Concurso TRF 3: com banca já definida, o edital poderá conter apenas vagas para o ensino superior

O concurso TRF 3 já conta com uma banca definida e o edital poderá sair ainda no primeiro semestre de 2023, contudo irá ofertar apenas vagas para cargos de nível superior.

Publicado por Diego Dias
02/03/2023 - 15:00 PM
02/03/2023 - 14:41 PM
Concurso TRF 3

O concurso TRF 3 é uma excelente oportunidade para aqueles que desejam seguir uma carreira no Judiciário Federal. Com o anúncio da abertura do novo certame, muitas pessoas estão se preparando para garantir uma vaga no TRF da 3ª Região.

Concurso TRF 3 já tem banca definida?

Sim, o concurso TRF 3 já conta com uma banca definida desde 2022. Sendo que a responsável por este certame será a Vunesp. Já o edital ainda não tem uma previsão de publicação, contudo, poderá ocorrer ainda no primeiro semestre de 2023.

O motivo pelo qual ainda não houve divulgação de edital é que a organização do concurso e o TRF poderão alterar a escolaridade dos cargos. Ou seja, para este certame poderá haver vagas apenas para os cargos de nível superior.

Por qual motivo haverá apenas cargos de nível superior?

A Lei de nº 14.456, de 21 de setembro de 2022 é responsável por essa mudança. Visto que a mesma exige que o cargo de Técnico Judiciário tenha o nível superior de formação.

Quando o concurso TRF 3 foi anunciado era previsto que tivesse cargos para os níveis médio, técnico e superior. Contudo, com essa nova lei, será necessário que a banca obedeça essa nova regra.

Quais os cargos que poderão estar disponíveis no concurso TRF 3?

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região poderá ofertar vagas em diversas áreas. Segundo informações divulgadas pelo órgão, serão oferecidas vagas para Analista Judiciário, que exige formação em diversas áreas, tais como:

  • Direito;
  • bem como, Administração;
  • Contabilidade;
  • e por fim, Tecnologia da Informação.

Além disso, o concurso TRF 3 também poderá ofertar vagas para Técnico Judiciário, cargo que antes exigia formação em nível médio. Contudo, para este ano irá solicitar formação superior.

Concurso TRF 3: a imagem mostra a fachada do TRF 3

O concurso TRF 3 poderá ter apenas vagas de nível superior em 2023. Imagem retirada do site oficial.

É preciso já se preparar para este certame?

Para aqueles que desejam concorrer a uma vaga no concurso TRF 3, é importante lembrar que será necessário ter um bom desempenho nas provas objetivas e discursivas. Além de uma boa preparação para a prova de redação.

Assim, para se preparar para este processo, é fundamental ter um bom planejamento de estudos. É importante separar um tempo diário para estudar as matérias exigidas nos editais anteriores, bem como, buscar informações sobre a banca organizadora do certame.

É preciso estar atento ao estilo de prova da banca, para poder se preparar adequadamente e ter um bom desempenho na prova.

Uma dica importante é utilizar materiais específicos para o concurso TRF 3. Existem diversos cursos preparatórios que oferecem videoaulas, apostilas e questões comentadas, tudo voltado para a preparação dos candidatos para o certame.

Acompanhar as últimas notícias também é fundamental, para não perder nenhuma oportunidade de se preparar adequadamente. Aqui no Projeta Concursos você acompanha os principais concursos do Brasil.