Concurso AFT 2023: não deixe de se preparar para o certame que está previsto para este ano

O concurso para Auditor Fiscal do Trabalho está com previsão de abertura para o ano de 2023, saiba quais vagas abrirão e como se preparar para o certame.

Publicado por Diego Dias
22/02/2023 - 14:00 PM
22/02/2023 - 12:04 PM
Concurso AFT 2023

O Concurso AFT 2023 é um dos mais esperados do ano, isso porque o último edital aconteceu há 10 anos. Por isso, há vagas no setor para início imediato, além, é claro, da necessidade de fazer o cadastro de reserva.

Concurso AFT 2023 quando irá abrir o edital?

A previsão para lançar o edital do Concurso AFT 2023 é para o segundo semestre do ano, isso porque, há muitas vagas por conta da aposentadoria e afastamento de servidores. Assim, é urgente a realização de certame para preencher com pessoas qualificadas as vagas.

A pauta foi tema da reunião entre o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho e o Ministro do Trabalho, o senhor Luiz Marinho. Aliás, esse reconheceu a necessidade de um edital, inclusive, ainda para 2023.

Enfim, a realização depende de outras áreas do governo, porém, ciente da importância do certame para um bom andamento dos trabalhos, não deve demorar para aprovar o certame. Por isso, os concurseiros já podem se preparar para conseguir uma vaga.

Previsão de Vagas para o Concurso AFT 2023

Com base no último edital de 10 anos atrás, espera-se que as vagas sejam de nível superior e Médio, entre elas estão as funções de Auditor e Motorista Oficial. A princípio, foram solicitadas cerca de 1524 vagas, espera-se contratar para suprir a demanda atual.

Preparação para o Concurso AFT 2023

O candidato que vê no Concurso AFT 2023 a chance da sonhada vaga no serviço público pode se preparar desde já para o certame. Assim, as chances de conseguir aumentar, por isso, não deixe para estudar na última hora.

Enfim, em 2013 as etapas do Concurso AFT 2023 foram a prova objetiva, discursiva e análise de vida pregressa, a princípio, as matérias cobradas foram:

  • Português;
  • Matemática, como também Raciocínio Lógico;
  • Auditoria;
  • Seguro Social;
  • Leis da Previdência.

Enfim, o direito foi bem visto em prova, nas áreas de Constituição, Administrativo, Humanos, como também na área do trabalho. Logo, vale lembrar que cada vaga tem seu conteúdo programático, e deve ser visto no edital do Concurso AFT 2023.

 Concurso AFT 2023

Concurso AFT 2023 está previsto para acontecer ainda esse ano. Imagem de Kate Mangostar em Freepik

Da Remuneração

Os valores iniciais, a princípio, dos salários são realmente altos, o que chama a atenção dos candidatos. A princípio, os valores giram em torno de R$ 20 mil isso, no início de carreira, porém, os salários chegam a quase R$ 30 mil, no entanto no final de carreira.

Aliás, isso sem contar outros benefícios, como alimentação. Além disso, os salários do Concurso AFT 2023 são divididos em classe, Especial, Primeira e Segunda, assim, cada uma tem o vencimento padrão, além de bônus e ativo.

Não Perca Tempo

Para os concurseiros esse ano reserva vários certames , de nível federal e estadual, são chances únicas. Após um tempo de recesso por conta da pandemia, os próximos anos reservam várias oportunidades, por fim, não perca tempo e prepare-se.