Concurso Polícia Militar MG (CFSd): Oportunidade para a área de segurança pública

O Concurso Polícia Militar MG (CDSd) está com edital no ar e a remuneração anunciada chega a R $4,300 para o cargo de Soldado de segunda classe no estado.

Publicado por Diego Dias
20/01/2023 - 15:00 PM
20/01/2023 - 12:13 PM
Concurso Polícia Militar MG (CFSd): Oportunidade para a área de segurança pública 1

Saiba todos os detalhes sobre o edital do Concurso Polícia Militar MG (CFSd) e descubra onde se inscrever nesta edição do certame. Além disso, veja quais são os requisitos mínimos e quando as provas serão feitas para quem deseja se formar Soldado da PMMG.

Concurso Polícia Militar MG (CFSd)

O estado de Minas Gerais divulgou o edital para o seu mais novo certame para a área de Segurança Pública do Estado. Trata-se do Concurso Polícia Militar MG (CFSd) e os candidatos podem concorrer à vaga no Curso de Formação de Soldados.

A administração tornou a informação pública ainda no fim de 2022, quando houve a divulgação do edital oficial. Então, é uma boa chance para quem tem o sonho de entrar em um órgão militar.

Concurso Polícia Militar MG (CFSd): A imagem é uma montagem onde mostra o carro da PM e um soldado.

O Concurso Polícia Militar MG (CFSd) abriu edital com mais de 2.800 vagas para homens e mulheres. Imagem do site da PMMG

Quantas vagas estão disponíveis?

O Concurso Polícia Militar MG (CFSd) tem o foco de formar soldados para trabalhar em diversas regiões do Estado. Por isso, foram divulgadas 2.821 vagas, um alto número para um concurso de nível estadual.

Ao todo, o efetivo busca contar com o reforço de novos 2.538 homens, além de 283 mulheres, que devem ingressar ao serem aprovados em todas as etapas deste certame. Contudo, existem alguns requisitos a mais que os candidatos devem preencher.

As vagas do Concurso Polícia Militar MG (CFSd) são para qual região?

O concurso da PM pretende formar soldados para atuar em dezessete regiões de RPM diferentes do estado. Desse modo, veja a seguir de forma detalhada as vagas para cada uma das unidades.

Região de BH/RMBH

As regiões são divididas de acordo com o Batalhão local ou unidade de policiamento do Estado. Então, essa primeira região conta com os municípios que fazem parte das unidades 1, 2 e 3 da RPM.

Para esse local, são ofertadas 900 vagas para os candidatos do sexo masculino, bem como 101 para o sexo feminino. Por sua vez, a unidade executora que os aprovados se submeterão é a EFSD/APM.

O município de execução é, basicamente, o de Belo Horizonte e alguns possíveis distritos próximos ao mesmo. De modo geral, é a região com o maior número de vagas disponíveis e que você deve escolher antes, conforme edital.

Região da 4ª RPM

Já para essa região, submetida à 4ª RPM, o Concurso Polícia Militar MG (CFSd) oferece 135 vagas para o público do sexo masculino. Além disso, o efetivo pretende contar com 15 novos Soldados do sexo feminino da PMMG.

A cidade em que estes deverão trabalhar é a de Juiz de Fora. Em suma, deve ser um dos locais mais concorridos, visto a qualidade de vida deste local, um dos índices mais altos no Estado.

5ª RPM

Os formados no curso que escolheram essa opção irão trabalhar no município de Uberaba-MG. Por sua vez, o edital prevê 130 vagas nesse local, divididas em 12 para mulheres e 108 para homens.

6ª RPM

A sexta unidade RPM do Estado oferta 90 vagas para os candidatos que desejam trabalhar em Lavras e região. Desse modo, serão 81 para o sexo masculino e 9 para o feminino, 10% do efetivo previsto nesse certame para o local.

7ª RPM

Essa unidade tem 135 vagas previstas no edital para candidatos do sexo masculino. Bem como, oferece mais 15 vagas para mulheres que desejam ingressar na Polícia Militar e atuar nessa RPM.

