Processo Seletivo CNMP: certame para o Conselho Nacional do Ministério Público

CNMP Processo Seletivo foi aberto e vai funcionar de forma inusitada no ano de 2023 e os candidatos já podem se inscrever para certame do Conselho Nacional do MP.

Publicado por Diego Dias
21/01/2023 - 15:00 PM
22/01/2023 - 17:51 PM
Processo Seletivo CNMP: certame para o Conselho Nacional do Ministério Público 1

O CNMP Processo Seletivo se refere a um novo certame com cargos que devem compor o Conselho Nacional do Ministério Público. Por isso, saiba detalhes sobre a vaga e um breve resumo dos requisitos do edital, que você deve conferir antes de se inscrever online.

Certame para o CNMP

Edital aberto para processo seletivo de novos funcionários que devem compor o cadastro de reservas do Conselho Nacional do MP.

Contudo, os selecionados vão passar pela formação, conforme objetiva o documento divulgado no início do mês de Janeiro de 2023.

Já havia previsão de abertura do processo desde meados de Setembro do ano anterior. Mas, em novembro de 2022 saíram notícias de que o processo ficaria todo para este novo ano.

Vale destacar que o processo é para novos estagiários e que terão direito à remuneração. Assim, não perca nada na matéria para saber como se inscrever para participar do certame.

Inscrições para o CNMP Processo Seletivo

Conforme previsto no edital, o interessado deve acessar o site do CIEE até o dia 31 de janeiro deste ano, mas até as 12 horas deste dia, apenas. Mas, a data de inscrição iniciou em 11 de janeiro.

As inscrições serão apenas realizadas online e a primeira etapa da seleção será por meio de prova objetiva. No entanto, deve funcionar de uma maneira diferente e não haverá cobrança de nenhuma taxa aos candidatos.

Prova objetiva

Essa prova será feita apenas online, um diferencial para os processos seletivos comuns. Porém, essa já deve estar disponível assim que você terminar a sua inscrição, e o candidato deve fazê-la até as 12 horas do dia 31 de janeiro de 2023.

Detalhes para fazer a prova

O candidato deve acessar o site https://pp.ciee.org.br/vitrine/processos-seletivos/publico, além de fazer o seguinte passo a passo:

  1. selecione Meus Processos;
  2. clique no menu Opções;
  3. escolha o botão Fazer a prova.

Vale destacar que só será aceito o login com os dados informados no ato da inscrição. Então, anote seu login e senha para não correr risco de esquecer e perder o processo seletivo.

O edital prevê ainda que é preciso confirmar o acesso por meio de um código que irá receber via SMS após login no sistema. Mas, você pode escolher ainda a opção de e-mail para liberar o acesso da prova.

Mais detalhes sobre a prova do CNMP Processo Seletivo

Ao iniciar a prova, o candidato terá apenas dois minutos para concluir cada questão. Do contrário, o sistema deve gravar a resposta em branco, o que significa que a mesma foi perdida.

O sistema deve seguir de maneira automática para a próxima questão. Em suma, a questão concluída não pode ser mais acessada por nenhum candidato, como forma de não haver chances de burlar o sistema da prova.

As questões serão diversas e a seleção das mesmas será feita de forma automática pelo sistema. Desse modo, será junto para todos que irão participar do CNMP Processo Seletivo.

Caso ocorra a desconexão de por qualquer motivo por parte do candidato, o mesmo vai perder uma questão. Assim, é outra medida de segurança para que ninguém possa ser aprovado de forma ilegal e também não pode ser acessada de novo, então será anulada.

Vale destacar ainda que após começar a prova, ninguém pode alterar nenhum dado na sua ficha de inscrição. Por isso, confira todas as informações no seu cadastro muito antes de começar o processo.

Questões

A prova online deve contar com 20 questões de disciplinas diversas. Portanto, veja a seguir como será a divisão da mesma:

  • Língua portuguesa (10 questões);
  • Noções de informática (5 questões);
  • Conhecimentos específicos.

