História

Publicado por Nataly Melo
06/02/2020 - 13:22 PM
21/04/2020 - 10:42 AM
Simulado-de-história
Simulado-de-história

Simulado com questões de História para concursos.

1. 

(FINIVERSA - 2009 - IPHAN - Analista - História) - Assinale a alternativa que não apresenta objetivo das diretrizes da política de fomento do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI).

2. 

(UNIMONTES - 2010 - Pref. Montes Claros/MG - PEB II - História) - Não existem fatos políticos, econômicos ou sociais isolados. Não é o tipo de fato – político, econômico, social ou cultural por definição – o que define uma subespecialidade da História, mas sim o enfoque que o historiador dá a cada um desses tipos de fatos. (Barros, José D’Assunção. O campo da história. Petrópolis: Vozes, 2004, p. 112-113) É possível afirmar, a partir de excerto acima, que:

3. 

(FCC - 2010 - Assembleia Legislativa/SP - Agente Técnico Legislativo - História) - Já que a tecnologia digital é um meio mais frágil e instável de armazenamento, se comparada aos meios convencionais de registro de informações, a digitalização de documentos antigos e raros tem como justificativa principal:

4. 

(FINIVERSA - 2009 - IPHAN - Analista - História) - Arte, arquitetura e cidade

História da arte como historia da cidade gira em torno de três importantes conceitos levantados por Giulio Carlo Argan: cidade, objeto e arte. Segundo Argan, a obra de arte determina um espaço urbano: “O que a produz é a necessidade, para quem vive e opera no espaço, de representar para si de uma forma autêntica ou distorcida a situação espacial em que opera” (Argan, p. 74, 1984). Argan vê o espaço urbano de uma forma ampla, parte de um todo e que abrange desde o quarto de dormir até a zona rural. Aldo Rossi, assim como Argan, também desenvolveu durante vários anos uma pesquisa acerca das questões que envolvem os espaços urbanos e seus problemas. Em sua principal obra, A arquitetura da cidade, Rossi escreve sobre fatos urbanos, memória privada e reflete sobre o cotidiano das cidades. Questões ligadas às duas principais ideias discutidas por Rossi: os fatos urbanos, que estão em ação permanentemente e universalmente dentro das cidades e os problemas históricos ligados a esses fatos urbanos.

De acordo com o texto, assinale a alternativa correta:

5. 

(FCC - 2010 - Assembleia Legislativa/SP - Agente Técnico Legislativo - História) - Encarregada pelo governo central de promover a organização da estatística na Província, a Assembleia de São Paulo determinou o levantamento da população e das atividades econômicas do território sob sua jurisdição. O resultado desse trabalho – o Ensaio d’um quadro estatístico da Província de S. Paulo, publicado em 1838 – transformou-se em fonte importante para a pesquisa histórica. 

Seu autor foi:

6. 

(COSEAC - 2009 - Pref. Cariacica/ES - Professor B de História) - Mesopotâmia é uma palavra grega que significa “terra entre rios”. Foi ali, nos vales do Tigre e do Eufrates, que teve início a primeira civilização. Sobre a Mesopotâmia pode-se
afirmar que:

I. sua localização corresponde hoje ao Iraque;
II. os primeiros a desenvolver uma civilização urbana na Mesopotâmia foram os sumérios;
III. a religião era o quadro referencial do homem da Mesopotâmia para a compreensão da natureza, da sociedade e de si mesmo;
IV. o homem da Mesopotâmia era pragmático e desprezava a religião como elemento importante no seu cotidiano.

Das afirmativas acima, apenas:

7. 

(Gestão de Concursos - 2019 - Pref. Uberlândia/MG - Analista Cultural - História) - Analise as afirmativas a seguir referentes à Revolução Francesa e ao surgimento das instituições voltadas à preservação do patrimônio.

I. Durante a Revolução Francesa, o próprio Estado Revolucionário ordenou, por decreto, ações destrutivas destinadas a subvencionar despesas e equipamentos militares. A Assembleia Legislativa, numa situação de desespero, não apenas decretou a fundição das pratarias e dos relicários, mas também mandou transformar em peças de artilharia as armações de telhado de chumbo ou de bronze de catedrais, igrejas e basílicas.

II. No contexto da Revolução Francesa, os museus tinham por finalidade servir à instrução da nação, devendo reunir obras de arte (em franca consonância com o espírito enciclopedista), além de objetos das artes aplicadas e máquinas. Os museus se prestavam ainda a ensinar civismo e história, assim como as competências artísticas e técnicas.

III. A obra conservadora dos Comitês Revolucionários resulta de dois processos distintos. O primeiro, na ordem cronológica, é a transferência dos bens do Clero, da Coroa e dos emigrados para a nação. O segundo é a construção de um novo discurso ideológico sobre esses mesmos bens, forjando uma nova versão sobre o passado francês.

Estão corretas as afirmativas:

8. 

(FINIVERSA - 2009 - IPHAN - Analista - História) - As alternativas abaixo discorrem acerca dos significados da História. Assinale aquela que apresenta informações inconsistentes.

9. 

(FCC - 2015 - TRT 3ª - Analista Judiciário - História) - O Programa de Catalogação de Processos Trabalhistas do TRT tem como função:

10. 

(COSEAC - 2009 - Pref. Cariacica/ES - Professor B de História) - . Leia com atenção os dois textos abaixo.

1. “Com uma ausência total de qualidades intelectuais, havia no caráter do Marechal Floriano uma qualidade predominante: tibieza de ânimo, e no seu temperamento, muita preguiça.”

2. “nós precisávamos de um Floriano para moralizar a República”. Dois escritores e duas visões diferentes sobre o Marechal Floriano Peixoto. Sobre o governo do Marechal Floriano, pode-se afirmar que:

I. adotou a política econômica conhecida por Encilhamento, que facilitou o sistema de empréstimos às empresas nacionais;
II. enfrentou a Revolta dos Marinheiros, ocorrida na cidade do Rio de Janeiro, contra os castigos corporais;
III. teve que enfrentar a chamada Revolução Federalista, que resultou da disputa entre grupos rivais gaúchos pelo controle do estado;
IV. combateu a Revolta da Armada, liderada pelos almirantes Custódio de Melo e Eduardo Wandenkolk, que queriam destituí-lo do cargo de presidente da república.

Dos itens acima mencionados, estão corretos apenas:

11. 

(COSEAC - 2009 - Pref. Cariacica/ES - Professor B de História) - Um fenômeno ligou-se à expansão ultramarina européia: a inflação sem precedentes, ocorrida no século XVI, conhecida como revolução dos preços. Uma das causas da revolução dos preços foi o(a):

12. 

(FCC - 2010 - Assembleia Legislativa/SP - Agente Técnico Legislativo - História) - Prestando a devida attenção a certos symptomas de um plano de insurreição de escravos, que receavam os proprietarios do oeste da provincia, e que se dizia concertado para o dia 24 de dezembro, tomei as medidas preventivas que me pareceram necessarias, de modo que não se realizou aquelle intento criminoso.

Essas foram observações de João Alfredo Correia de Oliveira, ao apresentar à Assembleia Legislativa Provincial, em 15 de fevereiro de 1886, o relatório de suas atividades como presidente da Província. Dois anos depois, cumprindo a mesma formalidade perante o poder legislativo, o presidente Francisco de Paula Rodrigues Alves constatava: A fuga em massa dos escravos de varias fazendas ameaça em certas localidades da Provincia a ordem publica, alarmando os proprietários e as classes productoras.

Tais referências correspondem: