Português

Publicado por Nataly Melo
05/02/2020 - 11:24 AM
07/11/2022 - 12:07 PM
Simulado de Português
Simulado de Português

Simulado com questões de Português / Língua Portuguesa para concursos.

1. 

(IF/MT - 2012 - Docente - Português/Literatura) - Desde o surgimento dos Parâmetros Curriculares Nacionais, os gêneros discursivos são prescritos como objeto de ensino para as aulas de Língua Portuguesa, ressaltando que a escola precisa formar leitores críticos que observem as funções sociais da leitura e da escrita nos mais variados contextos a fim de poderem participar plenamente de práticas sociais que envolvem o uso da escrita. Sobre as implicações trazidas para o trabalho com gêneros em sala de aula, analise as assertivas.

I- As aulas de Língua Portuguesa devem se dar numa perspectiva que leve em conta o conhecimento situado, a linguagem efetivamente em uso, o trabalho com práticas didáticas plurais e multimodais.
II- Os gêneros, enquanto objeto de ensino, permitem incorporar elementos da ordem do social e do histórico, do conteúdo temático, da estrutura composicional, da situação de produção de um dado discurso.
III- As três dimensões constitutivas do gênero (Bakhtin) devem ser trabalhadas concomitante ao extralinguístico, em relação aos parâmetros do contexto social envolvidos na produção e recepção do enunciado.
IV- O trabalho com a organização de um texto, de qualquer gênero, enquanto um folhado textual (Bronckart) envolve três níveis de análise: o tema, a estrutura composicional e o estilo.

Estão corretas as assertivas:

2. 

(IF/MT - 2012 - Docente - Português/Literatura) - Alguns estudiosos da linguagem têm apontado que os PCN trouxeram aspectos inovadores que hoje são basilares no ensino da língua materna. Em relação a esses aspectos, considere:
I- Adoção do texto como unidade básica de ensino.
II- Ênfase na norma padrão em detrimento das variedades linguísticas sincrônicas e diacrônicas.
III- Produção linguística como produção de discursos autênticos e contextualizados.
IV- Noção de que os textos distribuem-se por gêneros discursivos socialmente organizados.
São, hoje, aspectos basilares no ensino da língua:

3. 

(UNIMONTES - 2010 - Pref. Montes Claros/MG - PEB II - Língua Portuguesa e suas Literaturas) - Dizer que todo texto, como ato de comunicação, não possui aleatoriedade é dizer que todo texto pressupõe:

4. 

(UNIMONTES - 2010 - Pref. Montes Claros/MG - PEB II - Língua Portuguesa e suas Literaturas) - Um texto publicitário, publicado no jornal Folha de São Paulo, em 11/4/2010, diz: “O campo e a praia já são lugares especiais. Mas podem ficar ainda melhor.”
Nesse texto, há um erro no(a):

5. 

(IF/MT - 2012 - Docente - Português/Literatura) - Na construção de um texto, a correlação entre tempos e modos verbais é fator de muita importância no estabelecimento da temporalidade.

Assinale a afirmativa em que a correlação está de acordo com a norma da língua escrita padrão:

6. 

(IFMS - 2016 - Docente - Português - Português) - Irandé Antunes em seu livro “Análise de textos: Fundamentos e Práticas” questiona quais textos os professores poderiam selecionar para analisar em sala de aula. Em seguida, responde:

“todos os textos, de qualquer tipo ou gênero, de qualquer tamanho ou função, textos verbais (orais e escritos) e não verbais e textos multimodais (imagens, charges, histórias em quadrinhos, gráficos, tabelas, mapas) podem ser objeto de análise.” (ANTUNES, 2010, p. 52)

Em se tratando de análise de materiais escritos, a autora recomenda que os textos:

7. 

(UNIMONTES - 2010 - Pref. Montes Claros/MG - PEB II - Língua Portuguesa e suas Literaturas) - Observe estas duas estrofes: “Ser mãe é desdobrar fibra por fibra/ o coração! Ser mãe é ter, no alheio lábio que suga, o pedestal do seio/ onde a vida, onde o amor cantando vibra.”
“Ser genro é arrebentar fibra por fibra/ o tesouro. Ser genro é ter o alheio/ bolso do sogro como um farto seio/ onde ouro, aos borbotões, palpita e vibra.” Na relação entre essas duas estrofes, observamos o procedimento discursivo do(a):

8. 

(UNIMONTES - 2010 - Pref. Montes Claros/MG - PEB II - Língua Portuguesa e suas Literaturas) - Constituem operações de leitura, EXCETO:

9. 

(IFMS - 2016 - Docente - Português - Português) - Alfredo Bosi, em História Concisa da Literatura Brasileira, reflete sobre a escritora Clarice Lispector: “Há na gênese dos seus contos e romances tal exacerbação do momento interior que, a certa altura do seu itinerário, a própria subjetividade entra em crise. O espírito, perdido no labirinto da memória e da autoanálise, reclama um novo equilíbrio.”

10. 

Assinale a alternativa que apresenta as informações em seu sentido literal, ou seja, que não apresenta figura de linguagem, sentido figurado, em suas expressões.

11. 

(IF/MT - 2012 - Docente - Português/Literatura) - O que faz com que uma sequência linguística seja um texto e não um amontoado aleatório de frases é sua textualidade, que envolve a organização linear no aspecto da coesão e a não linear no aspecto semântico – coerência. Com base nessa afirmativa, ordene os fragmentos abaixo de modo a que constituam um texto.
1 - Esses constrangimentos, não fosse a impossibilidade de pôr rédeas ao pensamento sequioso de conhecer, jogariam o homem e a sociedade no imobilismo conservador.
2 - O Conhecimento deverá promover a passagem da aceitação da autoridade para a autonomia, na perspectiva da autonomia ética, permitindo que o sujeito crie novas possibilidades fundadas em sólidos argumentos.
3 - O hedonismo resultante do individualismo exacerbado no final do século XX justifica tal situação.
4 - Manter esse equilíbrio exige esforço da escola, particularmente nessa etapa em que a falta de utopia tem levado jovens e adultos a todos os tipos de contravenção ética, quer em nome da sobrevivência, quer em nome de momentos de prazer.
5 - Também possibilitar a passagem de um estágio em que as normas são obedecidas em função de constrangimentos externos, para um estágio em que as normas são reelaboradas e internalizadas, por meio do conhecimento, a partir do convencimento de que elas procedem e são necessárias.
Assinale a sequência correta:

12. 

(IF/MT - 2012 - Docente - Português/Literatura) - Um dos princípios básicos do ensino da língua materna proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais é a exposição à diversidade de gêneros de circulação social. As histórias em quadrinhos podem ser trabalhadas na escola, atentando-se para os recursos diversos de seu funcionamento. Leia a HQ abaixo.

Em relação à HQ e ao seu uso no ensino de leitura, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
1. Os alunos farão uma leitura competente do texto, após saberem que Helga e Hagar são vikings, ela é autoritária e trabalhadora, ele, além de beber bastante, não gosta de trabalhar.
2. Um dos mecanismos de produção de sentido das tiras de humor é a quebra de expectativa, como mostra o segundo quadrinho.
3. A ambiguidade ancorada em fatores linguísticos, nessa tira, é um traço importante para o entendimento da construção do humor.
4. É necessário colocar em relevância a sintaxe não verbal, pois constitui peculiaridade do gênero e material para o entendimento dos múltiplos usos da linguagem.

Assinale a sequência correta: