Gestão Pública Publicado por Nataly Melo 17/02/2020 - 11:10 AM 21/04/2020 - 10:42 AM Simulado com questões de Gestão Pública para concursos. 1. (FACEPE) - A gestão de redes organizacionais é um tema de destaque nas discussões contemporâneas no âmbito da Teoria Organizacional. Não obstante, essa questão também permeia a pauta de debates da Administração Pública Brasileira, haja vista a multiplicidade de atores não governamentais que podem atuar conjuntamente com os agentes governamentais. A partir disso, analise as afirmativas.I - Ao se tratar da relação entre organizações, inseridas em seus ambientes, fala-se em redes inter organizacionais que são compostas por entidades independentes, embora possuam interações específicas entre si.II - A reciprocidade é dos fatores que promovem a formação de redes organizacionais, pois há situações em que a cooperação suscita a reunião de atores em prol de interesses e objetivos comuns.III - A participação dos membros da rede deve ser ativa, hierarquizada e democrática.IV - No âmbito público, as parcerias público-privadas (PPPs) são exemplos da iniciativa do Estado na formação de redes, pois garantem a presença estatal em virtude do aumento de sua estrutura burocrática de atuação.V - O desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação (TICs) viabiliza a fluência de recursos, bens e informações em uma rede organizacional.São corretas: a) Todas as alternativas. b) I, II, III e IV. c) I, II e V. d) II e V. 2. (FACEPE) - A ideia de “qualidade” perpassa por inúmeras situações da vida cotidiana, sendo que, nas organizações, sejam elas públicas ou privadas, a qualidade irá se referir a um produto ou serviço ofertado. Os usuários do serviço público, em especial, têm aumentado o nível de exigência em relação à satisfação de suas demandas. A qualidade e a adequação dos serviços às necessidades dos usuários são hoje elementos críticos para o bom desempenho de qualquer órgão ou entidade da administração pública. Pensando na qualidade no contexto organizacional, analise as afirmativas a seguir:( ) O foco recai sobre os usuários (ou clientes externos), por serem os principais demandantes e consumidores dos produtos ou serviços.( ) Busca-se aplicar os recursos tendo em vista a melhor relação custo-benefício, ou seja, foco na eficiência.( ) Com a ideia de melhoria contínua, a partir da avaliação dos resultados obtidos, pode-se propor novas ações de melhoria que geram uma ruptura nos processos organizacionais, o que levaria a um ciclo virtuoso de melhoria.( ) A gerência de processos é importante para mitigar barreiras entre setores/departamentos e promover a integração entre diferentes funções.( ) O aspecto humano é também observado, podendo-se instituir métodos de trabalho adequados, como o trabalho em equipe e a gestão participativa.Considerando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, a alternativa correta é: a) V, V, V, V, V. b) F, V, F, V, V. c) F, F, V, V, F. d) V, V, F, V, V. 3. (CETREDE) - Leia a afirmativa a seguir.O processo do controle de projeto envolve como __________ o desempenho do projeto por meio da comparação das observações monitoradas do projeto com o plano do projeto. Marque a opção que completa corretamente a lacuna: a) conferir b) intervir c) analisar d) avaliar e) monitorar 4. (CETREDE) - Os conceitos de gerenciamento de projetos por parte das organizações são diversos e dinâmicos. O gerenciamento de projetos: a) permite ao projeto realizar mais trabalho em menos tempo com menos pessoas. b) não irá aumentar a lucratividade devido à presença de controle. c) torna a organização mais eficiente, mas não possibilita a melhoria da efetividade, a relação entre os setores através do trabalho em equipe. d) não tem como objetivo as soluções. e) reduz os negócios da empresa. 5. (CETREDE) - A centralização é uma decisão importante que precisa ser tomada no processo de organização. A afirmativa indica que uma organização: a) em que a autoridade está concentrada em uma pessoa, ou em poucas pessoas, é uma organização centralizada. b) em que a autoridade está distribuída em todos os setores através de vários colaboradores, independentemente do nível hierárquico ou função, é considerada uma organização centralizada. c) que descentraliza a autoridade, também pode ser considerada uma organização centralizada. d) que a autoridade não tem definição clara e concentrada em uma pessoa ou em poucas pessoas, é uma organização centralizada. e) em que os colaboradores atuam no operacional e são conduzidos por nenhuma autoridade, é uma organização centralizada. 6. (FACEPE) - Segundo Silva (1985, p.19), “a normalização é baseada nos resultados já consolidados da ciência, técnica e da experiência. Ela determina não só as bases para o presente, mas também para o futuro, e deve acompanhar o progresso da tecnologia e as mudanças de padrões e as mudanças de consumidores”.A normalização visa à, exceto: a) racionalização na fabricação ou produção e na troca de bens ou serviços, através de operações assistemáticas. b) intercambialidade. c) defesa dos interesses nacionais. d) uniformidade dos meios de expressão e comunicação. 7. (CETREDE) - Em relação ao método de avaliação de desempenho, é CORRETO afirmar que pode ser apontado como: a) um processo específico, reunindo técnicas com características próprias, utilizado pelo avaliador, cuja finalidade é a de verificar, sob determinadas condições, a aplicação, pelo avaliado, dos procedimentos de trabalho adquiridos no treinamento. b) processo de formação em grupo e avaliação de aprendizagem. c) técnicas de grupo mais utilizadas em treinamentos listados em debates, reuniões e brainsntorming. d) série de normas e procedimentos, tendo em vista a proteção do empregado. e) uma gestão consciente, composta por pessoas que desenvolvem processos inusitados por meio de novas perspectivas de benefícios. 