Essas questões específicas terão base em conteúdos programáticos, e você deve se certificar que terá tempo suficiente para concluir as questões antes de começar a prova, para não se perder, já que precisa de 40 minutos, no máximo, para terminar tudo.

Divulgação dos resultados do CNMP Processo Seletivo

O gabarito será divulgado já no dia 01/02/2023 dentro do próprio site do CIEE, no local destinado ao candidato. Além disso, a plataforma receberá recursos até às 23:59h do dia 02/02, horário de Brasília, no endereço recursos@ciee.ong.br via e-mail escrito.

A lista provisória de resultado será divulgada no endereço ainda no dia 24/02 deste ano. Por isso, veja todos os dados no edital para saber como acessar todos os dados.

CNMP Processo Seletivo : A imagem uma pessoa escrevendo em um caderno

O CNMP Processo Seletivo terá prova objetiva online e algumas regras para realização do teste. Imagem de jannoon028 em Freepik

O que evitar ao fazer a prova?

O edital do CNMP Processo Seletivo oferece algumas recomendações aos candidatos que irão iniciar a prova. Assim, tenha certeza de:

  • procurar local silencioso;
  • não consultar ninguém durante a prova;
  • acessar com internet segura;
  • não printar a tela.

É recomendado ainda que não abra mais de uma aba no navegador durante a realização da prova. Além disso, o mesmo deve estar com o JavaScript ativo em suas configurações.

O candidato está proibido de alternar entre abas no navegador ou tirar o mouse de cima da questão. Afinal, isso configura desconexão com o sistema, o que leva a perda da questão, o que pesa bastante, já que a prova tem apenas 20.

Critérios de desempate

Caso haja algum tipo de empate entre candidatos, o edital prevê alguns critérios para posicionar os selecionados. Assim, o primeiro deles é a maior pontuação em Conhecimentos específicos.

O segundo critério é a maior pontuação em questões de Língua portuguesa. Em seguida, será considerado a pontuação em noções de informática e, caso persista, o candidato de maior idade terá a prioridade.

Programa de cotas para o CNMP Processo Seletivo

A seleção deve seguir a Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008, então os cotistas podem fazer a prova com igualdade de condições. Por sua vez, cerca de 10% das vagas serão destinadas à pessoas com deficiência.

O resultado também deve seguir o padrão a seguir, para ficar mais fácil o acesso dos participantes:

  1. lista de ampla concorrência;
  2. resultado para pessoas com deficiência;
  3. lista para candidatos negros ou pardos;
  4. resultado para os candidatos indígenas.

A publicação da lista final deve sair no dia 02/03, conforme edital. Por isso, fique de olho na sua área do candidato.

Quem pode participar do Processo Seletivo do Conselho do MP?

Para participar do processo seletivo, você deve ser estudante matriculado em uma instituição pública ou privada no Distrito Federal. Em suma, é preciso também ser Brasileiro ou estrangeiro com visto de permanência no país, além de:

  • não ter sido exonerado a bem do serviço público;
  • estar em dia com obrigações eleitorais;
  • não ter participado de estágios do CNMP nos últimos dois anos.

É preciso lembrar também que o candidato deve ter no mínimo 16 anos na data inicial do estágio. Além disso, deve estar sempre disponível no período da tarde, para ir ao estágio.

Benefícios

A remuneração será referente à uma Bolsa Auxílio, que deve corresponder a R $976,00 por mês, com carga horária de 4 horas diárias. Da mesma forma, o aprovado terá direito a auxílio transporte de R $11,00 por dia de estágio.

Convocação

O CIEE irá verificar todos os dados e deve convocar de acordo com o curso e o semestre solicitado. Assim, o candidato terá apenas 24 horas para contatar o órgão após receber o e-mail com o resultado.

Vale destacar que o aprovado terá que assinar o Termo de Compromisso de Estágio para participar do Programa de Estágio do CNMP. Portanto, você deve saber que o órgão reserva-se o direito de convocar de acordo com o orçamento disponível.

Vagas oferecidas no CNMP Processo Seletivo

Conforme o edital, as vagas serão para candidatos que fazem cursos superiores. Assim, as áreas contempladas no processo são:

  • Administração de empresas;
  • Biblioteconomia;
  • Arquitetura e Urbanismo;
  • Ciências Contábeis;
  • Arquivologia;
  • Comunicação Social – Publicidade e Propaganda;
  • Jornalismo;
  • Engenharia Elétrica, Mecânica e Civil;
  • Estatística e Informática.

O candidato deve estar entre o segundo e o sétimo semestre do curso, no máximo. Da mesma forma, todos terão o mesmo benefício, independente do cargo que ocupe no órgão.

Validade do processo seletivo

Esse processo do CNMP terá validade de 12 meses a partir da data de divulgação do resultado final. Contudo, o órgão pode renovar o processo por período igual, caso entenda que será preciso.

O ato de inscrição, segundo edital, ainda implicará que o candidato conhece as instruções e aceita de forma tácita as condições do documento. Da mesma forma, a inscrição autoriza as companhias a acessarem todos os dados informados, acesso este que é regido pela LGPD.

Considerações finais

Segundo o edital, o órgão não irá fornecer a ninguém um comprovante de aprovação no processo. Por isso, deve ficar de olho no site do CIEE, no endereço http://www.ciee.org.br/.

Os candidatos aprovados mas que não assinarem o TCE no prazo estipulado no edital, será tido como desistente do processo. Portanto, não corra esse risco e fique de olho em todas as datas que o edital aponta desde já.

CNMP Processo Seletivo: A imagem mostra uma pessoa fazendo uma avaliação

O CNMP Processo Seletivo é um dos principais estágio em 2023

No edital, é possível encontrar também detalhes sobre mudança na carga horária, que pode chegar até 6 horas diárias. Contudo, caso haja alteração, a Bolsa do estágio também será atualizada.

O CNM Processo Seletivo é uma oportunidade para que deseja fazer um estágio em 2023. Aqui no Projeta Concurso você fica por dentro dos principais concursos do Brasil. Além de conferir dicas para ajudar na aprovação da tão sonhada vaga.

Confira também: Concurso EAGS Aeronáutica

Resumo Concurso Conselho ...

Resumo Concurso Conselho Nacional do Ministério Público

Órgão Conselho Nacional do Ministério Público
Organizadora CIEE
Localidade , Brasil
Quantidade de vagas 1
Início das inscrições 11/01/2023
Término das inscrições 31/01/2023
Salário de até 976,00
Foto do autor(a) Diego Dias
Diego Dias
editor

Diego Dias é um apaixonado por profissões, natural de Porto Alegre, RS. Atualmente com 35 anos, é estudante de administração de empresas. Conta com mais de 7 anos de experiência na área de criação de conteúdo.

Concursos Relacionado(s) Vaga(s)
BNB Concurso BNB 2024 (Banco do Nordeste): lança edital com mais de 700 vagas
710
ANATEL Concurso ANATEL 2024: abre edital com 50 vagas
50
CAIXA previsto Concurso CAIXA 2022: será que o concurso do banco sairá ainda esse ano?
Varias
ANTT previsto Concurso ANTT 2020: aguardando confirmação para 394 vagas
394
ANCINE previsto Concurso ANCINE 2020: órgão pede novo concurso público para 2020
Varias
CGU previsto Concurso CGU tem grandes chances de ser lançado em 2020
Varias
ICMBio previsto Concurso ICMBio 2020 tem previsão de contratar mais de 1200 pessoas
Varias
DPF Concurso Polícia Federal 2020: sairá edital para 3 mil vagas
3460
ANTAQ previsto Concurso ANTAQ: edital com 102 vagas e salários de até R$15 mil
102
ANA previsto Concurso ANA 2020: será lançado edital com 93 vagas
93