Neste caso, os municípios de execução serão Divinópolis e Bom Despacho. Afinal, essa unidade abrange ambos locais e precisa de mais 150 soldados para compor seu devido efetivo.

8ª RPM

Para a oitava RPM, o total de vagas é de 120 para novos soldados, onde a execução será feita em Governador Valadares. Assim, serão 108 vagas para homens e 12 para o sexo feminino nessa região da Polícia Militar.

9ª Região da Polícia Militar

No caso da nona Região, o município de execução será Uberlândia. Nessa região, o total de vagas segue o mesmo total da oitava, 130 no total, onde 12 serão para o público feminino.

10ª RPM Minas Gerais

Para a décima região, onde o município de execução será Patos de Minas, o total de vagas é um pouco menor que as anteriores. Isso porque essa é uma das cidades com menos vagas ofertadas.

Nesta unidade, estão disponíveis em edital um número de 60 vagas, onde apenas seis são para as mulheres. Assim, o restante de 54 vagas será destinado aos candidatos do sexo masculino.

11ª RPM

O município de execução para essa Região da Polícia Militar é Montes Claros MG. Aqui, estão disponíveis 90 vagas para os candidatos em geral, onde 10% desse total é para mulheres que querem entrar na carreira militar.

12ª Região da Polícia Militar

Na 12ª RPM, o número de vagas volta a crescer para os interessados, já que o município espera formar 162 novos soldados do sexo masculino e mais 18 do sexo feminino para compor seu quadro.

Para esta unidade policial, a execução será em duas cidades, que são Ipatinga e Manhuaçu. Assim, o total de vagas para essa RPM se torna bem atrativo também.

13ª RPM

Nessa região, a execução será em Barbacena e essa também é uma cidade que espera um número de 60 soldados. Do mesmo modo, o total de 10% será destinado às mulheres, como na décima RPM.

14ª Região da PMMG

O município de execução para essa unidade da PM de Minas será Curvelo, onde está em edital que precisa de 130 novos policiais. Da mesma forma que algumas anteriores, serão 12 novas mulheres e 108 homens.

15ª RPM

Para essa região, o Concurso Polícia Militar MG (CFSd) oferece 150 vagas. Assim, serão 15 mulheres e 135 candidatos do sexo masculino, com execução em Teófilo Otoni.

16ª RPM

A execução dessa região será em Unaí, onde também volta a diminuir o número de vagas no certame. Isso porque o município espera 60 novos soldados, onde 10% serão mulheres.

17ª Região da PM

Para os candidatos dessa região, a execução será nas cidades de Pouso Alegre e Extrema, com um total de 170 vagas, um bom número. Assim, segue o padrão das anteriores, com 90% para homens.

18ª RPM

Essa é a penúltima região que espera novos soldados e a execução será em Poço de Caldas e também em Passos. Assim, deve receber 108 homens e 12 mulheres em seu efetivo total.

19ª RPM

Aqui, a execução será em Sete Lagoas e o número de vagas é um dos menores, apenas 60. Em suma, segue o mesmo padrão, 90% homens 10% para candidatas do sexo feminino.

Onde serão as inscrições do Concurso Polícia Militar MG (CFSd)?

Os candidatos interessados neste certame devem ficar atentos ao site oficial da instituição no endereço https://www.policiamilitar.mg.gov.br/. Afinal, todas as inscrições serão feitas online e você deve cumprir todos os requisitos.

As inscrições estarão abertas a partir de 1 de março e você pode fazê-la até o dia 30 do mesmo mês. Mas, o período para pedir isenção da taxa é apenas nos dias 1 e 2 de março.

Requisitos para o concurso da PM MG

Para concorrer no certame, o candidato deve ser brasileiro e ter escolaridade de nível superior. Além disso, não deve ter nenhum débito com a Justiça Eleitoral e deve estar quite em todas as obrigações militares.

