Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Concurso Receita Federal 2023: Inscrições estendidas até 25 de janeiro

O Concurso Receita Federal 2023 está com inscrições prorrogadas e a FGV divulgou salários que passam dos R $21 mil para os interessados em concorrer neste certame.

Edital retificado para o Concurso Receita Federal 2023, onde o período de inscrições foi prorrogado, então você ainda pode demonstrar interesse. Por isso, saiba detalhes sobre o certame e veja o total de vagas e salários, além dos cargos que constam no documento.

Período de inscrições prorrogado para o Concurso Receita Federal 2023

As inscrições para o Concurso Receita Federal 2023 foram prorrogadas até o dia 25 de janeiro de 2023, Entretanto, apenas até as 16 horas desta data, horário de Brasília. Então, é uma chance para os interessados no processo, mas que não lembraram de se inscrever no Concurso.

O período para inscrições iniciou ainda em 2022, no dia 12 de dezembro do citado ano. Contudo, a retificação do edital pode ser vista em https://conhecimento.fgv.br/, na área destinada a este processo de seleção de novos integrantes do efetivo.

Na retificação do edital, ainda constam detalhes sobre o pagamento da guia, que deverá ser feito até, no máximo, dia 20 de janeiro deste ano. Portanto, caso o candidato não siga algum dos requisitos que constam no documento, a inscrição será considerada inválida.

O primeiro edital saiu no Diário Oficial da União e a banca já lançou três retificações diferentes. Então, veja mais detalhes a seguir sobre as inscrições no Concurso Receita Federal 2023.

Concurso Receita Federal 2023: A imagem mostra a fachada da Receita Federal
O Concurso Receita Federal 2023 está com as inscrições abertas até o dia 25 de janeiro. Foto retirada do site Agência Brasil.

Distribuição das vagas

As vagas terão distribuição anunciada em breve, por parte da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB). Contudo, devem ser divididas entre as mais diversas unidades do órgão.

Banca organizadora para o Concurso Receita Federal 2023

O órgão divulgou em edital que a organização ficará por parte da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Além disso, uma dica para os candidatos é analisar como foram as edições anteriores do certame. Portanto, o ideal estudar para o Concurso da Receita Federal com base nas provas anteriores aplicadas pela FGV.

Onde serão feitas as inscrições do Concurso Receita Federal 2023?

Para se inscrever no Concurso Receita Federal 2023 , é preciso acessar o site https://conhecimento.fgv.br/concursos/rfb22 e seguir o passo a passo no formulário. Mas, a taxa cobrada muda de acordo com o cargo selecionado pelo participante.

Como as provas serão realizadas no mesmo dia, é preciso destacar que só serão aceitas uma inscrição para cada candidato. Portanto, analise todos os detalhes do edital e saiba qual cargo escolher.

Vagas oferecidas no Concurso Receita Federal 2023

O número total de vagas é de 699, todas com requisito mínimo de nível superior para os candidatos. Mas, serão divididas entre os diferentes cargos, como você poderá ver mais adiante.

Cotas

Do montante de vagas oferecido no certame, 5% serão destinados para pessoas com deficiência. Além disso, terá 20% do total voltadas para candidatos auto declarados negros no ato da inscrição.

O candidato deve ler com atenção os anexos do edital. Além de preencher conforme orientado no documento, para concorrer pelo número de vagas para cotistas. Em seguida, anexar os documentos preenchidos conforme solicitado na inscrição.

Concurso Receita Federal 2023: A imagem mostra um homem jovem fazendo um tipo de avaliação.
O Concurso Receita Federal 2023 teve suas inscrições prorrogadas e oferece quase 700 vagas para nível superior. Imagem de rawpixel.com em Freepik

Cargos e detalhes no Concurso Receita Federal 2023

O certame divulgou abertura de vagas para dois cargos diferentes dentro do órgão. Assim, as 699 vagas serão divididas entre as seguintes funções:

  • Auditor Fiscal da Receita;
  • Analista Tributário da Receita.

De modo geral, são números diferentes de vagas para cada uma das funções. Veja abaixo detalhes sobre cada um dos cargos ofertados no edital do novo concurso de nível superior.