8. (FACEPE) - Considerando os aspectos comportamentais na gestão de pessoas, analise os itens a seguir:I. Alcança-se quando há a troca de contribuições e incentivos na relação entre os indivíduos e as organizações.II. Em linhas gerais, é a procura de influência pela qual os indivíduos, com suas ações, facilitam o movimento de um grupo rumo as metas compartilhadas.III. É definida pelo grau de desejo individual ou de um grupo para exercer altos níveis de esforços em direção a um objetivo.IV. É aquele que não se limita a reagir aos problemas tal como os recebem, questionam de modo a contribuir para a construção de um objetivo coletivo. Permite que os seguidores transcendam seus benefícios próprios em benefício da organização. Assinale a alternativa que apresenta a correta associação do item ao seu respectivo conceito: a) I – Clima organizacional; II – motivação; III – liderança; IV – líder visionário. b) I – Liderança; II – clima organizacional; III - motivação; IV – líder carismático. c) I – Desempenho organizacional; II – motivação; III – liderança; IV – lídertransacional. d) I – Equilíbrio organizacional; II – liderança; III – motivação; IV – líder transformacional. 9. (CETREDE) - (CETREDE) - Considerando o ciclo PDCA (ou roda de Deming),analise o texto a seguir.O conceito de melhoramento contínuo implica, literalmente um processo sem fim, questionando repetidamente e requestionando os trabalhos detalhados de uma operação. A natureza repetida cíclica do melhoramento contínuo é mais bem resumida pelo que é chamado ciclo PDCA (do inglês PLAN - DO - CHECK – ACTOU ADJUST).O ciclo começa com o estágio de ________, que envolve o exame do atual método ou da área-problema estudada. O _______ é o estágio de implementação durante qual o plano é tentado na operação. Esse estágio pode envolver um miniciclo do PDCA para resolver os problemas de implantação. O estágio ________, no qual a solução nova implementada é avaliada, para ver se resultou no melhoramento de desempenho esperado. Durante o estágio do ________, a mudança é consolidada ou padronizada, se for bem-sucedida. Como alternativa, se a mudança não foibem-sucedida, as lições aprendidas da tentativa são formalizadas antes que o ciclo comece novamente.Marque a opção que preenche CORRETA e respectivamente as lacunas. a) planejar / fazer / agir/ checar. b) planejar / checar / agir / fazer. c) planejar / fazer / checar / agir. d) planejar / checar / fazer /agir. e) planejar / agir / fazer /checar. 10. (CETREDE) - Assinale a alternativa CORRETA que exemplifica a cultura organizacional: a) Os sentimentos manifestam-se em relação a inúmeros aspectos da vida na organização. Trabalho, salários, comportamento dos chefes, colegas e instalações físicas são alguns deles. b) A experiência que o grupo adquiriu à medida que resolveu seus problemas de adaptação externa e integração interna, e que funciona suficientemente bem para ser considerada válida. Portanto, essa experiência pode ser ensinada aos novos integrantes da organização como forma correta de perceber, pensar e sentir-se em relação a esses problemas. c) Produz os elementos de convivência social, do bem-estar psicológico, de escape de tensões e de participação de que as pessoas necessitam e sem os quais as organizações seriam de fato sistemas meramente mecânicos. d) É representado pelos conceitos e sentimentos que as pessoas partilham a respeito da organização e que afetam de maneira positiva ou negativa, sua satisfação e motivação para o trabalho. e) O comportamento e o desempenho de qualquer sistema sempre resultam da interação de todos os seus componentes. 11. (CETREDE) - Leia a afirmativa seguir.Motivação para o trabalho é uma expressão que indica um estado psicológico de disposição ou vontade de perseguir uma meta ou realizar uma tarefa. Estudar a motivação para o trabalho é procurar entender quais são as razões ou os motivos queinfluenciam o(a) __________ das pessoas.Marque a opção que preenche corretamente a lacuna: a) motivação b) desempenho c) desenvolvimento d) autoestima e) desejo 12. (FACEPE) - Em muitas das organizações públicas brasileiras, as áreas que cuidam da gestão de pessoal ainda se dedicam principalmente às atividades relacionadas à folha de pagamento, benefícios da aposentadoria e afins, proposição de leis, regras e regulamentos, além de desenvolver algumas ações pontuais e emergenciais de treinamento e capacitação. A forma de atuação das áreas é geralmente reativa,respondendo quando acionadas pelas demandas das outras áreas da organização e funcionários, indicando que elas não possuem o controle dos assuntos que estariam afetos à sua responsabilidade.Como forma de contornar a “atuação reativa”, mencionada no texto, é recomendável, exceto: a) definir os perfis profissionais e a quantidade de pessoas com tais perfis, necessários para atuar na organização. b) estruturar a avaliação de desempenho que permita, além davinculação à progressão do funcionário, a identificação das necessidades decapacitação. c) estabelecer objetivos e metas alinhados com as definições da organização. d) definir critérios para o recrutamento de pessoal baseados apenas na descrição dos cargos. Time's up