O candidato também precisa ter idade mínima de 18 anos, bem como máxima de 30. Do mesmo modo, o edital também exige CNH com categoria mínima “B” e passar no teste de Aptidão física.

A altura mínima para ambos sexos é de 1,60m e o curso de formação terá duração de nove meses em período integral. Contudo, a dedicação deve ser exclusiva ao mesmo e o aluno ainda tem atividades extraclasse à noite, seja fim de semana ou feriado.

Remuneração inicial

Como padrão para a patente no Estado, o salário inicial é de R $4.360,83. Além disso, a jornada de trabalho após a formação será de 40 horas semanais, mas durante o curso irá seguir a DEPM.

Concurso Polícia Militar MG (CFSd): A imagem é uma montagem e mostra soldados da Polícia Militar.

O Concurso Polícia Militar MG (CFSd) abriu edital com mais de 2.800 vagas para homens e mulheres. Imagem do site da PMMG

Quando será a prova do Concurso Polícia Militar MG (CFSd)?

A prova deste certame está marcada para 7 de maio de 2023. No entanto, os aprovados devem aguardar as próximas etapas, que serão:

  • Avaliação Psicológica;
  • Exame de saúde;
  • Avaliação Física Militar.

O edital do Concurso Polícia Militar MG (CFSd) prevê que a prova objetiva terá 50 questões que valem 2 pontos cada, então somam um total de 100 pontos. Além disso, o candidato deve se preparar para questões de:

  • Língua Portuguesa (20 questões);
  • Noções de Língua Inglesa (5);
  • Literatura (5);
  • Noções de Direito e Direitos Humanos (10);
  • Raciocínio Lógico Matemático (10).

Já o teste de aptidão será composto por exercícios Abdominal Remador, Barra fixa, Flexão dinâmica (ou estática para mulheres) e Resistência aeróbica, com corrida de 2.4 km, onde os candidatos devem ter um desempenho mínimo de 60% em ambos.

Taxa de inscrição

A taxa para participar desse concurso é de R $101,00 para ambos sexos, mas quem precisar da isenção deve cumprir os requisitos do edital.

Benefícios

O soldado terá direito, além da remuneração padrão, ao abono fardamento e assistência médico-hospitalar. Além disso, terá assistência psicológica e odontológica independente da região em que trabalhe.

Como se destacar nesse concurso?

Para garantir a aprovação dentro do Concurso Polícia Militar MG (CFSd), é importante se preparar vem. Além disso, estudar todas as partes do edital, bem como, as matérias previstas nesse documento.

Outra dica é fazer o uso de resumos e mapas mentais que ajudam a absorver o conteúdo estudado. Nos dias que antecedem a prova da PM, busque revisar as disciplinas que teve dúvidas.

Aqui no Projeto Concursos você fica por dentro de todos os concursos nacionais em 2023. Como também conhece as melhores dicas para concurseiros.

Leia também: Concurso Banco do Brasil 2023

Resumo Concurso Polícia ...

Resumo Concurso Polícia Militar de Minas Gerais

Órgão Polícia Militar de Minas Gerais
Organizadora Própria Instituição
Localidade , Minas Gerais
Quantidade de vagas
Início das inscrições
Término das inscrições
Salário de até
Foto do autor(a) Diego Dias
Diego Dias
editor

Diego Dias é um apaixonado por profissões, natural de Porto Alegre, RS. Atualmente com 35 anos, é estudante de administração de empresas. Conta com mais de 7 anos de experiência na área de criação de conteúdo.

Concursos Relacionado(s) Vaga(s)
Prefeitura Coimbra Prefeitura de Coimbra – MG abre processo seletivo com 3 vagas para contratação imediata
3
CAIXA previsto Concurso CAIXA 2022: será que o concurso do banco sairá ainda esse ano?
Varias
ANTT previsto Concurso ANTT 2020: aguardando confirmação para 394 vagas
394
DPF Concurso Polícia Federal 2020: sairá edital para 3 mil vagas
3460