Auditor Fiscal da Receita

Para este cargo, o órgão oferece um total de 230 vagas. No entanto, terá divisão conforme o edital estabelece para os candidatos cotistas.

Número de vagas para cotistas

Do total de 230 vagas, serão destinadas 12 para pessoas com deficiência. Além disso, 46 vagas são oferecidas para candidatos negros, de acordo com documento principal que rege o certame.

Benefícios

A remuneração inicial para este cargo é de R $21.029,09, sem diferença para os candidatos cotistas. Da mesma forma, todos terão direito a alguns benefícios a mais, como você pode ver abaixo:

  • Plano de Saúde (R $101,56 por cada dependente);
  • Auxílio Alimentação (R $458,00);
  • Auxílio Pré-Escolar (valor de R $351,00 por cada dependente, do nascimento até os 6 anos).

O cargo ainda oferece um valor de acréscimo por tempo de serviço, que deve ser pago a partir dos 12 meses de atividade. Em suma, o Bônus de Eficiência pode passar dos R $3 mil após 2 anos e meio no cargo de Auditor-Fiscal da Receita.

Vale destacar que este é o valor bruto e o candidato deve considerar os descontos que terá na folha. Por sua vez, estes são referentes ao Regime Próprio de Previdência Social e o IRRF.

Caso o candidato aprovado no Concurso Receita Federal 2023 e vá trabalhar em regiões de fronteira, existe uma indenização em sua folha de pagamento. Assim, irá receber pouco mais de R $1.800,00 a mais nesse tipo de situação.

Taxa de inscrição para o cargo

Para inscrever-se ao cargo, a taxa é de R $210,00 e a retificação do edital não fala sobre novo período para pedir isenção. Então, o valor deve ser pago até o dia informado mais acima nesta matéria.

Analista Tributário

O total de vagas para esta função é de 469 e terão distribuição também entre os cotistas. Por isso, serão 351 para quem deseja se inscrever na ampla concorrência.

Número de vagas para cotistas

Deste total de 469 vagas, serão 24 para pessoas com deficiência e 94 para candidatos auto declarados negros. Então, veja no edital o que você precisa para concorrer em cada uma destas modalidades, além de preencher os anexos.

Concurso Receita Federal 2023: A imagem mostra uma pessoa respondendo a uma folha de questões.
O concurso Receita Federal 2023 está com diversas vagas, sendo uma oportunidade para os concurseiros de plantão.

Benefícios

Para a função, a remuneração é de R $11.684,39 iniciais, sem contar com adicionais nem descontos mensais. Contudo, os benefícios do cargo também são os mesmos do Auditor fiscal, com os mesmos valores, como pode ver abaixo:

  • Plano de Saúde (R $101,56 por cada dependente);
  • Auxílio Alimentação (R $458,00);
  • Auxílio Pré-Escolar (valor de R $351,00 por cada dependente, do nascimento até os 6 anos).

No caso do Bônus de Eficiência, há uma diferença no valor, de acordo com a remuneração. Então, após os 36 meses no cargo, o adicional pode chegar a R $1.800,00 e o aprovado também terá direito ao acréscimo de R $1.820 no caso de trabalhar em fronteiras.

Os descontos também serão os mesmos na folha de pagamento, o IRFF e o recolhimento para a Previdência Social. Por isso, considere os valores, que já serão abatidos nos depósitos de pagamento.

Taxa de inscrição para o cargo

Para a função, a taxa de inscrição é de R $115,00, que também terá o mesmo prazo de pagamento, até o dia 26/01 deste ano.

Etapas do Concurso Receita Federal 2023

A primeira etapa do Concurso Receita Federal 2023 é uma prova objetiva, com um total de 140 questões. Por sua vez, essa terá caráter eliminatório. Bem como, classificatório para as demais etapas, e serão feitas no dia 19 de março do seguinte ano.

Depois da primeira etapa, virá a Prova Discursiva, que terá o mesmo caráter para todos os candidatos. Em seguida, estes devem passar por Pesquisa de vida pregressa, que pode eliminar do processo seletivo.

