permitidas a autodestruição e nem a destruição de suas posses, sendo que ele pode causar danos a outrem e também às posses deste.

II. No estado de natureza o homem possui todos os poderes e a propriedade é vista como o conjunto de seus direitos e ainda a faculdade para punir os que violam seus direitos. Nesse estado, os indivíduos, reunidos na sociedade civil, uns com os outros, preservam, mutuamente, suas propriedades.

III. Locke afirmou o direito do povo à resistência e à força quando o poder político contratual exceder seus limites e substituir a lei pelo arbítrio, uma vez que essa resistência significa, de fato, opor-se à rebelião dos governos à lei.

Assinale a afirmativa correta:

3. 

(FUNRIO) - O empirismo é uma corrente filosófica central na Teoria do Conhecimento. Marque a alternativa que é FALSA no tocante à sua caracterização:

4. 

(CCV/CE) - O livro VI da Ética a Nicômaco, de Aristóteles (384-322 a. C.) é dedicado às virtudes intelectuais, dentre as quais se destaca a sabedoria prática. Sobre a comparação desta com a arte é correto dizer que:

5. 

(CCV/CE) - Tendo em vista que a cidadania é considerada a finalidade síntese da Educação Básica e que as finalidades da Filosofia no Ensino Médio (Artigo 35 da LDB) estão diretamente associadas ao contexto geral das finalidades da Educação Básica (Artigo 32), devemos tomar como ponto de partida para a elaboração dos programas de filosofia do Ensino Médio uma compreensão da especificidade da Filosofia na formação da cidadania. Conforme as Orientações para o Ensino Médio relativas à filosofia, temos que:

6. 

(CCV/CE) - Segundo Thomas Hobbes (1588-1679), “dado que a condição do homem (…) é uma condição de guerra de todos contra todos”, é um preceito ou regra geral da razão: Que todo homem deve esforçar-se pela paz, na medida em que tenha esperança de consegui-la, e caso não a consiga pode procurar e usar todas as ajudas e vantagens da guerra. Da regra geral da razão de Hobbes acima exposta decorre que:

7. 

(CCV/CE) - No Discurso do método, René Descartes (1596-1650) diz: “… eu bem via que, ao supor um triângulo, era preciso que seus três ângulos fossem iguais a dois retos, mas nem por isso via algo que me assegurasse de que houvesse no mundo algum triângulo. (…) voltando a examinar a ideia que eu tinha de um Ser perfeito, achava que nele a existência estava compreendida (…)”. A comparação feita por Descartes entre o triângulo e o Ser perfeito tem por objetivo concluir que:

8. 

(FUNRIO) - Leia os enunciados que apresentam aspectos do pensamento político de Locke.

I. No primeiro Tratado sobre o Governo Civil, Locke criticou as posições de Robert Filmer, mas tentou derivar das Escrituras a forma de governo mais recomendável. Em seu exílio, realizou uma revisão de suas ideias, cujo resultado foi o Segundo Tratado Sobre o Governo Civil.

II. Dentre os princípios fundamentais da teorização política de Locke estão a liberdade natural e a igualdade dos seres humanos, o direito dos indivíduos à vida, liberdade e propriedade, o governo limitado e fundado no consentimento, a
separação dos poderes.

III. Para Locke, a propriedade abarca a vida (bem-estar), as posses e a liberdade, sendo que todo homem tem direito ao fruto do seu trabalho.

IV. Os dois Tratados sobre o Governo Civil apresentam uma consistente refutação da monarquia absoluta e apresentam a concepção da exigência de subordinar a atividade dos governantes ao consentimento popular.

Assinale a resposta correta:

9. 

(FUNRIO) - O ensino de Filosofia ocorre em uma dada instituição escolar, que tem sido objeto de reflexão de diferentes pensadores. Leia as afirmativas abaixo relacionadas às concepções de escola:

I. Conforme Althusser, a escola é um dos espaços sociais em que ocorre a reprodução, a difusão e a manutenção de uma leitura conformista e conformadora do mundo.

II. Segundo a perspectiva foucaultiana, a instituição escolar é um sistema de poder existente na sociedade no qual estão os mecanismos que efetivam a disciplinarização dos indivíduos que a compõe.

III. Em sua crítica à educação como privilégio das elites, para Anísio Teixeira a escola seria um espaço real que permitiria à criança das classes populares acessar e praticar uma vida melhor, à proporção que naquele espaço ela encontraria, dentre outros elementos, a possibilidade de estudo, a recreação, professores preparados, os livros, as revistas, a ciência.

IV. De acordo com Pierre Bourdieu, a escola deve ser entendida a partir da consideração das relações entre o sistema de ensino e a estrutura das relações entre as classes, pois é uma das principais instituições por meio da qual os privilégios sociais são legitimados, mantidos e perpetuados.

Marque a alternativa correta.

10. 

(FUNRIO) - Em relação às mudanças ocorridas na sociedade moderna a partir do século XVII, assinale o enunciado falso.

11. 

(FUNRIO) - Baseado nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio – PCNEM das Ciências Humanas e suas Tecnologias são competências e habilidades a serem desenvolvidas pela Filosofia:

I – Ler de modo significativo diferentes fontes, registros e produções culturais situando-os no contexto histórico-cultural.
II – Ler textos filosóficos de modo significativo; ler textos de diferentes registros e estruturas de maneira filosófica.
III – Apreciar produtos de arte, em suas várias linguagens, desenvolvendo tanto a fruição quanto a análise estética.
IV – Produzir novos discursos sobre as diferentes realidades sociais, a partir das observações e reflexões realizadas.

Assinale a afirmativa correta:

12. 

(FUNRIO) - O texto do PCNEM que trata da competência do debate a ser desenvolvida pela Filosofia - Debater, tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e mudando de posição face a argumentos mais consistentes - está fundamentado na concepção: