Concurso EAGS Aeronáutica: Edital oferece 168 para início em 2024

O novo Concurso Aeronáutica EAGS vai oferecer mais de 160 vagas para o exame de admissão e os candidatos aprovados neste terão de fazer um curso de 12 meses.

Publicado por Diego Dias
19/01/2023 - 7:00 AM
19/01/2023 - 15:38 PM
Concurso EAGS Imagem retirada do site da Aeronáutica Brasileira

Saiba todos os detalhes sobre o Concurso EAGS Aeronáutica 2024, que já está com edital aberto para quem deseja se tornar um Sargento. Assim, saiba quem pode se inscrever, quais são os requisitos mínimos e quais são as vagas ofertadas neste certame.

O que é o concurso EAGS?

O novo concurso da Aeronáutica é um dos caminhos para quem deseja se tornar um Sargento Especialista. Além disso, o certame oferece vagas para quem concluiu apenas o ensino médio ou tem alguma formação técnica.

As vagas são distribuídas entre vários setores e somam um total de 168 cadeiras a serem preenchidas com o concurso. No entanto, existe ainda a formação que dura um ano, para quem for selecionado a partir da primeira prova.

Mas o que é a EAGS?

EAGS é o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica e é um curso oferecido pela EEAR. Por sua vez, essa é a sigla para Escola de Especialistas da Aeronáutica.

O curso dura em média 24 semanas e os alunos ficam em regime de internato durante o mesmo. Contudo, na maior parte das vagas o candidato deve ter um curso técnico na área em que deseja ingressar.

Edital do Concurso EAGS Aeronáutica

O Edital do concurso EAGS foi publicado no dia 22 de dezembro de 2022 e você deve acessá-lo e baixar, caso prefira. Nele, estão contidos todos os detalhes para quem pretende realizar esse sonho.

Período de inscrição

O período de inscrição para o Concurso já começou, ainda no dia 10 do presente mês de Janeiro de 2023. Nesse sentido, deve se estender até o dia 03 de fevereiro desse mesmo ano.

Para os candidatos que desejam solicitar a isenção da taxa, poderão fazê-lo nesse mesmo período. No entanto, a data para o pagamento da taxa deve se estender um pouco mais, então você pode pagar até o dia 10 de março de 2023.

Onde se inscrever para o Concurso EAGS Aeronáutica?

Os candidatos poderão se inscrever no período citado acima apenas pela internet. Então, é preciso acessar o site https://ingresso.eear.aer.mil.br/ durante esse período e seguir o passo a passo do formulário.

Qual a taxa de inscrição?

A taxa de inscrição deste certame é de R $80,00, para os candidatos que não queiram ou não cumpram os requisitos para pedir a isenção. Contudo, é possível solicitar a não cobrança e, caso rejeitado o pedido, pagar no período estendido.

Quando o Cartão de Inscrição fica pronto?

O cartão de confirmação de inscrição para quem se inscrever no Concurso Aeronáutica EAGS será disponibilizado apenas no dia 06 de abril de 2023. Nele, estarão as informações do local de realização das provas escritas.

Quando serão as provas escritas do Concurso EAGS Aeronáutica 2024?

As provas do Concurso EAGS 2024 estão marcadas para o dia 16 de abril de 2023, então você tem muito tempo para se preparar para o exame. Por isso, aproveite esses cerca de três meses para estudar muito e cuidar da sua saúde.

Concurso EAGS : A imagem mostra oficiais das Forças Armadas.

Com o Concurso EAGS os aprovados participarão do curso de formação de sargentos.

Quais são as etapas do concurso EAGS e as datas para elas?

Depois de receber o resultado de aprovado na prova escrita, o candidato deve esperar para se reunir com os demais na Concentração Intermediária. Por sua vez, essa está prevista para o dia 26 de junho deste ano e os alunos receberão todas as informações necessárias.

Em seguida, deve ocorrer a inspeção de Saúde dos aprovados, entre os dias 27 de junho a 14 de julho de 2023 e após selecionados farão a prova prática. Nessa etapa, serão testados os conhecimentos da especialidade em que o mesmo se inscreveu.

Teste físico

Como mostra o edital, o candidato deverá fazer um teste de Avaliação de Condicionamento Físico. Assim, o processo está marcado para o período de 12 a 15 de setembro de 2023, para ir à próxima etapa.

Procedimento de Heteroidentificação Complementar

Essa é a etapa seguinte do certame, onde será feita a comprovação dos dados que o candidato ofereceu, como etnia, raça, etc. Por sua vez, o processo será entre os dias 13 e 16 de outubro.

Etapa final

A etapa final do Concurso Aeronáutica EAGS será no dia 07 de janeiro, já no ano de 2023. Desse modo, após esse processo, estarão habilitados para a matrícula na EEAR, que será em 10/01, data onde já inicia o curso de formação.

Quais são as vagas do Concurso EAGS?

O edital oferece seis vagas excepcionalmente para candidatos sem formação técnica. Contudo, são específicas para músicos, então veja a seguir as vagas de forma detalhada para saber em qual área se inscrever:

  • Eletrônica (31);
  • Administração (50);
  • Enfermagem (10);
  • SEL – Eletricidade (20);
  • Informática (30);
  • Laboratório (05);
  • Música: soprano Baixo (02);
  • Trompete Bb (02);
  • Trombones – Tenor – Baixo (02);
  • Obras (08);
  • Pavimentação (03);
  • Radiologia (03);
  • STP – Topografia (2).

Todas as vagas acima exigem formação técnica e de nível médio, então veja bem qual escolher. Além disso, um destaque são para o número de vagas para quem cursou o técnico em Administração, um total de 50.

Quem pode fazer o Concurso da Aeronáutica?

Para concorrer é preciso ser brasileiro, voluntário e ter uma idade de no mínimo 17 anos. Do mesmo modo, o candidato deve preencher os requisitos acadêmicos, como já citado anteriormente.

Quais são os benefícios?

O candidato do Concurso EAGS receberá alimentação, alojamento e fardamento, além de assistência médica. Contudo, a faixa de salário é variável, entre R $1.199,00 a R $3.835,00, que podem ser corrigidos após o ingresso e conforme atualização das funções.

Durante a formação, o aluno já será considerado um militar da ativa. No entanto, na hierarquia militar, o mesmo será um praça militar durante todo o período do estágio, até concluir sua formação, onde será promovido à posição de Terceiro-sargento.

Concurso EAGS: A imagem mostra oficiais da Aeronáutica do Brasil

O Concurso da Aeronáutica é uma ótima opção para quem deseja seguir carreira militar.

Quais são os estados com vagas

Todos os estados da federação, além do Distrito Federal, terão vagas ofertadas. Mas, é preciso destacar que as provas serão realizadas apenas nas seguintes cidades:

Belém (PA); Recife (PE); Natal (RN); Rio de Janeiro (RJ); Belo Horizonte (MG); São Paulo (SP); São José dos Campos (SP); Campo Grande (MS); Canoas (RS); Santa Maria (RS); Curitiba (PR); Brasília (DF); Manaus (AM); Porto Velho (RO); e Boa Vista (RR).

Planeje-se com antecedência para participar do certame e garanta essa oportunidade para o seu futuro.

Aqui no Projeta Concursos você encontra os melhores concursos do momento. Além disso, confere dicas para garantir a aprovação na tão sonhada vaga.

Leia também: Concurso Banco do Brasil

Resumo Concurso Forças A...

Resumo Concurso Forças Armadas

Órgão Forças Armadas
Organizadora
Localidade , Tocantins
Quantidade de vagas 168
Início das inscrições 10/01/2023
Término das inscrições 03/02/2023
Salário de 1.199,00 até 3.825,00
Foto do autor(a) Diego Dias
Diego Dias
editor

Diego Dias é um apaixonado por profissões, natural de Porto Alegre, RS. Atualmente com 35 anos, é estudante de administração de empresas. Conta com mais de 7 anos de experiência na área de criação de conteúdo.

Concursos Relacionado(s) Vaga(s)
CAIXA previsto Concurso CAIXA 2022: será que o concurso do banco sairá ainda esse ano?
Varias