A próxima etapa é a participação do Curso de formação profissional, ainda de caráter eliminatório. Portanto, o candidato ainda não deve se considerar aprovado até a conclusão de todo o certame.

Local das provas para o Concurso Receita Federal 2023

O edital do Concurso Receita Federal 2023 prevê provas no mesmo dia no Distrito Federal, bem como em todas as capitais do Brasil. Em suma, terá duração de 8 às 12:30h pela manhã, além de 15h às 19:30h no segundo turno, para as questões de conhecimento específico para todos os candidatos.

Próximas etapas

As demais etapas do Concurso Receita Federal 2023 não acontecerão em todo o Brasil, já que o número de concorrentes deve diminuir nesta parte do certame. Portanto, elas vão se reservar às seguintes cidades:

  • Brasília – DF;
  • Manaus – AM;
  • Recife – PE;
  • São Paulo – SP;
  • Curitiba – PR.

O candidato deve conferir o site oficial do processo seletivo para saber como se dirigir aos locais específicos em cada uma das etapas. Então, corra para não perder nenhuma parte do Concurso Receita Federal.

Divulgação dos resultados do Concurso Receita Federal 2023

A divulgação do gabarito oficial está prevista para o dia 21 de março, no endereço oficial da Fundação Getúlio Vargas. Contudo, o resultado preliminar das provas não tem data prevista em edital nem mesmo nas suas retificações, até então.

Estrutura das provas

Para ambos cargos, a prova do Concurso Receita Federal 2023 terá divisão em dois módulos, como já dito. Por isso, o módulo I será realizado pela manhã com questões de conhecimentos básicos, além do segundo módulo, que deverá ser à tarde, com questões específicas, como verá abaixo.

Auditor Fiscal

A prova para Auditor Fiscal da Receita, no módulo I, em questões de:

  • Língua Portuguesa (10);
  • Língua Inglesa (08);
  • Raciocínio Lógico Matemático (08);
  • Estatística (06);
  • Economia e Finanças Públicas (06);
  • Administração Geral (08);
  • Administração Pública (08);
  • Auditoria (08);
  • Contabilidade Geral e Pública (08);
  • Fluência em Dados (10);

Em suma, serão 80 questões que devem ser feitas no período da manhã. Mas, no período da tarde será aplicado o módulo II, com questões de:

  • Direito Administrativo (08);
  • Direito Constitucional (08);
  • Direito Previdenciário (10);
  • Direito Tributário (12);
  • Legislação Tributária (10);
  • Legislação Aduaneira (12).

O total, para o período Vespertino do Concurso Receita Federal 2023, será de 60 questões. Todas de múltipla escolha, sendo apenas uma opção correta.

Analista Tributário da Receita Federal

A prova para Analista Tributário da Receita, terá o seguinte total de questões, no módulo I:

  • Língua Portuguesa (15);
  • Língua Inglesa (10);
  • Raciocínio Lógico Matemático (10);
  • Estatística (10);
  • Administração Geral e Pública (10);
  • Fluência em Dados (15);

O total é de 70 questões no Concurso Receita Federal 2023 e que devem ser feitas no período da manhã. Da mesma forma, no período da tarde, será aplicado o módulo II, com a seguinte divisão de questões:

  • Direito Administrativo (12);
  • Direito Constitucional (14);
  • Direito Tributário (16);
  • Legislação Tributária (14);
  • Legislação Aduaneira (14).

O Concurso Receita Federal 2023 está com inscrições prorrogadas. Além disso, a FGV divulgou salários que passam dos R $21 mil para os interessados em concorrer neste certame.

As provas acontecerão no período Matutino e  Vespertino. Já o número de questões será de 70 questões para ambos os horários. Vale lembrar que as inscrições só vão até as 16 horas do dia 25 de janeiro.

Resumo Concurso Receita Federal
Órgão Receita Federal
Organizadora FGV
Localidade , Brasil
Vagas Disponíveis 699
Início Inscrições 12/12/2022
Fim Inscrições 25/01/2023
Salário De 11.684,39 até 21.029,99
Você também pode Gostar
Órgão Vaga(s)
0
0
1
6
3
Veja todos Concursos Abertos
Concursos na sua Cidade